Receitas com História – Napoleão Bonaparte

Gostos simples Dominou o mundo durante uns bons anos do século XVIII. Comandou exércitos, ganhou e perdeu batalhas. Foi imperador de França durante 10 anos, mas diz-se que tinha gostos simples no que toca a paladares gastronómicos. As suas preferências iam para o feijão, lentilhas ou massas italianas. Gostava de pão e molhos. Preferia comer à mão e só usava o garfo em casos excepcionais. Comia em 12 minutos, quando tinha convidados, e em 6 quando estava sozinho. Mas aconselhava os seus generais a receber bem os convidados. As suas mesas faziam furor, afinal durante 12 anos teve nas suas cozinhas o pasteleiro mais célebre da época e que revolucionou toda a cozinha francesa, Marie Antoine Carême. Na verdade, existem factos que relatam que Napoleão se esquecia de comer. Passava horas seguidas a trabalhar e nessas alturas só bebia café. No livro de Carson Ritchie “Comida e Civilização”, editado pela Assírio & Alvim, refere-se que com alguma frequência, gritava ao seu fiel Constant: “quero jantar agora mesmo”. E para respeitar a sua ordem, o cozinheiro (foram 11 empregados em 10 anos) fazia o que podia para lhe servir a refeição fora de horas. Existe um relato muito curioso, de um dia o cozinheiro ter decidido assar frangos sem parar. Assim existia a garantia de ter um pronto e quente a qualquer hora e algum havia de calhar na hora de Napoleão pedir. Napoleão gostava de pratos simples que lhe retemperassem as energias. Nos desjejuns, atracava-se com ovos fritos em manteiga, queijos curados e azeitonas temperadas. Nos incertos almoços ou jantares, devorava chouriço com lentilhas, crépinettes (carne embutida na membrana do porco), frangos assados ou cozidos e ragu de carneiro com massa.


RECEITAS – Guisado de feijão e lentilhas Guisado de Feijao e Lentilhas TC_004 (Custom)

  • 1 hora
  • Fácil
  • Económico
  • 4 PESSOAS

Ingredientes:

  • 200 g de lentilhas secas
  • 1 lata grande de feijão manteiga
  • 1 alho-francês
  • 1 cebola grande
  • 0,5 dl de azeite + 1 fio de azeite
  • Orégãos frescos q.b.
  • Sal e pimenta q.b.

Guisado de Feijao e Lentilhas TC_001 (Custom)Preparação: Lave as lentilhas, escorra-as e leve-as a cozer em água temperada com sal e o fio de azeite. Descasque a cebola e pique-a finamente. Arranje e corte o alho-francês em tiras e lave-as bem. Leve um tacho ao lume com o 0,5 dl de azeite, junte a cebola e deixe refogar, mexendo sempre, até que fique macia. Adicione o alho-francês, mexa e deixe saltear durante mais 2 minutos. Junte depois o feijão escorrido e as lentilhas cozidas, regue com um pouco do caldo de cozer as lentilhas de modo a ficar com bastante molho, rectifique os temperos e deixe cozinhar para apurar. Retire do lume e sirva decorado com orégãos frescos.


RECEITAS – Pasta com tomate à italiana Pasta com Tomate a Italiana TC_005 (Custom)

  • 1 hora
  • Fácil
  • Económico
  • 4 PESSOAS

Ingredientes:

  • 500 g de massa fresca (fettuccine ou tagliatelle)
  • 1 lata grande de tomate pelado
  • 1 cebola grande
  • 3 dentes de alho
  • 0,5 dl de azeite + 1 fio de azeite
  • Manjericão q.b.
  • Sal e pimenta ou piripiri q.b.

Pasta com Tomate a Italiana TC_002 (Custom)Preparação: Leve a cozer a massa fresca em água temperada com sal de acordo com as instruções da embalagem. Depois escorra, regue com o fio de azeite, mexa, deite num tabuleiro e deixe arrefecer. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho. Aqueça o 0,5 dl de azeite num tacho, junte a cebola e os alhos e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que fique douradinho. Junte o tomate pelado picado, tempere com sal e pimenta (ou piripiri) e deixe cozinhar durante 10 minutos. Retire do lume, adicione à massa, envolva bem e sirva com manjericão picado.

Partilhe:
Blog
Dicas e truques
5 receitas de bolos para o Natal
Clique nos links e descubra a nossa sugestão de 5 receitas de bolos para o Natal.
Receitas com bacalhau desfiado (5 sugestões)
Receitas com bacalhau desfiado para todos os fãs de bacalhau. 5 receitas fáceis de preparar ideais p...
5 receitas de sonhos para o Natal
Clique nos links e descubra a seleção de receitas deliciosas de sonhos que escolhemos para si! Cliqu...
7 receitas para o Natal
7 receitas para o Natal Clique nos links e descubra a nossa sugestão de 7 receitas para o Natal. Par...
Receitas de bolachas para o Natal
Receitas de bolachas para o Natal Bolachas de manteiga e chocolate Veja aqui a receita. Bolachas com...
8 receitas para a consoada
8 receitas para a consoada Bacalhau à espiritual Veja aqui a receita. Arroz de polvo Veja aqui a rec...
As receitas preferidas do Pai Natal e do Rodolfo
As receitas preferidas do Pai Natal e do Rodolfo Bolachas de Gengibre Veja aqui a receita. Bolo de C...
5 fritos de Natal
5 fritos de Natal Rabanadas Tradicionais Veja aqui a receita. Filhoses Veja aqui a receita. Azevias...
Bem-vindo ao mundo da teleculinária!
Queremos partilhar consigo todas as novidades, as melhores sugestões de receitas e fantásticas dicas para o ajudar na cozinha.

    Publicidade