Clique nas setas

Prepare uma destas deliciosas receitas de carne no forno!

1. Entrecosto no forno com batata à padeiro

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora + tempo de temperar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje o entrecosto e disponha num tabuleiro.

2. Descasque, lave os dentes de alho e a cebola. Pique os dentes de alho e corte a cebola em meias-luas.

3. Num tabuleiro de forno ou pirex, junte o entrecosto, os dentes de alho, a cebola, o pimentão-doce, o presunto, a folha de louro, o vinho branco, sal e pimenta. Envolva tudo e deixe marinar durante cerca de 20 minutos.

4. Regue com o azeite e leve ao forno durante pré-aquecido a 180ºc, durante cerca de 20 minutos.

5. Descasque as batatas, corte-as em gomos, abra o forno e adicione-as ao tabuleiro. Leve novamente ao forno durante mais 35 minutos aproximadamente ou até que tudo fique assado. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

 

2. Carne de vaca estufada no forno com vinho do porto

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave as batatas, raspe-as com a faca e corte-a em gomos com a pele. Salpique-as com um pouco de sal grosso e reserve.

2. Descasque e pique a cebola e os alhos. Tempere a carne com os vinhos, o azeite, o alho, o colorau, o louro, o tomilho, sal e o picante em pó.

3. Coloque num tabuleiro a cebola, a manteiga, o tomate, a carne com a marinada e as batatas em volta. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, até cozinhar e a carne ficar macia, mexendo de vez em quando. Sirva salpicado com a salsa picada.

3. Peru assado no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e pique grosseiramente a cebola e os alhos. Tempere o peru com metade do azeite e do tomilho, o vinho, os alhos, sal e pimenta.

2. Descasque as cenouras e corte-as em rodelas. Lave as batatas e corte-as em rodelas com a casca. Tempere estes legumes com os restantes azeite e tomilho e um pouco de sal e pimenta.

3. Espalhe a cebola num tabuleiro, junte a carne e a marinada. À volta, disponha as batatas e as cenouras. Leve ao forno, a 180ºc, por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando.

4. Desligue o forno e deixe repousar por cerca de 10 minutos. Sirva o peru polvilhado com a salsa picada, acompanhando com as cenouras e as batatas assadas.

4. Entrecosto assado no forno com laranja

Veja aqui o video.

5. Pato recheado no forno

Veja aqui o video.

6. Lombo de porco no forno com cebolinhas novas e batatinhas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora e 10 minutos + tempo de marinar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque o lombo num tabuleiro e tempere-o com os dentes de alho picados, o vinho branco, a folha de louro, o pimentão-doce, o ramo de salsa, o caldo de carne desfeito, sal e piripiri. Envolva bem e deixe marinar durante 30 minutos.

2. Ligue o forno a 180 graus. Descasque as cebolinhas e as batatas, junte-as ao tabuleiro, regue com o azeite e adicione a margarina em pedacinhos sobre a carne. Leve depois ao forno durante 50 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho e com um pouco de água se começar a ficar muito seco. Vire a carne pelo menos uma vez.

3. Retire do forno e sirva a carne fatiada com as batatas e as cebolas.

7. Carne picada no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora e 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque as cebolas e os alhos, pique tudo, deite para um tacho, junte o louro e o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar douradinha. Adicione a carne picada e deixe cozinhar mexendo bem até a carne ficar douradinha.

2. Junte o tomate picado com o molho e os orégãos, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até a carne ficar quase sem molho.

3. Descasque as batatas, corte-as em cubos, leve-os a fritar em óleo quente até ficarem bem douradinhos, retire e deixe escorrer. Deite a carne cozinhada para um tabuleiro de louça ou pirex, rejeite o louro, espalhe em cima as batatas fritas e regue com o bechamel. Polvilhe com o pão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc durante 20 minutos. Sirva quente decorado a gosto.

8. Empadão de carne

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Prepare o puré: corte as batatas ao meio e coza-as, com a pele, em água temperada com sal. Prepare o recheio: retire a pele ao chouriço, corte 10 rodelas e reserve. Pique o restante na picadora, junte à carne e misture.

2. Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, adicione a cebola e os alhos e deixe refogar, em lume brando, até ficar bastante douradinho. Junte depois a mistura da carne e deixe cozinhar. Polvilhe depois com cominhos e um pouco de salsa picada, tempere com sal e pimenta, mexa bem e retire do lume.

3. Escorra as batatas, deixe-as amornar, retire-lhes a pele e passe-as pelo passe-vite. Deite o puré para uma tigela, junte a manteiga, tempere com noz-moscada, sal e pimenta e mexa. Adicione depois o leite morno e mexa bem até ficar homogéneo. Deite metade do puré num tabuleiro e espalhe por cima a mistura da carne.

4. Cubra a carne com o restante puré e alise. Pincele com a gema, previamente misturada com o leite, e faça uns riscos com um garfo. Decore com as rodelas de chouriço e leve ao forno, pré-aquecido a 200ºc, até ficar douradinho.

Comentários