Receitas para todos os gostos!

Clique nas setas

1. Salame de chocolate enformadoSalame de chocolate enformado

São receitas para todos os gostos! Desde a doces como o salame de chocolate enformado a pastéis de bacalhau 🙂 Veja as nossas sugestões.

Comecemos então pelo salame de chocolate enformado. Veja aqui o video.

2. Pão recheado com bacalhau e espinafresPão recheado com bacalhau e espinafres

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coza o bacalhau em água, escorra-o, deixe-o amornar, rejeite-lhe as peles e as espinhas e lasque-o. Corte uma ”tampa” ao pão e retire-lhe o miolo, deixando o pão inteiro

2. Descasque e pique as cebolas e os dentes de alho, deite-os num tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe refogar até começar a ficar douradinho. Adicione o bacalhau e os espinafres, envolva, e deixe cozinhar até os espinafres ficarem macios. Junte metade do miolo do pão, acrescente um pouco de água se necessário, tempere com sal e pimenta e mexa bem até ficar tipo uma açorda.

3. Adicione um pouco de coentros picados, misture, recheie o pão com este preparado e sirva quente. Se gostar, junte ovos escalfados ou estrelados por cima.

 

3. SerraduraSerradura

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Para o Creme de Ovos

Instruções:

1. Para confeccionar esta serradura, triture as bolachas e reserve. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Leve ao lume um tacho com as gemas, a água e o açúcar, mexa e deixe engrossar, sem ferver. Depois retire, verta para uma tigela e deixe arrefecer.

2. Em tigelas separadas bata as natas em chantilly firme e as claras em castelo. Junte as claras e as natas, adicione o leite condensado e envolva delicadamente. Escorra as folhas de gelatina e leve-as a derreter no micro-ondas sem deixar ferver, envolvendo depois no preparado anterior.

3. Disponha camadas alternadas do creme de ovo, do creme branco e de bolacha triturada, finalizando com creme de ovos. Decore a gosto e sirva.

 

4. Pastéis de bacalhauPastéis de bacalhau

Veja aqui o video.

5. Mousse de iogurteMousse de iogurte

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Triture as bolachas na picadora até ficarem em pó. Demolhe as folhas de gelatina em água fria.

2. Deite os iogurtes numa tigela e bata até ficarem bem cremosos. Numa tigela à parte, bata as natas em chantilly bem firme, adicionando o açúcar em pó aos poucos e batendo sempre. Junte o iogurte batido e envolva suavemente.

3. Escorra então as folhas de gelatina, leve-as a derreter no microondas sem deixar ferver e adicione ao preparado anterior, mexendo suavemente. Num tabuleiro de louça ou pirex, disponha em camadas alternadas este creme e a bolacha e leve ao frio até ficar firme. Depois sirva bem fresco e decorado a gosto.

6. Arroz de frango do campo com farinheiraarroz de frango do campo com farinheira

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Rejeite peles e ossos ao frango e desfie-o. Passe o molho de cozinhar o frango pelo passador de rede, deite para um tacho, junte mais água até perfazer 1 l de caldo, rectifique o sal, leve ao lume e deixe ferver.

2. Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Noutro tacho, aqueça o azeite, adicione a cebola e os alhos e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que fique douradinho. Junte depois o arroz, envolva bem, regue com o caldo quente, mexa, tape e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc durante 20 minutos. Retire do forno.

3. Rejeite a pele à farinheira, pique-a finamente com a faca, adicione ao tacho do arroz, junte também a raspa da casca e o sumo da laranja e misture muito bem com um grafo grande. Adicione então o frango desfiado, misture muito bem novamente, deite num tabuleiro ou em recipientes individuais e sirva decorado a gosto.

7. Bolachas de manteigabolachas de manteiga

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Verta para uma tigela o açúcar e as gemas e bata bem durante 2 minutos. Junte o ovo e a farinha peneirada com o fermento, aos poucos, batendo cuidadosamente. Adicione a manteiga amolecida e bata até ficar bem envolvido.

2. Molde pequenas bolinhas com a massa e disponha-as bem separadas umas das outras, num tabuleiro forrado com papel vegetal, depois achate-as e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc cerca de 15 minutos. Retire e sirva a gosto.

8. Sopa de peixesopa de peixe

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com 1,5 l de água, tempere com sal e junte o peixe. Deixe cozer e escorra-o, aproveitando o caldo da cozedura. Deixe arrefecer o peixe, retire peles e espinhas e desfie-o.

2. Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os. Num tacho aqueça o azeite, junte a cebola e os alhos e deixe refogar, sem alourar. Junte o tomate em pedaços e deixe reduzir um pouco.

3. Junte depois a água da cozedura do peixe coada e quando começar a ferver acrescente o mexilhão. À parte dissolva a sopa instantânea de marisco num pouco de água e junte ao caldo.

4. Adicione por fim o peixe desfiado, o piripíri e os coentros. Deixe levantar fervura, retifique os temperos e sirva.

9. Bolo de ananás com iogurteBolo de ananás com iogurte

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de bolo, unte uma forma com margarina e forre-a com papel vegetal. Escorra as rodelas de ananás, reserve a calda, e disponha-as no fundo da forma, sem as sobrepor.

2. Numa tigela, bata bem o iogurte com o açúcar, os ovos e 1 dl da calda de ananás. Junte depois a farinha misturada com o fermento, bata novamente muito bem e verta para a forma.

3. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante aproximadamente 50 minutos ou até que fique cozido. Retire depois o bolo do forno, fure-o com um espeto de madeira, regue-o com o iogurte líquido ainda quente e deixe absorver. Desenforme e sirva em fatias decoradas a gosto ou como vê na foto.

10. Esparguete à bolonhesareceita de esparguete à bolonhesa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque a cenoura e corte-a em meias-luas. Lave o alho- -francês, escorra e pique. Descasque e pique também as cebolas e dois dentes de alho.

2. Coloque o azeite num tacho, leve ao lume, junte a carne picada e deixe saltear, mexendo bem. Retire e reserve.

3. No mesmo tacho, coloque as cebolas, os dentes de alho e o alho-francês, leve ao lume e deixe refogar bem. Refresque com o vinho branco e acrescente a folha de louro e a polpa de tomate. Deixe ferver ligeiramente e depois junte a carne e a cenoura. Retifique o sal e adicione um pouco de pimenta e picante a gosto.

4. Coza a massa em água a ferver temperada com sal, pimenta e o restante dente de alho esmagado. Escorra, envolva com a carne, polvilhe com os oregãos e sirva.

> Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

Já conhece os nossos livros e revistas em versão digital? Clique aqui para saber mais!