Receitas com História – Agatha Christie

Crimes doces

Nascida no final do século XIX, em 1890, na cidade inglesa de Torquay, Agatha Christie, cresceu a ouvir as histórias de Sir Arthur Conan Doyle e de Edgar Allan Poe.agatha_christie_1 Sempre gostou de ler e também de escrever e rabiscava pensamentos e histórias que surgiam da sua imaginação fértil. Casou, viajou pelo mundo, mas foi durante a 1ª Guerra Mundial, a trabalhar como enfermeira, que se lembrou de escrever a sua primeira história de mistério. Agatha Christie é talvez um dos nomes mais famosos de toda a literatura, a rainha do mistério e do crime. Da sua pena nasceram personagens imortais como Hercule Poirot ou Miss Marple.

Escrever para ela passou a ser natural. As suas histórias, intrigas e crimes fluíam com alguns truques e a gulodice era um deles. Adorava pensar e escrever com uma taça de creme de leite na mão. Agatha encontrava inspiração na comida em particular, nos doces. A comida fazia-a feliz. Desde pequena que gostava de ir para a enorme cozinha lá de casa e improvisar. Algo bastante invulgar naquela altura, para uma jovem inglesa da classe alta. Em 1901, quando o seu pai morreu, tinha ela 11 anos, Agatha foi para a cozinha ajudar as criadas a preparar o jantar, enquanto a restante família estava no funeral. Sempre encontrou conforto na alquimia da cozinha. Nos momentos difíceis, como este ou mais tarde aquando do seu divórcio, foi nos doces que encontrou refúgio. Pãezinhos de passas e creme de leite eram a sua perdição.

Creme de leite

40 minutosCreme de leite CHLM (8) (Medium)

Fácil

Médio

6 PESSOAS

INGREDIENTES:

1 L de leite

1 lata de leite condensado

100 g de açúcar

80 g de farinha

6 gemas

2 paus de canela

Canela em pó para polvilhar

PREPARAÇÃO

Leve um tacho ao lume com o leite, o leite condensado e os paus de canela, mexendo regularmente até começar a ferver.

Numa tigela, misture bem o açúcar com a farinha. Junte depois as gemas e mexa muito bem. Adicione de seguida a mistura do leite, em fio e mexendo sempre, verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo continuamente até engrossar.

Retire do lume, deite em taças e deixe arrefecer. Polvilhe com canela em pó e sirva.

Pãezinhos doces com passas

1 hora + tempo para levedarPãezinhos doces com passas CHLM (3) (Medium)

Fácil

Médio

8 PESSOAS

INGREDIENTES:

650 g de farinha

150 g de passas ou sultanas

100 g de manteiga

100 g de açúcar

3 ovos

2 dl de leite

1 saqueta de fermento seco de padeiro

1 pitada de sal

Canela em pó q.b.

Erva-doce q.b.

Gema batida para pincelar

Farinha para polvilhar

PREPARAÇÃO:

Dissolva o fermento no leite morno. Coloque a farinha misturada com o açúcar numa bancada, abra uma cavidade ao meio e junte aí o leite com o fermento, os ovos e a manteiga. Polvilhe a farinha à volta com a pitada de sal, erva-doce e canela e amasse muito bem. Enrole, deite numa tigela polvilhada com farinha, faça um corte em cruz por cima, tape com um pano húmido e deixe levedar até que fique com o dobro do volume.

Junte depois as passas e amasse novamente. Divida em 8 unidades, enrole-as, coloque-as num tabuleiro polvilhado com farinha e faça um corte em cruz em cada uma para ficarem com o efeito que vê na foto. Cubra com um pano húmido e deixe levedar mais 30 minutos.

Pincele com gema batida e leve ao forno durante cerca de 25 minutos ou até que os pãezinhos fiquem cozidos. Retire do forno, deixe arrefecer e sirva. Pode polvilhar com açúcar em pó.

Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

Siga-nos no FacebookYouTubeTwitterPinterest e no Instagram   

Já conhece os nossos livros e revistas em versão digital? Clique aqui para saber mais!