Clique nas setas

1. Quiche de brócolos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 90 minutos 
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje a couve-flor e os brócolos, corte-os em raminhos e lave-os. Leve ao lume um tacho com água, deixe ferver, tempere com sal, junte a couve-flor e os brócolos e deixe cozer durante 7 minutos. Depois escorra, deixe arrefecer e reserve a água da cozedura.

2. Ligue o forno a 180ºc, forre uma tarteira de fundo amovível com a massa quebrada, apare e pique o fundo com um garfo. Leve ao lume um tacho com a margarina, deixe derreter, junte a farinha, mexa bem e adicione depois o leite quente, aos poucos e mexendo sempre. Junte então 1 dl da água de cozer os legumes, mexa bem, rectifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta e mexa novamente. Adicione metade do queijo ralado e misture.

3. Descasque e pique a cebola. Deite os raminhos de brócolos e couve-flor na tarteira, espalhe por cima a cebola e o tomilho picado, cubra com o molho que preparou, polvilhe com o resto do queijo ralado e leve ao forno durante 40 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e sirva morna e decorada a gosto.

2. Omelete de brócolos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos 
Doses: 2 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com água e sal, quando ferver junte os raminhos de brócolos previamente lavados e escorridos e deixe cozer durante 5 minutos. Depois escorra e deixe arrefecer em cima de um pano ou papel de cozinha.

2. Pique grosseiramente os brócolos. Coloque os ovos numa tigela, junte o leite e bata bem, tempere com sal e pimenta. Leve ao lume uma frigideira antiaderente untada com azeite, deixe aquecer e junte a mistura dos ovos, em fio, e rodando sempre a frigideira. Espalhe em cima dos ovos os brócolos e o cebolinho picado, e com a ajuda de uma espátula, enrole a omelete e deixe-a cozinhar até ficar douradinha. Retire e sirva decorada a gosto.

3. Mini quiches de brócolos e queijo de cabra

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos 
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Estenda a massa folhada sobre a bancada polvilhada com farinha. Corte pequenos círculos de massa folhada com um cortante redondo ou com a ajuda de um molde e forre com eles formas individuais.

2. Corte o queijo em cubinhos e os brócolos em pequenos raminhos. Lave os brócolos, escorra-os e salteie-os no azeite. Coloque um brócolo em cada forminha, junte 2 ou 3 pedaços de queijo e reserve num tabuleiro.

3. À parte, misture os ovos com as natas e a farinha, tempere com sal e pimenta e mexa bem. Distribua pelas formas, sem as encher demasiado, e leve ao forno pré-aquecido a 200ºc por cerca de 15 a 20 minutos. Retire, deixe arrefecer, desenforme e sirva. Pode acompanhar com salada.

4. Sopa de brócolos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos 
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave o alho-francês e corte-o em pedaços. Descasque a batata, a cebola e os dentes de alho, corte a batata em cubos e a cebola em pedaços grosseiros.

2. Leve uma panela ao lume com o azeite, junte a cebola e os alhos e deixe refogar um pouco. Adicione o alho francês e os cubos de batata e mexa. Reserve alguns brócolos cozidos, junte os restantes à panela, acrescente 1,5 L de água e deixe cozer até os legumes ficarem macios.

3. Retire do lume adicione os coentros e reduza a puré. Tempere com sal e pimenta e sirva com os brócolos cozidos que reservou por cima. Pode regar com um fio de azeite e acompanhar com cubos de pão torrados.

5. Lombo de porco com ananás

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos 
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Tempere o lombo de porco com sal e pimenta e depois core-o numa frigideira bem quente regada com um fio de azeite.

2. Unte um tabuleiro de forno com azeite e disponha as rodelas de ananás escorridas, de modo a preencher todo o fundo. Coloque o lombo por cima, regue com o mel e a cerveja e espalhe o funcho por todo o tabuleiro. Adicione um pouco de água (cerca de 1 copo) e leve ao forno, pré-aquecido a 160ºc, durante 20 minutos.

3. Corte os brócolos em pequenos ramos e coza-os em água fervente temperada com sal. Sirva o lombo fatiado com o ananás e o molho e acompanhe com os brócolos regados com azeite.

6. Cuzcuz de maçã, brócolos e amêndoa torrada

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos 
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite o azeite num tacho, leve ao lume e deixar aquecer. Junte o cuscuz, envolva bem, adicione depois a água quente garantindo que não cobre totalmente o cuscuz, mexa, tape, deixe cozinhar 1 minuto, desligue o lume e deixe repousar durante 15 minutos

2. Entretanto, arranje os brócolos, corte-os em raminhos, leve-os a cozer em água temperada com sal deixando-os “al dente” e escorra-os. Descasque a maçã, rejeite-lhe as sementes e corte-a em cubos pequenos.

3. Passe um garfo para soltar o cuscuz, junte a amêndoa palitada torrada, os cubos de maçã e os brócolos e envolva. Rectifique os temperos e sirva a acompanhar carnes e peixes.

7. Laços com mozzarella, tomate seco e brócolos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos 
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coza a massa de laços em água temperada com sal. Corte os brócolos em raminhos, coza-os também em água durante 3 minutos, escorra-os e tempere-os com uma pitada de sal fino.

2. Deite o vinagre balsâmico numa taça, junte o mel e a mostarda, tempere com uma pitada de sal e adicione depois o azeite, em fio e batendo sempre com umas varas até obter uma mistura cremosa. Leve ao frio durante 10 minutos.

3. Corte o queijo mozzarella em rodelas com cerca de 0,5cm de espessura. Escorra e corte o tomate seco em tiras finas. Deite a massa cozida num prato fundo, junte os brócolos, o queijo e o tomate seco por cima, regue com o molho de azeite e mel que preparou e sirva de imediato.

8. Comentários