Clique nas setas

1. Cheesecake de tomate e queijo de cabra

cheesecake de tomate

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 2 horas
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave os tomates, corte-os em rodelas grossas, espalhe-as no tabuleiro do forno, polvilhe-as com o açúcar amarelo, tomilho picado e flor de sal, regue com o azeite e leve ao forno pré-aquecido a 120°C durante cerca de 1 hora. Depois retire e deixe arrefecer.

2. Triture as bolachas de água e sal na picadora até ficarem tipo pão ralado, deite numa tigela, adicione a manteiga amolecida e misture bem. À parte, misture o queijo creme com o cebolinho picado.

3. Ponha um aro de metal em cima de um prato, espalhe no fundo uma camada da mistura de bolacha e pressione bem. Disponha uma rodela de tomate, cubra com uma camada de queijo, coloque outra rodela, mais queijo e uma última rodela de tomate. Repita a operação para fazer mais três unidades e sirva decorado a gosto, por exemplo com mistura de salada ou rebentos. Pode também regar com um fio de azeite e vinagre balsâmico.

2. Salmonetes com molho verde

Salmonetes com molho verde 5 Detalhe

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje e lave os salmonetes e tempere-os com sal grosso.

2. Descasque e lave os dentes de alho e deite-os num liquidificador. Junte o azeite, um pouco de sumo de limão e coentros a gosto, tempere com sal e pimenta, ligue e deixe triturar muito bem.

3. Leve os salmonetes a grelhar de ambos os lados a gosto. Coloque-os numa travessa, regue-os com a mistura anterior e sirva decorados a gosto. Acompanhe com legumes cozidos, por exemplo couve-flor e batatas.

3. Lombo de porco recheado com farinheira

lombo de porco recheado com farinheira

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora e 20 minutos + tempo para marinar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje o lombo rejeitando-lhes as gorduras e faça-lhe um corte no sentido do comprimento sem separar as metades, como vê na foto.

2. Corte a farinheira ao meio, retire-lhe a pele, coloque-a sobre a carne, feche, ate com fio de cozinha e disponha num tabuleiro. Tempere depois com os dentes de alho picados finamente, o vinho branco, o pimentão-doce, a folha de louro, sal e pimenta. Envolva muito bem e deixe marinar durante 30 minutos.

3. Regue depois o lombo com o azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 50 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho e também com um pouco de água se necessário. Retire do forno e sirva em fatias decoradas a gosto. Acompanhe com tagliatelle ou outra massa cozida.

4. Bolo de laranja com canela e cardamomo

bolo de laranja e canela

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte uma forma de bolo com creme vegetal e polvilhe com farinha. Numa tigela bata as claras em castelo bem firme adicionando 75 g do açúcar. Junte depois raspa de laranja a gosto e bata bem.

2. Por fim, junte o fermento com a farinha e as especiarias, peneire e envolva cuidadosamente no preparado anterior para que não fique com grumos. Verta para a forma e leve ao forno, a 180° C, durante 40 minutos.

3. Ferva durante 5 minutos a água com o restante açúcar e o sumo das laranjas. Retire do lume, deixe arrefecer, reserve 1 dl e regue o bolo (que deve estar ainda dentro da forma) com o restante.

4. Desenforme o bolo na hora de servir, regue com a restante calda, decore a gosto e sirva.

5. Comentários