Início Blog Agenda & Notícias Receitas de bolachas para o Natal

    Receitas de bolachas para o Natal

    Clique nas setas

    1Bolachas de manteiga e chocolate

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 35 minutos
    Doses: 8 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Para as bolachas de manteiga: numa tigela, bata o açúcar com a manteiga e adicione os ovos, um a um e batendo sempre. Junte depois a farinha de uma só vez e misture até obter uma massa consistente.

    2. Deite na bancada polvilhada com farinha, cubra com uma folha de papel vegetal e estenda com o rolo até ficar com 0,5 cm de espessura. Rejeite o papel vegetal e corte com um corta-massas a gosto, por exemplo em formato de bonecos.

    3. Forre um tabuleiro com papel vegetal e unte com manteiga. Disponha-lhe as bolachas e leve ao forno pré-aquecido a 220ºc durante cerca de 15 minutos ou até ficarem bem cozidas. Retire, deixe arrefecer e sirva.

    4. Para as bolachas de chocolate: deite o açúcar em pó numa tigela, junte a margarina líquida e misture até ficar cremoso. Adicione a farinha peneirada com o chocolate em pó e misture até ficar uma massa homogénea e moldável.

    5. Deite a massa numa bancada polvilhada com farinha, cubra com uma folha de papel vegetal e estenda com o rolo até ficar com cerca de 0,5 cm de espessura. Retire o papel vegetal e corte com um corta-massas a gosto, por exemplo em formato de bonecos, como vê na foto.

    6. Com a ajuda de uma espátula, coloque as bolachas num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e untado com manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 160ºc durante cerca de 25 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva.

    2Bolachas com pepitas de chocolate

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 50 minutos
    Doses: 25 unidades

    Ingredientes:

    1. Deite a farinha numa tigela, junte o fermento, a manteiga, o açúcar, o açúcar mascavado, a essência de baunilha, o sal e os ovos e misture muito bem. Adicione as pepitas de chocolate e envolva.

    2. Molde depois bolinhas com a ajuda de um pouco de farinha e coloque-as em tabuleiros polvilhados com farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos ou até que fiquem cozidas.

    3. Retire do forno, descole, deixe arrefecer e sirva. Ofereça dentro do um saco de prendas ou numa caixa metálica decorada.

     

    3Bolachas de gengibre

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 50 minutos
    Doses: 24 unidades

    Ingredientes:

    1. Deite a farinha numa tigela, junte o açúcar, a manteiga, a água, o ovo, a pitada de sal, o gengibre em pó, o cravinho, a noz-moscada, a erva-doce e o fermento. Misture bem até que fique uma massa homogénea.

    2. Estenda depois a massa numa bancada polvilhada com farinha deixando-a com cerca de 0,5 cm de espessura e corte-a em forma de estrela ou com outro cortador a gosto. Coloque-as em tabuleiros polvilhados com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos ou até que fiquem cozidas e douradinhas.

    3. Retire do forno, descole com uma espátula, deixe arrefecer e sirva. Para oferecer, utilize uma caixa decorada, como vê na foto.

    4Biscoitos pretos e brancos

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 60 minutos
    Doses: 20 unidades

    Ingredientes:

    1. Unte dois tabuleiros de forno com manteiga e polvilhe-os com farinha. Ligue o forno a 200 graus.

    2. Deite a manteiga amolecida numa tigela, junte a essência de baunilha e o açúcar em pó e bata muito bem até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Adicione depois os ovos, bata muito bem e junte de seguida a farinha, aos poucos e batendo sempre até obter um creme suave.

    3. Coloque a mistura anterior num saco de pasteleiro com boquilha frisada, faça tiras nos tabuleiros e leve ao forno até que fiquem cozidos e douradinhos. Retire do forno, descole cuidadosamente com uma espátula e deixe arrefecer.

    4. Pique o chocolate, deite numa tigela e leve a derreter em banho-maria. Molhe uma das extremidades dos biscoitos no chocolate, deixe secar sobre uma grelha e depois sirva. São óptimos acompanhados com chá.

    5Biscoitos de coco

    Veja aqui o video.

    6Estrelinhas de manteiga e amêndoa

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 40 minutos
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Numa tigela, misture bem a manteiga com o açúcar. Junte de seguida os ovos um a um e misturando sempre muito bem.

    2. Junte depois a farinha e o fermento aos poucos, amasse para incorporar bem e, por fim, acrescente a amêndoa ralada.

    3. Depois de tudo bem amassado, estenda a massa com a ajuda do rolo, corte em pedaços com um cortante em formato de estrela e coloque num tabuleiro de forno previamente forrado com papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido a 170°C por cerca de 10 a 12 minutos. Retire, deixe arrefecer, polvilhe com açúcar ou cacau em pó e sirva.

    7Bolachinhas de bonecos (robot de cozinha)

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 45 minutos
    Doses: 18 unidades

    Ingredientes:

    1.Deite o açúcar e a casca de limão no copo do robot e ligue 30 segundos na velocidade máxima. Junte o ovo, a manteiga e a farinha e ligue 30 segundos na velocidade 6. Deite a massa numa bancada polvilhada com farinha, estenda-a com o rolo deixando-a com cerca de 0,5 cm de espessura e corte-a com um corta massas em formato de boneco, como vê na foto.

    2.Disponha metades de noz e amêndoas inteiras por cima, dobre cuidadosamente os “braços” para segurar e coloque num tabuleiro de forno polvilhado com farinha.

    3.Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante aproximadamente 20 minutos ou até as bolachinhas ficarem bem cozidas. Retire do forno, deixe arrefecer e sirva.

     

    8Bolachas de gengibre natalícias (robot de cozinha)

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 40 minutos + 15 minutos de tempo robot
    Doses: 10 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Coloque o açúcar no copo e ligue 2 segundos na velocidade 9. Adicione a manteiga e o ovo e ligue 10 segundos na velocidade 4.

    2. Junte depois a farinha, a canela, o gengibre e o fermento e ligue 15 minutos na velocidade 4.

    3. Estenda a massa anterior com o rolo e corte as bolachas, auxiliando-se de cortantes com motivos natalícios.

    4. Disponha as bolachas em tabuleiros forrados com papel vegetal, pincele com ovo e leve ao forno durante 10 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva.

    9Estrelinhas de Natal (robot de cozinha)

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 40 minutos
    Doses: 6 doses

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Deite o ovo no copo do robot, junte a essência de baunilha, a manteiga, o açúcar e a farinha e ligue 30 segundos na velocidade 6. Retire a massa do copo e estenda-a com o rolo numa bancada polvilhada com farinha deixando-a com uma espessura de cerca de 0,5 cm.

    2. Corte em formato de estrela com um corta massas e retire um círculo a metade das estrelas. Coloque-as em tabuleiros de forno polvilhados com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 minutos ou até que fiquem cozidas e douradinhas.

    3. Retire e disponha as estrelas com buraco sobre as estrelas sem buraco. Encha com doce de morango, deixe secar e sirva.