Clique nas setas

1. Lombo de porco com castanhas

Quentes e boas!”, apregoam-se as castanhas. Atrevidas, desafiam quem por elas passa e perfumam ruas e vielas nesta altura do ano. Imagine-as à sua mesa num suculento lombo de porco assado com castanhas, rojões com amêijoas, codornizes de escabeche, risotto de alheira, creme de cogumelos e castanha, em calda e na sopa ou num poderoso tiramisu de castanhacrème brûlée, ou nuns surpreendentes rolinhos de pera e castanhas. Tudo sem complicações!

É como diz o povo, “cruas, assadas, cozidas ou engroladas, com todas as manhas, bem boas são as castanhas”. Descubra 10 formas diferentes de prepará-las e brilhar no dia de São Martinho. É já dia 11!

Ver vídeo

2. Tiramisu de castanha

Enriquecemos uma das mais típicas e clássicas sobremesas italianas com frutos da época e reinventamos o tiramisu de castanha. O resultado?! Ainda mais tentador!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 50 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Faça um golpe transversal nas castanhas, coloque-as num tacho com água, tempere com o sal e a erva-doce e leve ao lume para cozer. Depois de cozidas, escorra-as, descasque-as e reduza-as a puré no robot ou no passe-vite.

2. Bata as claras em castelo bem firme e reserve. Bata as gemas com o açúcar em pó até obter um creme volumoso e esbranquiçado. Adicione o queijo mascarpone aos poucos, batendo sempre até ficar bem misturado. Junte depois o puré de castanhas e, por fim, envolva cuidadosamente as claras.

3. Passe os palitos de champanhe pelo café previamente misturado com o conhaque. Disponha-os num recipiente fundo, cubra com uma camada de creme de castanhas e polvilhe com chocolate em pó. Repita a operação até terminarem os palitos e o creme. Leve ao frio durante cerca de 1 a 2 horas antes de servir.

3. Castanhas em calda

E se “no dia de São Martinho comem-se castanhas e prova-se o vinho” sugerimos-lhe umas suculentas castanhas em calda de vinho do Porto, aromatizadas com estrela de anis, canela e essência de baunilha.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Num tacho, coloque o açúcar, o Vinho do Porto, a essência de baunilha, o pau de canela, a estrela de anis e a água. Leve ao lume e deixe ferver durante 5 minutos.

2. Acrescente depois as castanhas e deixe cozer durante cerca de 15 minutos. Decorrido esse tempo, retire as castanhas para outro recipiente e deixe o molho engrossar.

3. Por fim, volte a juntar novamente as castanhas e deixe arrefecer. Sirva com decoração a gosto.

4. Codornizes de escabeche com castanhas

Sai um petisco em apenas 30 minutos?! Rápidas e muito fáceis de confecionar, as codornizes de escabeche com castanhas fazem as delícias dos portugueses.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Abra as codornizes, limpe-as e tempere-as com sal, pimenta, um dente de alho laminado e o vinho branco. Escorra-as, reservando a marinada, e aloure-as muito bem, de ambos os lados, numa frigideira com o azeite. Retire e reserve.

2. Na mesma frigideira, coloque a cebola cortada em rodelas, a cenoura em tirinhas e os restantes dentes de alho picados, leve ao lume e deixe começar a alourar. Adicione o vinagre e tempere com sal.

3. Junte de seguida as castanhas descongeladas e a marinada da carne e deixe cozinhar até os sabores se envolverem.

4. Disponha por cima as codornizes, deixe cozinhar por mais alguns minutos, retire do lume, polvilhe com salsa e sirva.

5. Crème brûlée de castanhas

Uma deliciosa tentação de inspiração francesa. O crème brûlée de castanhas casa o melhor do leite-creme queimado com um dos frutos mais poderosos da estação: a castanha!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1h e 30 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coza as castanhas em água, depois escorra-as, adicione-lhes o leite e reduza a puré com a varinha. Junte as gemas e o açúcar e misture muito bem.

2. Leve um tacho ao lume com as natas, deixe ferver, adicione à mistura anterior e envolva bem. Deite em tacinhas de louça e leve ao forno a 140ºC, em banho-maria, durante cerca de 40 minutos.

3. Retire, deixar arrefecer, polvilhe com açúcar mascavado, queime com um ferro ou um maçarico e sirva decorado a gosto.

6. Rojões de porco com amêijoas e castanhas

Sabem a mar! Uma mistura clássica de carne de porco com amêijoas enriquecida com castanhas.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1h minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe atempadamente as amêijoas em água temperada com sal. No dia, arranje os cubos de carne de porco, coloque-os numa tigela e tempere-os com os dentes de alho picados, o vinho branco, a massa de pimentão, sal e pimenta. Envolva muito bem e deixe marinar durante 30 minutos.

2. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a carne escorrida e deixe fritar até ficar douradinha. Adicione depois a marinada e deixe cozinhar até a carne ficar macia.

3. Junte então as castanhas descongeladas e as amêijoas, acrescente um pouco de água se necessário, envolva e deixe cozinhar até as amêijoas abrirem e as castanhas ficarem macias. Adicione os pickles picados, envolva, retire do lume e sirva decorado a gosto. Pode guarnecer com batatas fritas em cubos.

7. Risotto de alheira

Descubra como preparar um risotto de alheira com castanhas no ponto certo! É tudo uma questão de tempos para ficar macio e cremoso. Ora veja!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque a cebola e o dente de alho, pique tudo, deite para um tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia.

2. Adicione o arroz, mexa bem até ficar bem quente e brilhante, junte o vinho branco, mexa e deixe cozinhar até o vinho evaporar. Adicione depois as castanhas e o caldo de galinha a ferver, aos poucos e mexendo de vez em quando, e deixe cozinhar em lume brando até a arroz começar a ficar cozido.

3. Junte então a alheira sem pele e cortada em pedacinhos, misture, rectifique os temperos e deixe cozinhar até o arroz ficar macio e cremoso. Retire do lume e sirva decorado a gosto e, se quiser, polvilhado com queijo em pó.

8. Creme de cogumelos e castanhas

A combinação é perfeita! Deixe-se tentar por este aveludado creme de cogumelos e castanhas!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque as cebolas e os alhos, lave-os e corte-os grosseiramente. Retire as folhas mais velhas ao alho-francês, corte em rodelas, lave e escorra.

2. Lave bem os cogumelos, seque-os com um pano de cozinha e corte-os em fatias finas.

3. Coloque o azeite num tacho, junte a cebola, o alho e o alho-francês e deixe refogar um pouco. Acrescente depois os cogumelos e as castanhas e envolva com a cebola. De seguida, adicione a água e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.

4. Quando todos os ingredientes estiverem cozidos, triture a sopa com a varinha mágica até obter um creme. Tempere com sal e pimenta e sirva.

9. Rolinhos de pera e castanhas

Um doce surpreendente e tão fácil de preparar! Rolinhos de pera e castanhas temperados com sultanas e envolvidos em massa filo.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Depois de descongeladas, corte grosseiramente as castanhas, coloque num tacho com água abundante, leve ao lume e deixe cozer.

2. Retire as sementes às pêras, corte-as em pedacinhos com casca e salteie-as numa frigideira juntamente com o açúcar. Acrescente as sultanas e as castanhas escorridas e misture tudo muito bem.

3. Pincele as folhas de massa filo com a manteiga, faça conjuntos de duas, sobrepondo-as, coloque um pouco do recheio sobre cada um, enrole e feche. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 10 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva.

10. Sopa de castanhas

É à moda antiga! Rica e tradicional a sopa de castanhas é uma receita nutritiva e ancestral cada vez mais apreciada.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume uma panela com 2 L de água e deixe ferver. Descasque a cebola e corte-a em pedaços. Corte também as batatas em pedaços, lave tudo, deite na panela e deixe cozinhar durante 20 minutos.

2. Entretanto, arranje a couve e corte-a em pedaços ou em tiras, lave-as e deixe-as escorrer. Retire a panela do lume, reduza a puré, leve novamente ao lume, adicione as castanhas e deixe ferver.

3. Junte o arroz, mexa, deixe ferver, adicione a couve e o azeite, tempere com sal e deixe cozinhar durante mais 15 minutos. Retire do lume e sirva quente.

 

11. Comentários