Génio em todas as vertentes das artes, Leonardo da Vinci era um observador do mundo, onde nada escapava à sua curiosidade e tudo lhe convinha descobrir. A gastronomia não foi excepção e chegou mesmo a abrir um estabelecimento com o amigo Sandro Botticelli. Um fracasso comercial já que os pratos por ele apresentados, muito à base de vegetais, não fizeram sucesso.
Leonardo viria a crescer entre dois lares. Foi com o boçal, desleixado e comilão Accatabriga, o padrasto, que o enchia de doçarias e que lhe incutia as subtilezas de um forno de cozinha e o deixava modelar as peças de maçapão, entregues depois ao sol da Toscânia para endurecerem, que ele ganhou um fraco pelos doces e nutriu uma paixão pela comida que se manteriam constantes ao longo de toda a vida. Mais tarde e já na corte de Ludovico Sforza, o seu patrono, mentor das artes em Florença, que desenvolveu técnicas nas artes gastronómicas e inventou acessórios e ferramentas úteis para preparar e apresentar os banquetes faustosos da corte dos Sforza. Mas em dias normais, Da Vinci preferia as refeições preparadas por Battista, a sua cozinheira, que confeccionava os pratos vegetarianos que tanto apreciava.
Durante treze anos, foi mestre-de-cerimónias de Ludovico Sforza, o que implicava um conhecimento vasto, e muito próximo, dos assuntos de alimentação. Todavia, o número de referências à comida e à bebida nos cadernos de apontamentos de Leonardo conhecidos até hoje é, por assim dizer, pequeno mas bastante curioso.
Nota: Informação recolhida do livro “Notas de Cozinha de Leonardo Da Vinci”, de Shelagh e Jonathan Routh editado pela Althum.
RECEITA – Carne de vaca assada com legumes
- 1 hora e 30 minutos
- Fácil
- Económico
- 6 PESSOAS
Ingredientes:
- 1,200 kg de carne de vaca para assar
- 400 g de castanhas congeladas
- 300 g de couves-de-bruxelas
- 300 g de cebolinhas congeladas
- 1 molho espargos verdes
- 1 dente de alho
- 2,5 dl de azeite
- 1 dl de vinho branco
- 1 colher (chá) de mel
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- 1 colher (sopa) de cerefólio picado
- 1 colher (sopa) de cebolinho picado
- 1 folha de louro
- Pimentão-doce q.b.
- Sal e pimenta q.b.
Coloque a carne num tabuleiro e tempere-a com sal, 1,5 dl do azeite, o vinho branco, a folha de louro e um pouco de pimentão-doce. Depois leve ao forno pré-aquecido a 160ºC durante cerca de 1 hora, virando a carne a meio.
Entretanto, arranje os espargos e ferva-os em água temperada com sal durante 1 minuto. De seguida coza as couves-de-bruxelas na mesma água e deixe ferver durante 3 minutos.
Leve uma frigideira ao lume com 1 colher (sopa) do restante azeite, junte as castanhas e as cebolinhas, adicione o mel e deixe saltear um pouco até começar a caramelizar. Junte ao tabuleiro da carne e deixa assar mais 20 minutos.
Numa tigela, misture a salsa, o cerefólio, o cebolinho, o dente de alho picado finamente e o resto do azeite e tempere com sal e pimenta. Retire a carne do forno, deixe-a arrefecer um pouco, corte-a em fatias, disponha os legumes cozidos à volta, adicione o molho das ervas por cima da carne e sirva.
RECEITA – Polenta cremosa de ameixas secas e canela
- 25 minutos
- Fácil
- Económico
- 4 PESSOAS
Ingredientes:
- 150 g de açúcar
- 100 g de polenta (farinha de milho fina)
- 100 g de ameixas secas sem caroço
- 6 dl de leite
- 2 colheres (sopa) de rum ou conhaque
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
Deite o leite num tacho, junte a essência de baunilha e o açúcar, leve ao lume e deixe ferver.
Adicione o rum (ou conhaque) e a polenta e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo sempre, até ficar macio e absorver quase todo o leite.
Pique as ameixas, junte-as ao tacho, adicione também a canela e envolva. Deite para um prato fundo, deixe arrefecer e sirva polvilhado com mais um pouco de canela em pó.