frank sinatra (Custom)Sabores de Itália 

Alto, magro, com um olhar penetrante e enigmático, ficou conhecido pela sua magnífica e inconfundível voz. Frank Sinatra nasceu na América no seio de uma família italiana e cresceu num bairro pobre de emigrantes, no coração de Nova Iorque. Nunca gostou de estudar, foi um fura-vidas e, talvez, um homem com sorte. Cedo alguém o descobriu e fez dele uma estrela mundial. Frank Albert Sinatra imortalizou-se pela sua voz e a forma como dava corpo às músicas e letras. Apesar de ser americano, as suas raízes e grandes amizades eram italianas, talvez por isso os seus gostos gastronómicos estivessem associados ao país dos seus pais.

Tinha gostos simples no que toca a preferências culinárias, no livro “Cook With The Stars”, declarou que as suas preferências eram “almôndegas temperadas com queijo parmesão e pasta, pois claro. E há melhor prato que este!” Disse ainda que este prato lembrava-lhe as refeições que a avó preparava com sabor a Itália. Nos concertos, pedia para ter no camarim bebidas destiladas, vinho tinto, 24 camarões e pastilhas para a tosse.

Mas não era só nos palcos que o conheciam, Hollywood rendeu-se ao seu charme com o primeiro filme “A Um Passo da Eternidade”. Fez mais de 50 filmes e, até ao fim da vida, pisou o palco e cantou duas músicas que o tornaram mundialmente famoso e que ele detestava, “My Way” e “New York, New York”. A verdade é que o “the voice” continua a encantar com o seu legado musical.  


RECEITA – Almôndegas de carne com parmesão

Almondegas de Carne com Parmesao TC-4 (Custom)

  • 40 minutos
  • Fácil
  • Económica
  • 4 PESSOAS
  • 631 Kcal

Ingredientes:

  • 600 g de almôndegas de carne de vaca
  • 200 g de massa penne
  • 40 g de queijo parmesão
  • 3 tomates
  • 1 cebola
  • 1 dl de azeite + 1 fio de azeite
  • Polpa de tomate q.b.
  • Sal e pimenta q.b.

Almondegas de Carne com Parmesao TC (Custom)Preparação:

Tempere as almôndegas com sal e pimenta. Leve uma frigideira ao lume com 0,5 dl do azeite, deixe aquecer, junte as almôndegas e deixe-as fritar até ficarem douradinhas.

Faça o molho: descasque e pique finamente a cebola, deite para um tacho, adicione o restante azeite, leve ao lume e deixe refogar até ficar douradinha. Junte os tomates pelados e cortados em cubos pequenos e deixar cozinhar durante 5 minutos. Retire do lume, triture com a varinha mágica e adicione um pouco de polpa de tomate até ficar um molho cremoso.

Coza a massa penne em bastante água temperada com sal e o fio de azeite e deixe ferver durante 9 minutos. Depois escorra, deite em pratos, adicione as almôndegas e regue com o molho de tomate. Junte o queijo parmesão em lascas e sirva decorado a gosto.


RECEITA – Tiramisu

Tiramisu TC-2 (Custom)

  • 30 minutos + tempo de frio
  • Fácil
  • Económica
  • 4 PESSOAS
  • 385 Kcal

Ingredientes:

  • 200 g de palitos de champanhe
  • 100 g de açúcar
  • 4 dl de natas
  • 2 dl de café fraco
  • 2 colheres (sopa) bem cheias de queijo mascarpone
  • 2 colheres (sobremesa) de whisky
  • Cacau em pó para polvilhar

Tiramisu TC-3 (Custom)Preparação:

Numa tigela, bata as natas com o queijo mascarpone, adicionando o açúcar aos poucos, até ficar um creme firme. Num prato largo, misture o whisky com o café.

Em taças, disponha camadas alternadas de palitos de champanhe passados pela mistura do café e de creme de mascarpone. Leve ao frio até ficar bem fresco.

Depois sirva polvilhado com cacau em pó e decorado a gosto.