Clique nas setas

1. Entrecosto frito com migas de batata à alentejana

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave os dentes de alho e lamine-os. Arranje o entrecosto e tempere com os dentes de alho, a massa de pimentão, o vinho branco sal e pimenta e deixe marinar durante 20 minutos.

2. Lave as batatas e a couve. Leve ao lume um tacho com água e sal, junte as batatas e a couve e deixe cozer. Depois retire e escorra. Retire a pele às batatas, coloque-as num prato e esmague-as com um garfo. Reserve.

3. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, junte o entrecosto e deixe cozinhar. Regue com a marinada e deixe cozinhar mais um pouco. Depois retire a carne e metade do molho. Junte a batata e a couve ao tacho, envolva muito bem e molde em forma de migas, como vê na foto. Acompanhe a carne com as migas e decore com os coentros.

2. Entrecosto no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave as batatas com a casca, coloque-as num tabuleiro, polvilhe-as com sal grosso e leve ao forno pré-aquecido a 180° C até que fiquem bem assadas.

2. Pré-aqueça o forno a 160° C. Coloque na picadora o azeite, os alhos descascados, o vinho, a massa de pimentão e o vinagre. Ligue para que fique tudo bem triturado.

3. Corte o entrecosto em tiras e barre-as com o preparado anterior. Tempere com sal e pimenta e leve ao forno por cerca de 25 minutos, virando a carne de vez em quando para que fique cozinhada de igual modo.

4. Sacuda o sal das batatas, pressione-as um pouco para abrirem e sirva-as como acompanhamento do entrecosto.

3. Entrecosto com couve

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte o entrecosto em pedaços e tempere-os com sal e pimenta. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, deixe aquecer, junte o entrecosto e deixe corar bem.

2. Junte as cebolas e o alhos picados, mexa e deixe saltear. Adicione depois o vinho branco e deixe fervilhar.

3. Corte a morcela e a couve em rodelas. Adicione tudo ao preparado anterior, acrescente um pouco de água até cobrir e deixe cozinhar cerca de 20 minutos. Retifique os temperos de sal e pimenta e sirva polvilhado com os coentros.

4. Entrecosto assado com espinafres e pirão

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de repousar
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Para o molho de tomate:
Para os espinafres:
Para o pirão:

Instruções:

1. Num almofariz, esmague os dentes de alho descascados com sal. Misture com um pouco de piripíri, o vinho branco, o louro e o colorau e esfregue bem o entrecosto com esta pasta. Faça-lhe uns golpes com uma faca e deixe repousar cerca de 2 a 3 horas.

2. Depois grelhe bem o entrecosto de ambos os lados (de preferência numa grelha de carvão). Retire e corte em pedaços.

3. Prepare o molho, misturando num tachinho o tomate, a cebola e o alho, picados, com o azeite, o óleo, sal e piripíri. Leve ao lume e deixe refogar, adicionando água se necessário. Prepare os espinafres: coza-os em água com sal. Aloure a cebola picada no azeite e no óleo, junte o tomate cortado em pedaços e os espinafres e deixe saltear bem.

4. Prepare o pirão: leve ao lume a água, deixe ferver, junte um pouco da farinha de milho misturada num pouco de água fria, mexa e deixe ferver novamente. Adicione a restante farinha e deixe cozinhar até formar uma papa. Sirva o entrecosto com o molho de tomate, os espinafres e o pirão.

5. Tiras de entrecosto com alho e coentros

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave os dentes de alho e esmague-os. Corte o entrecosto em pedaços pequenos, disponha-os numa tigela, tempere com a massa de pimentão, os dentes de alho, sal e pimenta e o vinho branco.

2. Lave e pique os coentros. Numa frigideira aqueça o azeite, junte a carne e deixe alourar em lume brando. Junte os coentros picados e deixe ferver. Retire e sirva a carne com fatias de pão a acompanhar ou com outro acompanhamento a gosto.

 

6. Arroz de entrecosto à minhota

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 35 minutos + tempo de marinar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje e corte o toucinho em pedaços pequenos e coloque numa tigela, junto com o entrecosto. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho, pique as cebolas e esmague os alhos. Tempere as carnes com a cebola, o alho, o louro, a salsa, o vinho tinto, o vinagre, o pimentão-doce, os cominhos, sal e pimenta e deixe a marinar de um dia para o outro.

2. No dia, escorra a carne e o toucinho e reserve a marinada. Leve ao lume um tacho com a banha e o azeite e deixe aquecer. Junte o entrecosto e o toucinho e deixe cozinhar até ficar coradinho. Junte a marinada e deixe ferver cerca de 2 minutos. Regue com a água, adicione o chouriço e deixe cozinhar mais um pouco, em lume brando.

3. Quando a carne estiver a meio da cozedura retire o chouriço. Deixe novamente levantar fervura, retifique os temperos e junte o arroz. Quando ferver deixe cozer mais 15 minutos em lume brando. Retire e sirva decorado com as rodelas de chouriço.

7. Arroz de entrecosto com favas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte o entrecosto em pedaços e deite-os para uma tigela. Tempere-os com o colorau, os alhos picados, sal, pimenta, a folha de louro e o vinho tinto, misture, tape e deixe marinar no frio de um dia para outro.

2. No dia, escorra a carne e reserve a marinada. Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte a carne e deixe cozinhar até ficar douradinha, mexendo de vez em quando. Adicione as cebolas picadas e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Junte depois a marinada, mexa, tape e deixe cozinhar, em lume brando, até a carne começar a ficar macia.

3. Adicione então 1 L de água, deixe ferver, junte o arroz, mexa e deixe ferver novamente. Junte as favas lavadas, rectifique o sal e deixe cozinhar durante 20 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do lume e sirva quente.

8. Entrecosto assado no forno com batatinhas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de marinar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita, arranje o entrecosto, corte-o em pedaços em coloque-os numa tigela.

2. À parte, misture a massa de pimentão, o vinho branco, o sumo de laranja, o sumo de limão, os dentes de alho picados, a folha de louro partida e tempere com sal e pimenta. Junte esta mistura ao entrecosto, envolva bem e deixe marinar durante 1 hora.

3. Ligue o forno a 170 graus. Disponha o entrecosto num tabuleiro de forno com metade da marinada, regue-o com o azeite e leve ao forno durante 15 minutos.

4. Descasque e lave as batatas, corte-as em quartos, junte-os ao tabuleiro da carne, rectifique de sal e pimenta, envolva e deixe cozinhar aproximadamente 30 minutos, mexendo de vez em quando para que fique com uma assadura uniforme. Se necessário, vá regando com o resto da marinada.

5. Quando estiver cozinhado, retire do forno e sirva polvilhado com salsa picada a gosto. Pode acompanhar com salada e gomos de laranja.

9. Entrecosto agridoce

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos + tempo de repousar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

PARA O MOLHO AGRIDOCE

Instruções:

1. Tempere o entrecosto inteiro com sal e pimenta, coloque-o num tabuleiro e deixe repousar durante 50 minutos.

2. Ligue o forno a 180 graus. Regue o entrecosto com o azeite e leve ao forno durante 15 minutos. Depois pincele-o com cerca de metade do molho agridoce e deixe assar mais 45 minutos, pincelando-o de vez em quando com o molho do tabuleiro.

3. Retire o entrecosto, corte-o em pedaços, pincele-os com o resto do molho agridoce e sirva decorados a gosto e acompanhados com batatinhas salteadas.

4. PARA O MOLHO AGRIDOCE: Deite o ketchup num tacho e junte o açúcar, a farinha maisena, a água e o vinagre de vinho branco. Tempere com sal, mexa bem e leve ao lume, mexendo sempre até ferver. Retire do lume e deixe arrefecer. Depois basta servir.

10. Migas com entrecosto

Veja aqui o video.

11. Comentários