Clique nas setas

Procura por receitas saudáveis? Aqui vão algumas.

1. Salada fresca com frutos cítricos e nozes

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 porções

Ingredientes

Instruções:

1. Descasque as laranjas e as toranjas com uma faca afiada de modo a eliminar a pele branca. Separe os gomos, reservando o sumo que vão libertando.

2. Retire o interior da alface iceberg, de modo a deixá-la inteira, e reserve. Corte as folhas em pedaços ou em juliana, deite para uma taça, junte a rúcula e os canónicos e misture.

3. À parte, prepare o molho: misture o iogurte com o sumo do limão. Adicione o azeite em fio e mexendo sempre, tempere com pimenta, junte a hortelã picada e envolva bem.

4. Transfira a salada para o interior da alface iceberg, junte os gomos de laranja e toranja, assim como o sumo que reservou, acrescente o miolo de noz e o queijo cortado em lascas e sirva com o molho.

2. Arroz de codorniz com feijão-verde

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 porções

Ingredientes

Instruções:

1. Corte as codornizes em quatro partes. Descasque a cebola e os alhos, pique e aloure num tacho com o azeite. Junte as codornizes e deixe cozinhar até ficarem douradinhas.

2. Leve ao lume outro tacho com água abundante, deixe ferver, junte o arroz, mexa e deixe cozer durante 40 minutos.

3. Adicione às codornizes o louro, o tomilho, o vinho e um pouco de pimenta acabada de moer, tape o tacho e deixe cozinhar durante 20 minutos. Se necessário, adicione um pouco de caldo de galinha para ficar com mais molho.

4. De seguida, junte o arroz cozido com o caldo, mexa, deixe ferver, acrescente o feijão-verde e deixe cozinhar por mais 8 minutos. Sirva quente.

3. Arroz de frango com espinafres e feijão catarino

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 5 porções

Ingredientes

Instruções:

1. Corte o frango em pedaços e aloure-os num tacho com o azeite quente, até ficarem douradinho de ambos os lados.

2. Descasque a cebola e os alhos, pique tudo, junte ao tacho, mexa e deixe cozinhar até ficar douradinho. Adicione o vinho, tempere com sal e pimenta, tape e deixe cozinhar, em lume brando, até ficar tenro, juntando um pouco do caldo de legumes sempre que for necessário.

3. De seguida, junte o açafrão, mexa, adicione o arroz, volte a mexer e acrescente o restante caldo de legumes a ferver. Deixe levantar fervura, junte o feijão e os espinafres, mexa, rectifique o sal, tape e deixe ferver. Reduza o lume e deixe cozinhar cerca de 15 minutos. Desligue e deixe repousar durante 10 minutos. Solte o arroz com um garfo e sirva.

4. Gelatina com fruta

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Prepare as gelatinas, conforme as instruções da embalagem, coloque-as num recipiente e leva-as ao frio. Descasque, lave a fruta e corte-a em cubinhos.

2. Quando as gelatinas tiverem solidificado, misture-as todas numa taça e, depois, envolva-as, cuidadosamente, com a fruta cortada.

3. Coloque o preparado em tacinhas e leve-as novamente ao frio, até endurecer.

5. Paté de salmão fresco

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de arrefecer
Doses: 5 porções

Ingredientes

Instruções:

1. Descasque e pique a cebola, coloque num tacho, adicione o creme vegetal, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia.

2. Descasque a maçã, retire as sementes, rale-a, junte à cebola, bem como a pimenta, e mexa.

3. Corte o salmão em cubos, adicione ao tacho, regue com o vinho e tempere com flor de sal. Deixe cozinhar destapado até que todo o líquido evapore.

4. No final, triture tudo com a varinha mágica, rectifique o sal, envolva as ervas picadas e deixe arrefecer. Distribua por taças e leve ao frio até ao momento de servir. Sirva frio com tostas.

6. Peito de frango recheado com ervas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 5 porções

Ingredientes

Instruções:

1. Bata ligeiramente os bifes de frango de modo a ficarem todos com a mesma espessura. Pique a ervas, espalhe-as sobre os bifes, enrole e ate com fio de cozinha.

2. Escalde os tomates, mergulhe-os em água fria, elimine as sementes e corte em pedaços. Descasque e pique a cebola e os alhos, deite para um tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe alourar. Acrescente o tomate, mexa, tape e deixe cozinhar cerca de 5 minutos. Adicione o caldo de galinha, mexa, tape e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Triture tudo com a varinha magica até ficar cremoso. Leve novamente ao lume, deixe ferver e tempere com sal e pimenta.

3. Acrescente os rolinhos de frango, tape e deixe cozinhar durante 5 minutos. Junte de seguida os brócolos cortados em raminhos, misture no molho, tape e deixe cozer mais 7 minutos. Sirva com acompanhamento a gosto.

7. Receita de bavaroise de framboesas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 7 porções

Ingredientes

Instruções:

1. Deite as framboesas para um tacho, junte 100 g do açúcar e o sumo do limão e leve a lume brando até as framboesas descongelarem. Depois aumente o lume e deixe cozinhar durante 10 minutos.

2. Coloque a gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos e depois escorra. Reduza o preparado de frutos a puré, passe pelo coador de rede fina para eliminar as sementes e deixe arrefecer.

3. Leve a gelatina a derreter em banho-maria ou no microondas, sem deixar ferver, e depois incorpore-a na mistura das framboesas, mexendo bem. Envolva também os iogurtes, mexendo cuidadosamente.

4. Bata as claras em castelo, juntando o restante açúcar aos poucos, até ficarem bem firmes e brilhantes. Adicione metade ao creme de framboesa, envolvendo delicadamente, e depois misture as restantes.

5. Deite o creme numa forma previamente passada por água fria e leve ao frio até solidificar. Antes de servir, mergulhe a forma em água quente, desenforme e sirva frio.

8. Creme de ervilhas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Descasque e pique as cebolas; descasque e corte a batata em pedaços pequenos.

2. Leve ao lume um tacho com o azeite, junte a cebola picada e deixe alourar.Acrescente a batata e a água e deixe cozer.

3. Quando a batata estiver quase cozida, adicione as ervilhas e deixe terminar. Tempere com sal e pimenta, junte a hortelã e triture tudo muito bem. Sirva de seguida.

9. Gelado de abacaxi

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de frio
Doses: 7 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Corte o abacaxi em pedacinhos, deite-os para um tacho, junte a água, leve ao lume e deixe ferver durante 10 minutos. Depois escorra o abacaxi num passador de rede fino e deite a água para uma tigela. Junte a gelatina de ananás à tigela, mexa bem até ficar bem dissolvida, adicione depois o abacaxi e misture. Verta para uma forma previamente passada por água fria, espalhe bem e leve ao frio até solidificar.

2. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos, depois escorra-as e leve-as a derreter em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver. Deite o queijo ricotta no copo do liquidificador, junte o leite magro, o açúcar e o leite em pó, ligue e deixe bater bem. Adicione depois a gelatina derretida e deixe bater mais um pouco.

3. Deite a mistura anterior para a forma sobre o preparado de abacaxi e leve de novo ao frio até ficar solidificado. No momento de servir, mergulhe a forma em água quente, desenforme e decore a gosto.

Comentários