Clique nas setas

1. Tabuleiro de pasta de atum

Tabuleiro de pasta de atum

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque as cebolas e os alhos, corte as cebolas em lâminas e pique um dente de alho. Corte o pimento e a courgette em tiras. Corte também o bacon em tiras e os tomates ao meio.

2. Leve ao lume um tacho com água, tempere com sal, pimenta, um fio de azeite e o restante dente de alho esmagado. Assim que ferver, junte o macarrão e deixe cozer durante 8 minutos. Retire e escorra.

3. Noutro tacho à parte, coloque um fio de azeite, leve ao lume e refogue a cebola e o alho picados, juntamente com o bacon. Quando ganhar cor, junte o pimento e a courgette e regue com o vinho branco.

4. Adicione, de seguida, o atum escorrido e envolva muito bem. Junte as natas e o queijo, mexa para ligar tudo e polvilhe com orégãos.

5. Misture o preparado anterior com o macarrão, coloque num tabuleiro, espalhe por cima o tomate e leve a gratinar no forno, a 180ºc, durante 15 minutos.

2. Soufflé de peixe em tabuleiro

soufflé de peixe em tabuleiro

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte um tabuleiro de louça com manteiga. Coza o peixe em água com sal, depois escorra-o e reserve. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho.

2. Leve ao lume um tacho com o azeite, junte a cebola e os dentes de alho e deixe refogar mexendo de vez em quando. Junte depois a farinha, mexendo sempre e o leite em fio. Deixe cozinhar mexendo de vez em quando até engrossar.

3. Separe as claras das gemas. Numa tigela à parte bata as gemas e junte ao preparado anterior em fio, mexendo sempre. Retire do lume, junte o peixe desfiado, a salsa picada e a noz-moscada. Retifique os temperos e envolva. Por fim bata as claras em castelo e misture delicadamente no preparado. Verta para o tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 200ºc cerca de 30 minutos. Retire e sirva a gosto.

 

3. Tabuleiro de lacinhos

tabuleiro de lacinhos

Veja o video.

4. Batatas à bolonhesa

batatas à bolonhesa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Retire a pele ao chouriço, corte-o ao meio, reserve metade e pique finamente a restante juntamente com a cebola e os alhos. Deite para um tacho com o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar douradinha.

2. Adicione a carne picada e deixe cozinhar até ficar bem solta, mexendo de vez em quando.

3. Junte o tomate pelado, com o respetivo molho, e o vinho branco e mexa bem. Deixe cozinhar até obter um molho cremoso. No final, retifique o sal e tempere com uma pitada de pimenta.

4. Descasque as batatinhas e coza-as em água temperada com sal, durante 20 minutos. Corte o resto do chouriço em rodelas e aloure-as numa frigideira, sem adicionar gordura. Escorra as batatas, junte-as ao tacho da carne, mexa bem e verta para um tabuleiro. Decore com as rodelas de chouriço e a salsa picada e sirva.

5. Receita de tabuleiro de peixe

Receita de tabuleiro de peixe

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve a cozer o peixe em água temperada com sal. Descasque e lave as batatas, corte-as em pedaços, leve-os também a cozer, escorra, passe pelo passevite e deite numa tigela. Retire a pele e as espinhas ao peixe, lasque-o finamente e junte ao puré de batata.

2. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho, pique os dentes de alho e corte as cebolas e meias luas. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, adicione depois a cebola e os alhos, tempere com sal a pimenta e deixe refogar até que fique bem macio, junte também à tigela e envolva muito bem.

3. Deite o preparado anterior num tabuleiro de louça ou pirex, regue com o bechamel, polvilhe com pão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até que fique douradinho. Retire do forno e sirva polvilhado com salsa picada. Pode acompanhar com salada.

 

6. Massada de tabuleiro

Massada de tabuleiro

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque as cenouras, corte-as em cubinhos, coza-as em água com sal, retire e escorra bem.

2. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Num tacho ao lume, aqueça o azeite, junte a cebola e os alhos e deixe cozinhar até que fique douradinho. Adicione depois a carne picada, tempere com cominhos, sal e pimenta, mexa e deixe cozinhar até ganhar cor. Retire do lume e reserve.

3. Leve a massa a cozer em água temperada com sal até que fique ”al dente”, retire-a, passe-a por água e deixe escorrer bem. Dissolva a farinha num pouco do leite, leve o restante leite ao lume num tacho com a manteiga, tempere com noz-moscada, sal e pimenta e deixe ferver. Adicione depois a farinha dissolvida, mexa sempre até engrossar, retire do lume e reserve.

4. Deite a mistura da carne numa tigela grande, junte a massa cozida, as ervilhas e a cenoura, envolva cuidadosamente e deite num tabuleiro de louça ou pirex. Regue com o molho que preparou, polvilhe com um pouco de queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180° C até que fique bem quente e douradinho. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

7. Lombo de porco no forno com cebolinhas novas e batatinhas

lombo de porco no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos + tempo para marinar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque o lombo num tabuleiro e tempere-o com os dentes de alho picados, o vinho branco, a folha de louro, o pimentão-doce, o ramo de salsa, o caldo de carne desfeito, sal e piripiri. Envolva bem e deixe marinar durante 30 minutos.

2. Ligue o forno a 180 graus. Descasque as cebolinhas e as batatas, junte-as ao tabuleiro, regue com o azeite e adicione a margarina em pedacinhos sobre a carne. Leve depois ao forno durante 50 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho e com um pouco de água se começar a ficar muito seco. Vire a carne pelo menos uma vez.

3. Retire do forno e sirva a carne fatiada com as batatas e as cebolas.

8. Bacalhau no forno com pão de centeio

bacalhau-no-forno-com-pao-de-centeio

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com o azeite, o louro, o tomilho, as cebolas e os alhos cortados em rodelas e deixe refogar um pouco. Retire do lume e tempere com sal e pimenta.

2. Corte o pão em pedaços, triture-o e misture-lhe 2 colheres (sopa) do azeite do refogado.

3. Disponha numa travessa de forno um pouco da cebolada. Coloque os lombos de bacalhau por cima e cubra-os com a restante cebolada. Espalhe por cima o pão triturado e distribua algumas azeitonas. Leve ao forno, pré-aquecido a 190ºc, por cerca de 20 minutos. Sirva de imediato com mais fatias de pão.

9. Bacalhau em camadas no forno

bacalhau em camadas no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave as batatas, corte-as ao meio e coza-as em água temperada com sal. Depois deixe arrefecer, escorra e passe as batatas pelo passe-vite. Junte a manteiga, o leite, envolva, tempere com sal, pimenta e noz-moscada e reserve.

2. Noutro tacho, coloque o azeite, as cebolas e os dentes alho picados. Leve ao lume, deixe refogar um pouco até a cebola alourar, adicione o bacalhau desfiado e o tomate picado sem pele e sementes, tempere com sal e pimenta e mexa.

3. Num tabuleiro de loiça, coloque uma camada de puré, outra do preparado do bacalhau, outra de puré. Repita a operação até terminar os ingredientes. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºc durante cerca de 15 minutos. Por fim, polvilhe com queijo ralado e deixe gratinar cerca de 5 minutos.

Comentários