Receitas com História – Fernando Pessoa
Foi filósofo, poeta, escritor, empresário, editor, comentador político, tradutor, inventor, astrólogo, publicitário, jornalista. Contou vidas que não viveu, escreveu cartas de amor “ridículas”, assinou com heterónimos como Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis, mas todos, em todo o mundo o conhecem pelo nome de baptismo, Fernando Pessoa.
Entre muitos ofícios, a escrita sempre foi a sua maior aliada, foi nela que encontrou respostas ao silêncio que sentia invadir a sua alma.
Não gostava particularmente de comer, mas todos os dias, sentava-se invariavelmente às 19 horas, na mesma mesa do Martinho da Arcada a comer a sopa do dia. Ali se juntavam os pensadores da época, os liberais, maçons, anarquistas, republicanos e Jacobinos. O seu velho amigo Mourão, preocupado com a sua saúde, inventou uns ovos estrelados com queijo, que lhe punha na mesa sem que ele pedisse.
Sobre os comeres escreveu em tempos, “Comamos, bebamos e amemos (sem nos prender sentimentalmente à comida, à bebida e ao amor, pois isso traria mais tarde elementos de desconforto)”.
Foi na sua adolescência, passada durante algum tempo, na África do Sul, que Pessoa apurou o paladar e descobriu temperos exóticos. Entre eles “curry”, do indiano “kand’hi” (molho), combinação de várias especiarias, talvez por isso um dos poucos pratos que apreciava, fosse galinha com molho curry.
Apesar de não saber nem estrelar um ovo, diz-se que de quando em vez apreciava cozido à portuguesa, pastéis de bacalhau, leite creme e arroz doce. Mas a dobrada à moda do Porto, parecia ser da sua predilecção, tanto, que lhe dedicou um poema, escrito segundo consta, no restaurante “Ferro de Engomar”, em Benfica. Sabores de Pessoa, entre continentes e letras…
Nota: Pesquisa feita através do blogue de Lecticia Cavalcanti, coordenadora do caderno Sabores da Folha de Pernambuco.
RECEITA – Galinha com molho curry
- 1 hora
- Fácil
- Económico
- 5 PESSOAS
Ingredientes:
- 1 galinha grande
- 1 maçã reineta
- 1 cebola grande
- 3 dentes de alho
- 50 g de coco ralado
- 4 dl de leite de coco
- 0,5 dl de azeite
- 2 colheres (sopa) de caril indiano em pó (curry)
- 1 folha de louro
- Salsa ou coentros q.b.
- Sal e pimenta q.b.
Arranje a galinha, corte-a em pedaços e tempere-os com sal e pimenta. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente.
Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte os pedaços de galinha e deixe cozinhar até ficarem bem douradinhos de ambos os lados. Adicione depois a cebola, os dentes de alho e a folha de louro e deixe cozinhar mais um pouco até que tudo fique douradinho. Regue com 5 dl de água, junte o caril e o leite de coco, mexa e deixe ferver.
Descasque e rale a maçã reineta, adicione ao tacho e deixe cozinhar até que o frango fique macio e o molho apuradinho. Junte então o coco ralado, deixe ferver um pouco para engrossar, retire do lume e sirva polvilhado com salsa ou coentros picados. Acompanhe com arroz branco.
Sugere quem sabe
Pode fazer esta receita com frango do campo.
RECEITA – Dobrada à moda do Porto
- 1 hora e 40 minutos
- Fácil
- Económico
- 7 PESSOAS
Ingredientes:
- 400 g de tripas (dobrada)
- 100 g de presunto
- 1 mão de vitela
- 1 orelha de porco
- 1/2 frango
- 1/2 salpicão
- 1 linguiça
- 3 latas grandes de feijão branco
- 2 cenouras
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 1 dl de polpa de tomate
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 folha de louro
- Grãos de pimenta q.b.
- Sal e piripiri q.b.
Arranje as carnes, lave muito bem a dobrada e escalde a orelha de porco e a mão de vitela em água a ferver. Depois leve a cozer todas as carnes e os enchidos em água temperada com sal, a folha de louro e grãos de pimenta. Vá retirando conforme forem ficando cozidas, corte tudo em pedaços e reserve-os. Passe o caldo pelo passador de rede e reserve também.
Descasque e lave as cenouras, a cebola e os dentes de alho, corte as cenouras em rodelas e pique a cebola e os alhos. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, adicione a cebola e os alhos e deixe refogar até que fique douradinho. Junte a polpa de tomate e as rodelas de cenoura, mexa e deixe cozinhar mais um pouco.
Adicione então as carnes, o feijão branco escorrido e um pouco do caldo da cozedura, retifique o sal, tempere com piripiri e deixe cozinhar até a cenoura ficar macia e o molho apurar bem. Retire do lume e sirva decorado a gosto e acompanhado com arroz branco.
> Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.
Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter, Pinterest e no Instagram
Já conhece os nossos livros e revistas em versão digital? Clique aqui para saber mais!