Clique nas setas

1. Peitos de pato com cuscuz de passas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos 
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve uma frigideira antiaderente ao lume com os alhos descascados e esmagados, adicione os peitos de pato com a parte da gordura virada para baixo, tempere com sal e pimenta, deixe cozinhar até alourar, vire e deixe cozinhar do outro lado. Depois adicione o ramo de alecrim e leve a frigideira ao forno pré-aquecido a 170ºc durante cerca de 6 minutos.

2. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, adicione cuscuz e envolva. Junte a água bem quente sem cobrir totalmente o cuscuz, tempere com sal, envolva, tape, deixe cozinhar 1 minuto, desligue o lume e deixe repousar durante 15 minutos. Passe um garfo para soltar o cuscuz, junte as passas, rectifique os temperos e envolva.

3. Fatie os peitos de pato, coloque-os numa travessa e sirva acompanhados com o cuscuz. Decore a gosto.

2. Salada de cuscuz com peixe e laranja

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 20 minutos 
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Depois de temperado com sal e pimenta, coza ou asse o peixe, conforme o seu gosto. Deixe arrefecer, elimine pele e espinhas e lasque. Reserve.

2. Descasque as laranjas, corte em gomos e elimine-lhes a película que os envolve. Corte o aipo em lâminas e esmague grosseiramente o miolo de noz.

3. Envolva o cuscuz com o peixe, os tomates-cereja, o aipo, o cebolinho e as nozes. Disponha por cima a laranja, regue com o azeite e retifique o sal e a pimenta. Envolva cuidadosamente e sirva.

3. Frango recheado com cuscuz e frutos secos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 85 minutos 
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje e coloque o frango num tabuleiro, pincele-o com 2 colheres (sopa) do azeite, barre-o com a manteiga e tempere-o com sal.

2. Deite o cuscuz numa tigela grande. Ferva 3 dl de água com uma pitada de sal e o sumo de 1/2 limão, verta na taça, tape com película aderente e deixe repousar 5 minutos. Depois mexa com um garfo, volte a tapar mais 5 minutos, adicione 3 colheres (sopa) do restante azeite e mexa novamente com o garfo até os grãos ficarem soltos.

3. Pique os frutos secos e misture-os com as passas. Torre ligeiramente os pinhões numa frigideira anti-aderente. Adicione tudo ao cuscuz, envolva e recheie o frango. Reserve o que sobrar.

4. Pique a salsa muito finamente, deite para uma tigela e adicione os alhos descascados e esmagados. Retire a casca ao limão, corte-a em tiras finas, junte à tigela, adicione o resto do azeite e misture.

5. Regue o frango com os restantes 2 dl de água e leve ao forno pré-aquecido a 220ºC durante 15 minutos. Reduza a temperatura para 190ºC, deixe assar 30 minutos, depois deite a mistura da salsa sobre o frango e deixe assar mais 20 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho. Retire e sirva o frango com a mistura de cuscuz que sobrou e decorado a gosto.

4. Cuscuz de maçã, brócolos e amêndoa torrada

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos 
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite o azeite num tacho, leve ao lume e deixar aquecer. Junte o cuscuz, envolva bem, adicione depois a água quente garantindo que não cobre totalmente o cuscuz, mexa, tape, deixe cozinhar 1 minuto, desligue o lume e deixe repousar durante 15 minutos.

2. Entretanto, arranje os brócolos, corte-os em raminhos, leve-os a cozer em água temperada com sal deixando-os “al dente” e escorra-os. Descasque a maçã, rejeite-lhe as sementes e corte-a em cubos pequenos.

3. Passe um garfo para soltar o cuscuz, junte a amêndoa palitada torrada, os cubos de maçã e os brócolos e envolva. Rectifique os temperos e sirva a acompanhar carnes e peixes.

5. Cuscuz de frango colorido

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos 
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coza os peitos de frango em água com uma pitada de sal e o açafrão, depois escorra-os e desfie-os.

2. Lave e descasque a cenoura e a cebola roxa e corte-as em cubos muito pequenos. Lave e arranje a courgette e os pimentos e corte-os também em cubinhos. Leve um tacho ao lume com 3 colheres (sopa) do azeite, adicione a cebola e deixe refogar até ficar macia. Adicione a cenoura, deixe cozinhar 5 minutos, junte depois a curgete e os pimentos e deixe cozinhar mais 10 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do lume, adicione o frango desfiado, envolva e reserve.

3. Deite o cuscuz numa taça grande. Ferva a água com uma pitada de sal e o sumo de limão, junte ao cuscuz, tape com película aderente e deixe repousar durante 5 minutos. Depois mexa delicadamente com um garfo, volte a tapar e deixe repousar mais 5 minutos. Adicione então o restante azeite, volte a mexer com um garfo até os grãos ficarem leves e soltos, junte a mistura do frango, envolva e sirva decorado a gosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here