Clique nas setas

1. Bacalhau à padeiro

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 2 horas
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coza o bacalhau, escorra-o e lasque-o rejeitando peles e espinhas. Descasque as cebolas, as cenouras e os alhos, corte as cebolas e meias luas finas, rale as cenouras e pique os alhos. Corte as carcaças em pedaços, deite-os para uma tigela e regue com leite morno.

2. Deite os alhos para um tacho, junte o azeite, leve ao lume, deixe aquecer, adicione a cebola, mexa e deixe cozinhar até a cebola ficar transparente. Junte a cenoura ralada, mexa e deixe cozinhar, em lume brando, até a cenoura ficar cozida. Adicione depois o bacalhau, misture bem, junte o pão ligeiramente espremido, misture, rectifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta acabada de moer e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo de vez em quando.

3. Prepare o creme: leve um tacho ao lume com a margarina, deixe derreter, junte a farinha, mexa bem e junte o leite quente, aos poucos e mexendo sempre até ficar um creme liso. Tempere com sal, pimenta e a pitada de noz-moscada, retire do lume, junte as gemas e mexa bem. Adicione metade deste creme à mistura do bacalhau e mexa bem.

4. Deite a mistura anterior para um tabuleiro de louça ou pirex e espalhe. Bata as claras em castelo, junte-as ao resto do creme, envolva delicadamente, deite sobre o bacalhau e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc até ficar douradinho. Retire e sirva polvilhado com salsa picada.

2. Mousse de iogurte

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 25 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Triture as bolachas na picadora até ficarem em pó. Demolhe as folhas de gelatina em água fria.

2. Deite os iogurtes numa tigela e bata até ficarem bem cremosos. Numa tigela à parte, bata as natas em chantilly bem firme, adicionando o açúcar em pó aos poucos e batendo sempre. Junte o iogurte batido e envolva suavemente.

3. Escorra então as folhas de gelatina, leve-as a derreter no microondas sem deixar ferver e adicione ao preparado anterior, mexendo suavemente. Num tabuleiro de louça ou pirex, disponha em camadas alternadas este creme e a bolacha e leve ao frio até ficar firme. Depois sirva bem fresco e decorado a gosto.

 

3. Tecolameco

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque o açúcar num tacho, juntamente com a água e o pau de canela. Leve ao lume e deixe ferver, até obter ponto de pérola.

2. Retire do lume, elimine o pau de canela e adicione a farinha de amêndoa, a manteiga e a banha. Misture e leve novamente ao lume, até engrossar.

3. Retire do lume, deixe arrefecer e adicione os ovos e as gemas. Envolva tudo até ficar bem ligado.

4. Deite o preparado numa forma untada com manteiga e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, por cerca de 40 minutos. Retire, deixe arrefecer, desenforme e sirva, polvilhado com canela em pó.

4. Bolo de bolacha tradicional

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Disponha numa tigela a manteiga, o açúcar em pó, 2 colheres (sopa) bem cheias de café bem forte e as gemas. Bata muito bem até ficar um creme fofo e bem ligado. Reserve.

2. Num prato de servir disponha camadas alternadas de bolachas demolhadas em café e creme de manteiga, sendo que a última camada deve ser de creme.

3. Leve ao frio até solidificar. Depois retire, polvilhe com a bolacha ralada e sirva decorada a gosto.

5. Salame de chocolate

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 30 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Para esta receita de salame de chocolate, esmague as bolachas e deite-as para um tigela. Junte o chocolate em pó, o açúcar, a manteiga e o ovo batido e misture tudo muito bem até obter uma massa moldável.

2. Molde a mistura em forma de salame e enrole em papel de alumínio. Leve ao frio ate ficar com consistência bem dura e que se possa cortar sem desfazer.

3. Sirva o salame de chocolate corado em rodelas, sem o papel de alumínio e decorado a gosto.

6. Francesinha à moda do Porto

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 2 pessoas

Ingredientes:

Para o molho;

Instruções:

1. Para começar esta receita, prepare o molho: descasque a cebola, pique-a grosseiramente, deite para um tacho, junte a margarina e o louro, leve ao lume e deixe cozinhar até ficar douradinha. Adicione a polpa de tomate, o caldo de carne e a cerveja e deixe ferver. Dissolva a farinha maisena num pouco de leite e junte ao tacho, em fio e mexendo sempre. Rectifique o sal, tempere com picante, mexa, junte o brandy e o Vinho do Porto e deixe ferver. Passe pelo passador de rede e leve de novo ao lume brando para aquecer.

2. Corte as salsichas ao meio, depois novamente ao meio no sentido do comprimento e tempere-as com sal e pimenta. Corte também as linguiças da mesma maneira. Tempere igualmente os bifes com sal e pimenta. Grelhe os bifes, as salsichas e a linguiça a gosto.

3. Torre ligeiramente as fatias de pão e distribua duas fatias por dois pratos. Cubra com uma fatia de fiambre, junte depois o bife e coloque outra fatia de pão. Adicione então a salsicha e a linguiça, cubra com uma fatia de queijo e o restante pão. Junte então três fatias de queijo por cima de cada conjunto, leve ao forno a 200°C até derreter, retire e sirva quentes regadas com o molho.

7. Cheesecake com frutos vermelhos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite o açúcar para um tacho, junte os frutos vermelhos, misture, leve ao lume brando mexendo de vez em quando até obter uma consistência de doce, retire do lume e reserve. Ponha a gelatina a demolhar em água fria. Triture as bolachas.

2. Derreta a manteiga em banho-maria, junte-lhe a bolacha triturada e envolva bem. Forre uma forma de fundo amovível com papel vegetal, junte o preparado da bolacha e pressione e alise bem com a ajuda de uma colher. Leve ao frigorífico. Deite o leite condensado para uma tigela. Escorra as folhas de gelatina, derrete-as no microondas, sem deixar ferver, e junte-as em fio ao leite condensado batendo sempre.

3. Bata as natas em chantilly, adicione o queijo ricotta esmagado, bata bem… e junte depois o preparado do leite condensado batendo sempre.

4. Retire a forma do frigorífico, verta-lhe a mistura anterior e leve novamente ao frigorífico até solidificar. Na hora de servir, desenforme e regue com o molho de frutos vermelhos que preparou.

8. Sobremesa de Verão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Separe as gemas das claras. Deite para um tacho o leite, a farinha maisena, o açúcar, a essência de baunilha e as gemas e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, escorra as folhas de gelatina, junte ao preparado e mexa bem. Deixe arrefecer.

2. Deite as claras numa tigela, bata-as bem em castelo e envolva depois no preparado anterior. Bata as natas em chantilly firme.

3. Coloque o preparado em taças individuais ou numa grande, verta por cima as natas batidas e regue com o molho topping ou com a compota. Sirva fresco e decorado a gosto.

 

9. Semifrio de bolacha com iogurte

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água. Numa tigela, deite os iogurtes e o leite condensado e mexa.

2. Adicione depois as folhas de gelatina previamente derretidas, em fio e mexendo sempre. À parte, bata as natas em chantilly e junte à mistura, envolvendo suavemente.

3. Unte uma forma de fundo amovível com um pouco de óleo e disponha-lhe camadas alternadas do creme anterior e de bolachas previamente demolhadas em café açucarado, sendo que a última camada deve ser de creme. Leve ao frigorífico até que fique bem solidificado.

4. Deite, num tacho pequeno, as gemas, a água e o açúcar, mexa com umas varas e leve depois ao lume brando, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume, coloque de imediato numa tigela e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando. Desenforme o semifrio, regue-o com o creme de ovos e sirva-o.

10. Tarte de Coco Rapidinha

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180 graus. Forre uma tarteira alta com a massa quebrada, apare e pique o fundo com um garfo.

2. Deite o leite condensado para uma tigela, junte os ovos e mexa bem. Adicione o iogurte e o açúcar baunilhado e mexa novamente. Acrescente então o coco ralado, misture bem, verta na tarteira e leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até ficar bem cozida e douradinha.

3. Retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme, deixe arrefecer totalmente e sirva decorado a gosto. Pode polvilhar com coco ralado ou açúcar em pó.

Comentários