Clique nas setas

1. Maçãs assadas com calda de vinho tinto, mel e canela

Maçãs assadas com calda de vinho tinto, mel e canela

Qual é aquela receita especial que a sua mãe sabe fazer tão bem? Será alguma destas receitas que escolhemos? Partilhe connosco 🙂

Comecemos pelas maçãs assadas. Veja aqui a receita.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave as maçãs, descaroce-as com o descaroçador e coloque-as num tabuleiro. Polvilhe com o açúcar amarelo, junte 4 colheres (sopa) do vinho no fundo do tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 170ºC durante cerca de 25 minutos.

2. Entretanto, deite o restante vinho tinto, o mel e o pau de canela para um tacho, mexa e leve ao lume brando até reduzir para cerca de 1/3.

3. Retire as maçãs do forno, deixe-as amornar e sirva-as regadas com a calda de vinho tinto.

2. Bacalhau com natas

Bacalhau com natas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de bacalhau com natas, arranje o alho-francês, lave, escorra bem e pique. Descasque e pique as cebolas e os alhos. Aqueça o azeite num tacho, junte a cebola e os alhos e deixe alourar.

2. Acrescente depois o alho-francês e o bacalhau e envolva. Junte a batata palha e, de seguida, o bechamel e as natas. Envolva tudo muito bem.

3. Coloque o preparado anterior num pirex, polvilhe com o queijo ralado e leve o bacalhau ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 10 minutos. Retire o bacalhau com natas, deixe arrefecer e sirva.

3. Leite-creme à portuguesa

Leite-creme à portuguesa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume o leite com o pau de canela e a casca de limão e deixe ferver. Retire do lume e reserve.

2. Numa tigela, bata o açúcar com a farinha maisena, junte as gemas e bata novamente. Adicione depois o leite em fio, mexendo sempre muito bem. Leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e rejeite o pau de canela e a casca de limão.

3. Distribua o creme por taças e deixe arrefecer. Na hora de servir, polvilhe com um pouco de açúcar em pó e queime com um ferro próprio para o efeito.

4. Jardineira de carne

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 15 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Tempere a carne com os dentes de alho picados, o pimentão-doce, o vinho branco, sal e pimenta a gosto. Envolva tudo muito bem e reserve.

2. Aqueça o azeite numa panela de pressão, junte a cebola picada e a folha de louro e deixe refogar, mexendo de vez em quando. Adicione a polpa de tomate e a carne com a marinada e cubra com 1 litro de água. Feche a panela e deixe cozinhar durante 15 minutos, depois de começar a ferver.

3. Retire as extremidades ao feijão-verde e corte em pedaços regulares. Descasque e lave as batatas, o nabo e as cenouras e corte em cubinhos. Corte o chouriço em rodelas.

4. Retire a panela do lume, deixe sair o valor e abra tampa. Junte os legumes anteriores, bem como as ervilhas e o chouriço, rectifique os temperos e a quantidade de caldo e deixe cozinhar destapado até que os legumes ficarem cozidos. Sirva quente.

5. Bolo de cenoura

Receita de bolo de cenoura

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 15 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de bolo de cenoura, descasque e lave as cenouras, corte-as em pedaços e leve-as a cozer em água temperada com uma pitada de sal. Escorra, triture bem e deixe escorrer muito bem.

2. Ligue o forno a 180ºC, unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, bata a margarina com o puré de cenoura, o adoçante e as gemas. Junte depois a farinha com o fermento, aos poucos e batendo sempre.

3. Bata as claras em castelo e envolva-as no preparado anterior. Verta para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos ou até que fique cozido. Retire, desenforme e sirva decorado a gosto ou como vê na foto.

6. Ensopado de raia à moda da minha mãe

ensopado de raia

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque, lave e pique os dentes de alho e corte as cebolas em meias luas.

2. Arranje a raia, tempere com os dentes de alho, sumo de limão, a folha de louro, o vinho branco, sal e pimenta. Reserve durante 30 minutos.

3. Descasque e lave as batatas, corte-as em rodelas. Arranje o pimento, retire as sementes, a membrana branca e corte-o em tiras.

4. Arranje os tomates, retire o pedúnculo e corte-os em rodelas. Num tacho com o azeite, junte a cebola e deixe dourar. Junte depois o pimento, o tomate e a polpa de tomate.

5. Deixe refogar mais um pouco até que tudo fique macio. Adicione as batatas, a raia, regue com água a ferver até cobrir. Tape e deixe cozer durante 35 minutos. Rectifique os temperos.

6. Torre as fatias de pão, disponha numa travessa, coloque o cozinhado que acabou de preparar por cima do pão, decore a gosto e sirva.

7. Arroz doce e cremoso

Arroz doce simples

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo para arrefecer
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite a água num tacho, tempere com a pitada de sal, junte a manteiga, as casquinhas de limão e o pau de canela, leve ao lume e deixe começar a ferver. Adicione o arroz e deixe cozer até que fique quase sem líquido.

2. Ferva o leite num tacho à parte e depois adicione-o ao tacho do arroz, aos poucos e deixando cozinhar até que fique bastante cremoso. Junte o Açúcar para Compotas Sidul, mexa e deixe cozinhar até que fique novamente cremoso. Numa tigela, bata as gemas, adicione um pouco do arroz aos poucos e mexendo sempre, verta depois para o tacho mexendo continuamente e retire do lume.

3. Rejeite o pau de canela e as cascas de limão, verta para uma taça ou travessa larga e deixe arrefecer. Polvilhe depois com mais um pouco de Açúcar para Compotas Sidul, queime com um ferro quente, polvilhe depois com canela e açúcar em pó, decore com metades de noz e sirva.

 

8. Doce da mãe

doce da mãe

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Parta o chocolate para uma tigela, junte a manteiga, leve a derreter em banho-maria, retire e mexa. Numa tigela, bata as gemas com 60 g do açúcar, junte o chocolate derretido e envolva bem.

2. Bata as claras em castelo, junte ao preparado anterior, envolvendo delicadamente, e leve ao frigorífico durante 20 minutos. À parte, bata as natas com o açúcar até ficarem firmes.

3. Escorra o ananás, reserve a calda, e corte o ananás em pedaços pequenos. Passe os palitos de champanhe pela calda e coloque-os no fundo de um tabuleiro ou pirex quadrado ou rectangular. Faça depois camadas alternadas de ananás, creme de chocolate e natas batidas. Polvilhe com raspas de chocolate e sirva fresco.

9. Comentários