Clique nas setas

Estas foram as receitas mais vistas de junho de 2018 🙂 Apontou tudo?

1. Bolo de bolacha tradicional

Receita de bolo de bolacha tradicional

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Disponha numa tigela a manteiga, o açúcar em pó, 2 colheres (sopa) bem cheias de café bem forte e as gemas. Bata muito bem até ficar um creme fofo e bem ligado. Reserve.

2. Num prato de servir disponha camadas alternadas de bolachas demolhadas em café e creme de manteiga, sendo que a última camada deve ser de creme.

3. Leve ao frio até solidificar. Depois retire, polvilhe com a bolacha ralada e sirva decorada a gosto.

2. Rapidinha de bacalhau

Rapidinha de bacalhau

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo de demolhar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe atempadamente o bacalhau. No dia, leve-as a cozer, juntamente com os ovos lavados e deixe ferver durante 12 minutos. Coloque os ovos numa tigela com água fria. Deixe amornar o bacalhau e lasque-o rejeitando peles e espinhas.

2. Lave as batatas, corte-as ao meio e leve-as a cozer com a pele na mesma água de cozer o bacalhau. Depois escorra-as, deixe-as amornar, retire-lhes a pele, passe-as pelo passevite, deite numa tigela, junte o leite quente, tempere com sumo de limão a gosto, noz-moscada, sal e pimenta e mexa bem.

3. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias luas e pique os alhos. Leve o azeite ao lume num tacho, deixe aquecer, junte depois a folha de louro, a cebola e os alhos e deixe refogar até ficar douradinho. Retire do lume, adicione o bacalhau, rectifique os temperos e envolva.

4. Num tabuleiro de louça ou pirex, espalhe o puré de batata e junte por cima a mistura do bacalhau. Descasque os ovos cozidos, corte-os em rodelas, disponha-as por cima e leve ao forno pré-aquecido a 200ºc até ficar douradinho. Retire do forno, polvilhe com coentros picados e sirva.

3. Doce para lá de bom

Doce para lá de bom

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Comece por triturar as bolachas e reserve. Leve ao lume as gemas com o leite condensado e o leite, mexendo até obter um creme. Retire e reserve.

2. Bata as natas com 2 colheres (sopa) do açúcar. À parte, bata as claras em castelo, com o restante açúcar, e, depois, envolva-as com as natas.

3. Numa taça de vidro, disponha, alternadamente, o creme de leite condensado, as bolachas trituradas e a mistura de natas e claras. Leve ao frio, até ficar bem fresco, e sirva.

4. Bolo de maçã e caramelo

Bolo de maçã e caramelo

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 50 minutos
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume uma frigideira com 300 g do açúcar até ficar em caramelo claro. Deite numa forma, rode de modo a que fique bem coberta com caramelo e deixe arrefecer.

2. Ligue o forno a 180 graus. Descasque as maçãs corte-as ao meio, retire-lhes as pevides e corte-as em meias luas finas. Espalhe-as dentro da forma de modo a que fiquem bem acamadas.

3. Numa tigela, bata a margarina com o restante açúcar até ficar um creme e junte os ovos, um a um e batendo sempre. Adicione a raspa e o sumo da laranja, a farinha e o fermento e bata bem. Verta na forma sobre a maçã e leve ao forno durante 40 minutos. Retire, desenforme, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.

5. Bolo pudim

bolo pudim

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 15 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Para o bolo:
Para o pudim:

Instruções:

1. Leve ao lume o açúcar para caramelo com 50 ml de água e deixe ferver, até obter um caramelo. Deite numa forma e agite-a, para que se espalhe pelo fundo. Reserve.

2. Misture bem os restantes ingredientes indicados para o pudim e deite na forma. Reserve.

3. Prepare o bolo: bata os ovos, até ficarem esbranquiçados e fofos, juntando, aos poucos, o açúcar. Peneire a farinha com o cacau e envolva no preparado anterior.

4. Deite a massa na forma, sobre o pudim, e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, em banho-maria, durante 50 minutos. Retire do forno, deixe amornar e desenforme.

6. Arroz cremoso

arroz doce cremoso

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este arroz doce, deite a água para um tacho, junte a manteiga, a pitada de sal, a casca de limão e o pau de canela, leve ao lume e deixe começar a ferver. Junte o arroz e deixe cozer, mexendo de vez em quando, até que fique quase sem água.

2. Num tacho à parte, aqueça o leite. Vá depois adicionando o leite ao tacho do arroz, aos poucos e mexendo de vez em quando, e deixe cozer o arroz até ficar macio e bem cremoso. Junte depois o açúcar, mexa e deixe ferver mais 5 minutos.

3. Numa tigela, bata as gemas, adicione um pouco do arroz do tacho, mexendo até ficar morno. Adicione depois ao tacho mexendo sempre, retire do lume, rejeite a casca de limão e o pau de canela, verta para uma tigela e deixe arrefecer. Na hora de servir, polvilhe com canela.

7. São Marcos

São Marcos

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 30 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Para o doce de ovos:

Instruções:

1. Prepare o bolo: bata os ovos com o açúcar, até obter uma massa volumosa e esponjosa. Com uma espátula, envolva a farinha na massa. Deite numa forma retangular, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha, e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, por cerca de 20 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme.

2. Com uma faca de serrilha, abra o bolo ao meio, obtendo assim duas partes. Coloque uma delas no fundo de uma forma de aro amovível e reserve a outra.

3. Prepare o recheio: demolhe a gelatina em água fria e, depois, derreta-a num pouco de água, no micro-ondas ou em banho-maria. Adicione o leite condensado e a baunilha e envolva bem. À parte, bata as natas em chantili firme e incorpore, cuidadosamente, no preparado anterior. Deite na forma, sobre o bolo, e leve ao frio a solidificar. Nessa altura, cubra com a outra parte do bolo e reserve no frigorífico.

4. Prepare o doce de ovos: leve ao lume o açúcar com 3 colheres (sopa) de água até obter uma calda. Reserve. Bata ligeiramente as gemas e adicione-lhes a calda em fio, mexendo sempre. Deite no tacho e leve ao lume até engrossar um pouco. Retire, deixe arrefecer e verta sobre a camada superior de bolo, espalhando uniformemente. Leve ao frio até prender.

5. Cubra depois com caramelo líquido, espalhando cuidadosamente, para que os preparados não se misturem. Leve novamente ao frio até ao momento de servir.

8. Salame de chocolate

Salame de chocolate

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 30 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Para esta receita de salame de chocolate, esmague as bolachas e deite-as para um tigela. Junte o chocolate em pó, o açúcar, a manteiga e o ovo batido e misture tudo muito bem até obter uma massa moldável.

2. Molde a mistura em forma de salame e enrole em papel de alumínio. Leve ao frio ate ficar com consistência bem dura e que se possa cortar sem desfazer.

3. Sirva o salame de chocolate corado em rodelas, sem o papel de alumínio e decorado a gosto.

9. Tarte gelada de bolacha

Tarte gelada de bolacha

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de congelador
Doses: 12 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Comece por triturar as bolachas até ficarem em pó. Reserve. Bata as claras em castelo, juntando aos poucos 8 colheres (sopa) do açúcar, até ficarem firmes.

2. Bata as natas em chantili com o restante açúcar. Junte-o às claras e envolva tudo muito bem.

3. Numa forma de aro amovível, intercale camadas de creme com camadas de bolacha moída, começando e terminando com a bolacha. Leve ao congelador até solidificar e sirva.

10. Delícia encharcada de coco

Delicia encharcada de coco

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 30 minutos + tempo para arrefecer
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Para a massa:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180°C e barre uma forma de abrir com margarina. Prepare a massa: deite a farinha para uma tigela, junte o açúcar, o fermento, o ovo e a margarina amolecida e misture muito bem. Verta na forma, espalhe e pressione bem com a ajuda de uma colher.

2. Faça o creme: deite o leite no liquidificador, adicione a farinha maisena, 1 lata de leite condensado, a margarina derretida e o coco ralado, ligue e deixe bater bem. Deite em cima da massa na forma e leve ao forno durante 50 minutos.

3. Retire do forno, deixe arrefecer muito bem, desenforme, regue com o restante leite condensado, polvilhe com coco ralado e sirva. Pode levar ao frigorífico para ficar bem fresco.

 

11. Comentários