Clique nas setas

1. Arroz de polvo

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1h e 20 minutos 
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje o polvo e leve-o a cozer em água com a cebola, os alhos descascados e a folha de louro lavada. Depois de cozido, tempere com sal se necessário e deixe repousar um pouco.

2. Leve um tacho ao lume com o azeite, a polpa de tomate, cebola e alho guloso e o pimento cortado em cubinhos sem sementes e peles brancas e deixe refogar ligeiramente. Acrescente a água de cozer o polvo e mais água até perfazer 1,2 L e deixe começar a ferver. Adicione o arroz e deixe cozinhar durante 15 minutos, mexendo de vez em quando.

3. Junte o polvo cortado em pedaços, rectifique os temperos e a quantidade de água de modo a ficar com molho e deixe ferver mais uns minutos. Retire do lume e sirva com coentros picados e cebolinho.

2. Pernas de polvo com batata doce e cebola roxa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1h e 15 minutos 
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve a cozer o polvo em água com a cebola lavada e as folhas de louro até ficar macio. Depois tempere com sal se necessário, deixe repousar um pouco, escorra, corte as pernas como vê na foto e reserve.

2. Descasque e lave as cebolas roxas e os alhos, corte as cebolas em meias luas e pique os alhos. Leve ao lume um tacho com 0,5 dl do azeite, deixe aquecer, junte a cebola e os alhos e deixe refogar até que fique douradinho.

3. Lave as batatas-doces, leve-as a cozer com a pele em água temperada com sal, escorra, deixe amornar, corte em rodelas finas, adicione ao tacho da cebola e deixe saltear um pouco. Sirva as batatas com a cebola a acompanhar o polvo e regue com um molho feito com o restante azeite, o vinagre balsâmico e coentros picados.

3. Polvo panado

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1h e 20 minutos 
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje o polvo e leve-o a cozer em agua com a cebola, os dentes de alho lavados, a folha de louro e o azeite.

2. Leve a cozer durante 40 minutos aproximadamente até que fique macio. decorrido esse tempo, rectifique os temperos e deixe arrefecer.

3. Depois de frio, escorra o polvo e corte-o em pedaços regulares.

4. Numa tigela coloque a farinha com uma pitada de sal e pimenta, misture com umas varas abrindo uma cavidade no centro. Junte as gemas e a cerveja em fio, mexendo sempre muito bem.

5. Por fim junte as claras e envolva suavemente. Passe o polvo por este preparado e leve-o a fritar em óleo quente de ambos os lados.

6. Retire e escorra em papel absorvente. Decorrido esse tempo, disponha numa travessa e sirva decorado a gosto com uns gominhos de limão. Decore a gosto e sirva.

4. Polvo de cebolada

Veja aqui o video.

5. Polvo no forno com batata doce

Veja aqui o video.

6. Comentários