Clique nas setas

1. Pézinhos de Coentrada

pézinhos de coentrada

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 2 horas
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje, chamusque e lave bem os pezinhos de porco. Descasque as cebolas e espete-lhes os cravinhos.

2. Numa panela, junte os pezinhos, as cebolas e água até cobrir bem, tempere com um pouco de sal, leve ao lume e deixe cozer até que os pezinhos fiquem macios. Vá retirando a espuma que se vai formando.

3. Escorra os pezinhos (reserve o caldo da cozedura), deixe-os arrefecer e retire-lhes os ossos mais salientes.

4. Descasque os dentes de alho, deite-os para um almofariz, junte um pouco de sal grosso e esmague bem até obter uma pasta.

5. Aqueça o azeite num tacho, adicione a pasta de alho, deixe alourar, junte bastantes coentros picados grosseiramente, mexa e retire do lume.

6. Adicione depois a farinha previamente dissolvida no vinagre e 2,5 dl do caldo de cozer os pezinhos, mexa, adicione os pezinhos, leve novamente ao lume, deixe apurar o molho até ficar espesso, retire do lume e sirva.

2. Bacalhau com presunto

bacalhau recheado com presunto

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 50 minutos + tempo para demolhar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe atempadamente o bacalhau. No dia, lave as batatinhas e leve-as a cozer com a pele, durante 20 minutos, em água temperada com sal. Depois escorra-as, deixe-as arrefecer um pouco e retire-lhes a pele.

2. Descasque as cebolinhas, a cebola e os alhos. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte as postas de bacalhau passadas por farinha e deixe-as fritar ligeiramente sem deixar que fiquem com cor. Retire e coloque num tabuleiro de louça ou barro. Dobre as fatias de presunto ao meio no sentido do comprimento e disponha uma fatia à volta de cada posta. Junte as batatas cozidas e as cebolinhas.

3. Pique a cebola e os alhos, adicione à frigideira com o azeite de fritar o bacalhau, junte também o louro e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Adicione depois o tomate pelado picado com o molho e o vinho branco, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar durante 10 minutos. Deite sobre o bacalhau de modo a cobrir também as batatas e as cebolinhas e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 20 minutos. Disponha de seguida 1 colher (sopa) de maionese sobre cada posta de bacalhau, leve de novo ao forno mais 15 minutos, retire e sirva decorado a gosto.

3. Galinha corada

galinha corada

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 2 horas e 30 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave a galinha e ponha-a num tacho grande. Junte água fria até ficar bem coberta, tempere com sal, leve ao lume e deixe cozinhar até a galinha ficar macia mas não demasiado cozida. Depois retire a galinha e deixe-a arrefecer.

2. Descasque os alhos, corte-os em pedaços e deite-os para a picadora. Corte o toucinho em pedaços, junte-os à picadora, tempere com pimenta, adicione igualmente a margarina, ligue e deixe bater bem até ficar uma pasta lisa.

3. Ligue o forno a 180 graus. Ponha a galinha num tabuleiro, barre-a por dentro e por fora com a mistura anterior, ate as pernas com fio de cozinha e leve ao forno até ficar bem douradinha. Retire e sirva decorada a gosto e acompanhada com arroz ou outra guarnição.

4. Canudos de creme de chocolate

Canudos de creme de chocolate

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de arrefecer
Doses: 10 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180 graus. Estenda a massa folhada numa bancada polvilhada com farinha até obter um rectângulo comprido e corte depois em tiras com aproximadamente 2 cm de largura.

2. Pincele cones metálicos com margarina. Pincele as tiras de massa com água, enrole-as à volta dos cones, como vê na foto, e coloque depois num tabuleiro de forno salpicado com água. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C, durante aproximadamente 20 minutos ou até que fiquem cozidos e douradinhos. Tire do forno, retire os canudos de massa dos cones e deixe-os arrefecer.

3. Numa tigela, deite a manteiga à temperatura ambiente, o açúcar e o chocolate em pó (ou cacau) e bata muito bem. Adicione depois os ovos e bata novamente muito bem. Deite num saco de pasteleiro com boquilha frisada, recheie os canudos, polvilhe com granulado de chocolate e sirva decorados a gosto. Pode polvilhar com açúcar em pó.

 

5. Comentários