Clique nas setas

1. Coelho das Beiras

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de marinar
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje o coelho, corte-o em pedaços e coloque-os numa tigela grande. Junte os dentes de alho laminados, o vinho branco, o pimentão-doce, a folha de louro, o molho inglês, sal e piripiri, envolva e deixe marinar durante 20 minutos.

2. Aqueça o azeite num tacho, adicione o coelho escorrido e deixe cozinhar até que fique douradinho de ambos os lados. Junte o presunto cortado em pedaços sem o courato e deixe saltear mais um pouco. Regue depois com a marinada e deixe cozinhar, em lume brando, durante 5 minutos.

3. Descasque e lave as cebolinhas, adicione-as ao tacho, retifique os temperos, acrescente um pouco de água se necessário e deixe cozinhar durante mais 40 minutos, agitando o tacho de vez em quando. Retire do lume e sirva decorado a gosto. Pode acompanhar com puré de batata.

2. Coelho frito com batata

Coelho frito com batata

Veja aqui o video.

3. Coelho à caçadora

Veja aqui o video.

4. Coelho com laranja e tomilho

Veja aqui a receita.

5. Arroz de coelho

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje o coelho e corte-o em pedaços. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho. Lave o tomate, retire-lhe as sementes e corte-o em cubinhos.

2. Leve um tacho ao lume com o azeite, junte a cebola, os alhos e o louro e deixar refogar um pouco. Adicione os pedaços de coelho e deixar alourar, mexendo de vez em quando. Tempere com sal e pimenta, junte o açafrão e o tomate e deixe refogar um pouco. Adicione o vinho branco e deixar cozinhar até reduzir.

3. Acrescente então cerca de 3,5 dl de água, deixe ferver, junte as ervilhas e o arroz e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até o arroz ficar “al dente”. Retifique o sal, deixe repousar um pouco tapado e depois sirva.

6. Coelho assado

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Para o vinagrete

Instruções:

1. Coloque as pernas de coelho num prato de forno, junte os alhos esmagados com a casca, a mostarda, o tomilho, pimenta e o vinho, misture bem e deixe marinar durante 1 hora. Passado esse tempo regue com o azeite e leve ao forno previamente aquecido a 180º C, durante 40 minutos, virando e regando de vez em quando.

2. Entretanto, lave as batatinhas e coza-as em água a ferver durante 20 minutos. Escorra, deixe arrefecer um pouco e depois retire-lhes a pele.

3. Prepare agora o vinagrete: deite a mostarda para uma taça grande, junte o vinagre e mexa bem. Adicione depois o azeite, uma pitada de pimenta e o cebolinho ou salsa picada, misture, junte as batatinhas e envolva delicadamente no vinagrete. Sirva com o coelho.

7. Coelho estufado com especiarias

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje o coelho, corte-o em pedaços, deite-os numa tigela, junte a sopa de rabo de boi, o vinho branco, a folha de louro, o ramo de salsa, os paus de canela, as estrelas de anis, sal e pimenta. Envolva e deixe marinar durante 1 hora.

2. Descasque e lave as batatas. Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os. Deite o azeite num tacho, leve ao lume, adicione a cebola e os alhos, deixe refogar até alourar, junte o coelho escorrido e deixe cozinhar até ficar douradinho de ambos os lados. Adicione depois a marinada e deixe cozinhar, em lume brando, durante 15 minutos. Junte as batatas e deixe cozinhar, regando com água aos poucos sempre que necessário, durante mais 25 minutos ou até que o coelho fique macio.

3. Retire um pouco do molho do tacho para uma tigela, adicione as natas, mexa, verta para o tacho e deixe cozinhar até ficar apuradinho. Retire do lume e sirva decorado a gosto ou como vê na foto.

8. Açorda de coelho

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte o coelho em pedaços grosseiros, tempere com sal, pimenta, o vinho tinto e o louro e deixe marinar durante algum tempo. De seguida, leve ao lume um tacho com metade do azeite e uma das cebolas picadas e deixe refogar um pouco. Junte os pedaços de coelho escorridos da marinada e mexa.

2. Adicione a polpa de tomate e a marinada da carne, mexa e deixe cozinhar. Depois de cozida, retire a carne do lume e deixe arrefecer. Depois limpe de pele e ossos e desfie.

3. Abra uma tampa ao pão, retire o miolo e demolhe em água. Pique a restante cebola e os dentes de alho e aloure-os no restante azeite. Junte o pão espremido, envolva e deixe cozinhar, adicionando se necessário um pouco do líquido em que demolhou o pão.

4. Junte o coelho desfiado, misture e polvilhe com a salsa picada. Sirva a açorda dentro da côdea do pão.

9. Coelho estufado com cenouras

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje o coelho, corte-o em pedaços e deite-os numa tigela. Tempere com os dentes de alho picados finamente, o pimentão-doce, a folha de louro, o ramo de salsa, sal, pimenta e o vinho branco e envolva muito bem. Deixe marinar durante 20 minutos.

2. Descasque e lave as cenouras e a cebola, corte as cenouras em pedaços ou cubinhos e pique a cebola. Aqueça o azeite num tacho ao lume, junte o coelho escorrido e deixe cozinhar até ficar douradinha de ambos os lados. Adicione depois a cebola e deixe cozinhar mais um pouco, mexendo de vez em quando, até que fique douradinha.

3. Junte então a marinada da carne, a cenoura e a polpa de tomate e deixe cozinhar durante 45 minutos, regando aos poucos com água, até que fique cozinhado e apuradinho. Retire do lume e sirva decorado a gosto.

10. Coelho no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje o coelho, corte-o em pedaços e coloque-os numa tigela. Tempere com os dentes de alho picados finamente, o vinho branco, a folha de louro, o pimentão-doce, o caldo de carne desfeito, a mostarda, um ramo de coentros, sal e pimenta. Envolva bem e deixe marinar durante 20 minutos.

2. Deite depois a carne com a marinada num tabuleiro, regue com o azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, virando de vez em quando, durante cerca de 45 minutos ou até que o coelho fique assado.

3. Retire do forno e sirva decorado a gosto e acompanhado, por exemplo, com massa tagliatelle cozida ou salteada.

11. Comentários