Clique nas setas

1. Queijo camembert assado com mel e massa filo

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180 graus. Disponha uma folha de massa filo sobre a bancada e pincele com manteiga derretida. Coloque outra folha por cima, pincele novamente e cubra com a última folha, pincelando mais uma vez com manteiga.

2. Disponha no centro o queijo camembert com a casca e “amarrote” à volta as extremidades da massa.

3. Decore a superfície do queijo com as metades de miolo de noz.

4. Regue com o mel e adicione o raminho de alecrim ou tomilho, previamente partido em pedacinhos. Leve ao forno durante cerca de 12 minutos ou até a massa ficar bem douradinha e crocante. Retire e sirva, se quiser, com salada de mistura de alfaces.

2. Bacalhau com espinafres e camarão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coza o bacalhau no leite, escorra-o, retire-lhe a pele e espinhas e lasque-o. Passe o leite pelo passador de rede e reserve-o. Descasque a cebola e os alhos, corte a cebola em meias luas, pique os alhos e deite num tacho. Junte o dl de azeite e o louro, leve ao lume brando e deixar cozinhar até ficar macio. Adicione o bacalhau e envolva.

2.Descasque as batatas, corte-as em cubos pequenos, frite-os em óleo e escorra-os. Leve um tacho ao lume com a manteiga, deixe derreter, junte a farinha mexendo bem com umas varas e adicione depois o leite, mexendo sempre até ficar sem grumos. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada, junte as natas e mexa.

3. Adicione o camarão ao tacho do bacalhau e leve ao lume, mexendo sempre, durante 2 minutos. Junte depois as batatas e o molho que preparou, envolva e retifique os temperos. Numa frigideira, salteie os espinafres no fio de azeite e tempere com sal.

4. Deite metade da mistura de bacalhau num tabuleiro de louça ou pirex, espalhe por cima os espinafres, cubra com o resto do bacalhau, alise e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 minutos. Sirva decorado a gosto.

3. Cabrito Pascal

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 2 horas e 20 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque os legumes e lave-os. Corte as cenouras ao meio e as cebolas e o alho-francês em rodelas. Pique os alhos finamente, misture com todos os legumes e envolva um pouco de tomilho e alecrim em raminhos.

2.Retire o bedum ao cabrito, limpe-o de gorduras em excesso, coloque num prato ou tabuleiro de forno, e junte-lhe os legumes. Regue com azeite e o vinho e tempere com sal e pimenta. Deixe marinar durante 45 minutos.

3. Cubra depois com papel de alumínio e leve ao forno, aquecido a 180ºc, durante cerca de 2 horas.

4. Trança com doce de ovos

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1.  Numa tigela, dissolva o fermento em 0,5 dl do leite. Junte, aos poucos, a farinha e depois adicione a manteiga, o açúcar e os ovos. Mexa muito bem e deixe repousar cerca de 5 minutos.

2.Acrescente, de seguida, raspa de limão e o restante leite e mexa muito bem. Deixe levedar durante 30 minutos.

3. Após esse tempo, junte à massa anterior metade das sultanas e da amêndoa. Divida-a em três partes iguais e molde 3 rolos. Alinhe-os, faça uma trança com eles e deixe levedar por mais 15 minutos.

4. Pincele depois a trança com gema e coloque no forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 35 minutos. Retire, deixe arrefecer e espalhe por cima o doce de ovos e os restantes frutos secos.

 

5. Comentários