Clique nas setas

Procura por receitas com gelatina e bolacha maria? Aqui vão umas sobremesas deliciosas para si. Experimente!

1. Delícia de bolacha Maria

Delícia de bolacha Maria

Veja aqui o video.

2. Gelatina de pêssego com natas

gelatina de pêssego e natas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com 2,5 dl de água, deixe começar a ferver, retire do lume, deite para uma tigela, junte o pó da gelatina de pêssego e mexa bem. Adicione depois 5 dl de água fria e mexa.

2. Passe uma forma por água fria e verta-lhe a gelatina. Disponha as metades de pêssego escorridas por cima e leve ao frigorífico até solidificar.

3. Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos. Bata as natas em chantilly, junte-lhe a gelatina previamente derretida, aos poucos e batendo sempre.

4. Verta o preparado anterior para a forma sobre a gelatina com o pêssego e leve de novo ao frigorífico até solidificar bem. Na hora de servir, desenforme cuidadosamente e decore a gosto.

3. Pudim de bolacha Maria com ovos-moles

pudim de bolacha maria com ovos moles

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Triture as bolachas até ficarem em pó. Numa tigela, bata as claras em castelo, adicionando metade do açúcar aos poucos e batendo sempre. À parte, bata as natas em chantilly e adicione-lhe a gelatina previamente derretida, em fio e batendo rapidamente. Junte depois as claras e envolva.

2. Unte uma forma grande de buraco com óleo. Disponha-lhe, alternadamente, camadas da mistura anterior e de bolacha, sendo que a última camada deve ser de creme. Leve ao frio até ficar bem solidificado.

3. Faça os ovos-moles: numa tigela, misture o restante açúcar com a farinha maisena, junte depois as gemas e mexa bem. Leve um tacho ao lume com o leite, deixe ferver e adicione ao preparado anterior, mexendo sempre. Verta para o tacho, leve novamente ao lume, mexendo bem até engrossar, retire do lume, deite para uma tigela e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando. Desenforme o pudim, espalhe por cima os ovos-moles, polvilhe com chocolate granulado e um pouco mais de bolacha triturada e sirva.

4. Delicia de gelatina

Delicia de gelatina

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Unte com óleo as laterais de uma forma de aro e fundo amovível e disponha-lhe os palitos de champanhe de modo a cobrir o fundo. Apare alguns palitos se necessário para caberem.

2. Numa tigela, bata o leite condensado com o queijo creme. Noutra tigela, bata as natas em chantilly bem firme. Escorra as folhas de gelatina, leve-as a derreter no microondas sem deixar ferver e junte à mistura do leite condensado, em fio e mexendo sempre. Adicione depois o chantilly, envolva bem, verta para a forma, alise e leve ao congelador durante 10 minutos.

3. Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem, deixe-a arrefecer, verta sobre o creme na forma e leve ao frio até solidificar. Depois desenforme e sirva decorado a gosto, por exemplo com framboesas ou morangos.

5. Delícia de iogurte e bolacha maria

Delícia de iogurte e bolacha maria

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume o leite a ferver. Coloque numa taça o açúcar com a farinha maisena, junte as gemas e mexa. Por fim, adicione o leite em fio e mexendo sempre para que não fique com grumos.

2. Verta novamente o preparado anterior para o tacho e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire, coloque numa taça e deixe arrefecer. Escorra o líquido dos iogurtes e junte ao preparado das gemas.

3. Por fim, bata as claras em castelo bem firme e envolva-as suavemente com o preparado anterior. Numa travessa, coloque camadas alternadas de creme e bolachas previamente passadas por café. A última camada deve ser de creme. Na hora de servir, polvilhe com canela em pó.

6. Pudim frio de ananás

pudim frio de ananás

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Deite a calda do ananás num tacho, junte o açúcar e as gemas e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar.

2. Retire do lume, adicione as folhas de gelatina escorridas, mexa bem e deixe arrefecer. À parte, bata as claras em castelo e envolva-as no preparado. Verte numa forma de abrir untada com óleo, alise e leve ao frio até solidificar.

3. Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem, utilizando apenas 4 dl de água quente, mexa e adicione mais 4 dl de água fria. Deixe arrefecer. Disponha as rodelas de ananás sobre o doce na forma, regue com um pouco de gelatina e leve ao frio até prender o ananás.

4. Regue depois com a restante gelatina e leve mais uma vez ao frio até solidificar completamente. Na hora de servir, desenforme e decore a gosto.

7. Semifrio de bolacha maria

semifrio de bolacha maria

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo de frio
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ponha a gelatina a demolhar em água fria durante 4 minutos, depois escorra-a e leve-a a derreter em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver. Retire e deixe arrefecer um pouco.

2. Forre uma forma com papel vegetal. Triture as bolachas até ficarem tipo pão ralado. Deite o leite condensado para uma tigela. Bata as natas até começarem a ficar espessas e junte a gelatina, em fio e batendo sempre. Adicione depois ao leite condensado e misture delicadamente.

3. Na forma, deite camadas alternadas da mistura de natas e de bolacha, sendo que a última camada deve ser de bolacha, e leve ao congelador até ficar firme. Antes de servir, mergulhe rapidamente a forma em água quente, desenforme, retire o papel e decore a gosto. Pode polvilhar com mais bolachas picadas.

8. Mousse de pêssego com gelatina

Mousse de pêssego com gelatina

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque os pêssegos, retire-lhes o caroço e corte a polpa em pedaços. Deite-os num copo de plástico alto, adicione o moscatel e triture com a varinha mágica. Reserve.

2. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. À parte, bata metade das natas, juntando o açúcar aos poucos, até ficarem bem cremosas. Adicione o puré de pêssego e mexa delicadamente.

3. Escorra a gelatina e derreta-a ao lume, em banho-maria, ou no micro-ondas, mas sem deixar ferver. Envolva depois no creme anterior, até ficar bem incorporada, deite numa taça e leve ao frigorífico até solidificar.

4. Prepare a gelatina de pêssego conforme as instruções da embalagem. Deixe arrefecer e depois deite sobre a mousse de pêssego já solidificada. Leve novamente ao frio para solidificar.

5. No momento de servir, bata as restantes natas até ficarem cremosas, disponha-as sobre a gelatina de pêssego, decore a gosto e sirva de seguida.

9. Delícia fresca de bolachas maria

Delícia fresca de bolachas Maria

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Pique grosseiramente as bolachas. Deite o leite condensado numa tigela, junte os iogurtes e mexa. Numa tigela à parte, bata as natas em chantilly bem firme.

2. Escorra as folhas de gelatina, derreta-as no microondas sem deixar ferver, adicione ao preparado do leite condensado e mexa. Junte o chantilly, envolva suavemente, adicione depois a bolacha e envolva novamente.

3. Unte uma forma com óleo, verta-lhe o preparado anterior e leve ao frio até solidificar. Na hora de servir, desenforme com cuidado e decore com mais bolachas partidas ao meio, como vê na foto.

10. Doce colorido light

Doce colorido light

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de frio
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Prepare individualmente as gelatinas de fruta, seguindo as instruções da embalagem. Deite cada uma para um recipiente, deixe arrefecer e leve ao frio até ficarem bem solidificadas.

2. Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos. Dissolva o pó do pudim instantâneo em metade do leite magro, junte o adoçante e leve ao lume, mexendo sempre, até ferver. Retire do lume, junte-lhe a gelatina escorrida e mexa bem até a gelatina ficar totalmente dissolvida. Adicione depois o resto do leite, mexa e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando.

3. Corte as gelatinas que preparou em cubos, junte-os à mistura do leite, deite tudo para uma forma previamente passada por água fria e leve ao frio até ficar bem solidificado. Depois mergulhe rapidamente o fundo da forma em água quente, desenforme e sirva bem fresco e decorado a gosto.

11. Comentários