Clique nas setas

Hoje partilhamos consigo algumas receitas que pode confeccionar com bacalhau desfiado 😉 Veja!

1. Bacalhau gratinado com batata-doce

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora e 20 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Para o molho

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com o leite, junte o bacalhau desfiado, deixe ferver, desligue o lume, escorra o bacalhau e reserve o leite. Descasque as batatas-doces, lave-as, corte-as em cubos, leve-os a fritar em óleo até ficarem douradinhos, retire-os e deixe-os escorrer.

2. Arranje o alho francês, rejeite-lhe a parte verde, corte a parte branca em rodelas finas, lave-as e deixe-as escorrer. Descasque as cenouras e os alhos, rale as cenouras e pique os alhos. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, adicione os alhos e deixe cozinhar até ficarem douradinhos. Junte o alho francês e a cenoura, misture e deixe cozinhar até que o líquido evapore. Adicione então a bacalhau desfiado, misture, junte as batatas fritas, envolva e tempere com sal e pimenta.

3. Prepare o molho: leve ao lume um tacho com a margarina, deixe derreter, junte a farinha, mexa sem tirar o tacho do lume, adicione depois o leite de cozer o bacalhau quente, aos poucos e mexendo sempre até ficar um creme liso, e tempere com sal e pimenta. Junte metade do molho ao preparado do bacalhau, mexa bem, adicione um pouco de salsa ou coentros picados, mexa novamente, deite para um tabuleiro e espalhe. Cubra com o resto do molho, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 20 minutos. Retire e sirva quente polvilhado com mais salsa ou coentros picados.

2. Quiche de bacalhau com bacon

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 55 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Retire a gordura ao bacon e corte em cubinhos pequenos. Descasque e pique a cebola.

2. Aqueça o azeite numa frigideira, junte a cebola e deixe refogar. Adicione o bacalhau e o bacon e deixe cozinhar. Retifique os temperos, retire do lume, junte as azeitonas e salsa picada, envolva e reserve.

3. Forre uma tarteira com a massa, apare os bordos e pique o fundo com um garfo. Envolva o queijo com o bacalhau e coloque na tarteira.

4. Bata os ovos com as natas, verta na tarteira e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc durante 40 minutos. Retire do forno, deixe amornar e desenforme. Decore a gosto e sirva.

3. Empanadas de bacalhau

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Numa tigela misture a farinha com a manteiga amolecida, a água morna e sal a gosto. Amasse bem até ficar muito bem ligado. Faça uma bola, envolva em película aderente e deixe descansar 1 hora.

2. Descasque e pique a cebola e o alho e leve ao lume a alourar no azeite. Junte o bacalhau lascado e deixe cozinhar. Adicione os espinafres e envolva.

3. Estenda a massa e corte-a em círculos de 12 cm. Coloque o preparado no meio da massa e feche em meias-luas, fechando bem as pontas. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºc cerca de 8 minutos. Sirva a gosto.

 

 

4. Bacalhau em camadas no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave as batatas, corte-as ao meio e coza-as em água temperada com sal. Depois deixe arrefecer, escorra e passe as batatas pelo passe-vite. Junte a manteiga, o leite, envolva, tempere com sal, pimenta e noz-moscada e reserve.

2. Noutro tacho, coloque o azeite, as cebolas e os dentes alho picados. Leve ao lume, deixe refogar um pouco até a cebola alourar, adicione o bacalhau desfiado e o tomate picado sem pele e sementes, tempere com sal e pimenta e mexa.

3. Num tabuleiro de loiça, coloque uma camada de puré, outra do preparado do bacalhau, outra de puré. Repita a operação até terminar os ingredientes. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºc durante cerca de 15 minutos. Por fim, polvilhe com queijo ralado e deixe gratinar cerca de 5 minutos.

5. Bacalhau à brás

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe o bacalhau de um dia para o outro. Descasque e lave as cebolas e corte-as as cebolas em meias luas finas.

2. Descasque e lave os dentes de alho. pique-os finamente. Bata os ovos com o leite. Num tacho aqueça o azeite. junte as cebolas e os dentes de alho.

3. Deixe refogar até que fique douradinho. Junte depois o bacalhau e deixe cozinhar mais um pouco até que fique com o aspecto de cozinhado.

4. Junte depois as batatas, envolva e regue com os ovos. Deixe cozinhar, mexendo sempre.

5. Retire do lume e rectifique os temperos. Polvilhe com salsa picada e as azeitonas. Decore a gosto e sirva.

6. Arroz de bacalhau com pimentos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque a cebola e o alho, corte a cebola em meias-luas e pique o alho. Limpe os pimentos de sementes e peles brancas e corte em tiras finas.

2. Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e o alho e deixe refogar, de seguida acrescente os pimentos. Junte o bacalhau desfiado, envolva e deixe cozinhar um pouco.

3. De seguida, junte o arroz, envolva, adicione água a ferver, rectifique os temperos de sal e pimenta e deixe cozinhar até o arroz ficar no ponto. Sirva quente.

 

7. Comentários