1. Bolo de mel com canela

O Outono já chegou e os dias estão a ficar mais pequenos. No entanto, não é motivo para ficar desmotivado! Com o Outono pode desfrutar de certos prazeres que não conseguia no Verão, como por exemplo: sentar-se no sofá com um cobertor a ver um filme ou a ler um livro; beber um chocolate quente ao ouvir o som da chuva do outro lado da janela; acordar num sábado de manhã e ficar mais um tempo debaixo dos cobertores apreciando o calor que estes proporcionam, etc… Como vê, nem tudo é mau! Já para não falar de que pode voltar aos cozinhados no forno sem pensar no calor que fica em casa.

Desta maneira, nós vamos alegrar a sua cozinha com as nossas receitas para um Outono feliz, está preparado? Ora estas são as receitas: Bolo de mel com canelaTarte de maçãBolo de laranja com amêndoaBolachas de limão com aveiaCreme de cenoura com laranja; Sopa de feijão com couve; Arroz de pato; Frango no forno com limão e cerveja; Jardineira de carne com legumes e hortelã; Bacalhau assado com batatas a murro.

Vamos começar então pelo bolo de mel com canela, um bolo delicioso! Sugerimos um chá de limão para acompanhar.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte uma forma de buraco com margarina e polvilhe com farinha. Ligue o forno a 180º graus.

2. Numa tigela junte o mel com o açúcar e a margarina e bata tudo muito bem. Junte depois os ovos um a um batendo sempre.

3. Numa tigela à parte, junte o fermento com a farinha e a canela, envolva tudo muito bem e junte ao preparado anterior.

4. Coloque o preparado na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, cerca de 30 minutos. Verifique com um palito se está cozido. Retire do lume, desenforme, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.

2. Tarte de maçã

Fã de receitas com maçã? Ora então vai adorar esta tarte de maçã. Imagine uma tarde de domingo com amigos, onde a felicidade é encontrada na tarte de maçã que confeccionou especialmente para aquele momento. Os seus amigos vão adorar, não vai sobrar nada de certeza! Experimente esta receita fácil e económica.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180 graus. Estenda a massa folhada numa bancada polvilhada com farinha e reserve um quadrado. Forre uma tarteira com a restante massa, apare os rebordos e pique o fundo com um garfo.

2. Lave as maçãs, corte-as em quartos, retire-lhes as sementes, descasque-os, lamine-os e disponha no interior da tarteira, como vê na foto. Numa tigela, misture bem o leite condensado com 6 gemas e verta por cima da maçã. Corte a massa que reservou em tiras e entrelace-as por cima, conforme vê na imagem. Pincele depois com a restante gema misturada com o leite.

3. Leve ao forno durante 45 minutos ou até que fique cozida e douradinha. Espete um palito para verificar, retire do forno, deixe arrefecer, desenforme, polvilhe com açúcar em pó e sirva decorada a gosto.

 

3. Bolo de laranja com amêndoa

Um dos clássicos dos bolos portugueses, já provou o nosso bolo de laranja? Tem uma particularidade, é acompanhado por amêndoa! É delicioso, sem dúvida. Vamos alegrar a casa com este bolo? Veja a receita simples e prática que temos para si.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este bolo, ligue o forno a 180°C. Raspe a casca das 2 laranjas e esprema o sumo apenas a uma delas.

2. Numa tigela, bata a margarina com o açúcar, adicione as gemas uma a uma e batendo após cada adição, até ficar um creme espesso.

3. Junte depois o sumo e a raspa das laranjas, bata e adicione a farinha misturada com o fermento, batendo sempre.

4. Numa tigela à parte, bata as claras em castelo, junte-as ao preparado anterior e envolva cuidadosamente.

5. Unte uma forma de bolo inglês com margarina e polvilhe-a com farinha. Verta-lhe o preparado, cubra com amêndoa e leve ao forno durante 45 minutos. Após os primeiros 15 minutos, reduza o forno para os 170°C e rode a forma do bolo a meio da cozedura.

6. Espete um palito para verificar se o bolo já está cozido, retire-o do forno, desenforme-o, deixe-o arrefecer, polvilhe-o com açúcar em pó e sirva-o decorado a gosto.

4. Bolachas de limão com aveia

Acompanhas por café, leite, chocolate quente ou uma bebida, estas bolachas, sem dúvida, não pode recusar. Experimente as nossas bolachas de limão com aveia! 24 bolachas apetitosas preparadas em apenas 40 minutos para um ótimo final de tarde.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 24 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Numa tigela misture a manteiga com a pitada de sal, os ovos, o açúcar mascavado e em pó, a essência de baunilha e a raspa de limão e bata muito bem. Adicione depois o fermento e a farinha, aos poucos, batendo muito bem.

2. Por fim, junte os blocos de aveia e amasse. Polvilhe as mãos com farinha e molde bolinhas com as mãos. Disponha-as num tabuleiro polvilhado com farinha, achate-as ligeiramente e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 minutos.

3. Retire, descole com uma espátula e deixe arrefecer. Decore a gosto e sirva.

 

5. Creme de cenoura com laranja

Antes do prato principal, que tal o clássico creme de cenoura? Experimente a nossa receita simples, prática e económica. Quentinha, esta sopa é definitivamente uma boa opção para o Outono.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com 1 litro de água e um pouco de sal e deixe ferver.

2. Descasque as cenouras e a batata, corte tudo em pedaços e junte ao tacho quando a água estiver a ferver. Acrescente também um pedaço da casca da laranja.

3. Limpe o alho-francês, corte-o em rodelas, lave-as e junte-as ao tacho. Deixe cozer cerca de 20 minutos.

4. Retire o sumo à laranja. Elimine a casca do tacho, reduza o conteúdo a puré e leve novamente ao lume. Tempere com sal, deixe ferver e desligue o lume. Adicione o sumo da laranja, mexa e sirva o creme quente ou frio.

 

6. Sopa de feijão com couve

Como alternativa ao creme de cenoura, que tal a nossa sopa de feijão com couve? Ao jantar vai saber muito bem! Experimente a nossa receita simples e económica de sopa de feijão, é uma delícia.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta sopa, descasque e lave a cebola, os dentes de alho e as batatas, corte tudo em pedaços e deite-os para uma panela. Junte o feijão com o molho, o caldo de galinha e o azeite e acrescente mais um pouco de água até cobrir bem todos os ingredientes.

2. Leve depois ao lume e deixe cozer até que tudo fique macio. Retire do lume, reduza a puré, rectifique o sal, acrescente mais água se necessário e leve novamente ao lume.

3. Arranje a couve portuguesa rejeitando-lhe a parte mais dura, corte-a em pedaços com a mão e adicione-os à panela. Junte também a massa e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que tudo fique cozido. Retire do lume e sirva quente, se quiser com um raminho de hortelã.

 

7. Arroz de pato

Como prato principal, que tal uma refeição como o nosso arroz de pato? Esta receita de arroz de pato é uma daquelas receitas fantásticas, sendo simples e económica, para preparar para a sua família. Mais um clássico da cozinha portuguesa.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje e coloque o pato num tacho grande e adicione o chouriço sem pele e o bacon. Descasque uma cebola e a cenoura, corte a cebola em quartos, espete-lhe os cravinhos e junte ao tacho. Adicione cerca de 2 L de água, a casquinha de limão, o louro e o raminho de salsa, tempere com sal e pimenta em grão, leve ao lume e deixe cozer durante 45 minutos. Retire, desfie o pato rejeitando pele e ossos, corte o chouriço em cubinhos, o bacon em tiras e a cenoura em rodelas.

2. Descasque mais 3 cebolas e os alhos, corte as cebolas em meias luas finas e pique finamente os alhos. Deite num tacho, junte metade do azeite, leve ao lume brando, tempere com sal e pimenta e deixe refogar, mexendo de vez em quando, durante cerca de 20 minutos. Retire do lume, adicione o pato, o chouriço, as folhas de hortelã picadas e um pouco do caldo da cozedura do pato e misture.

3. Deite 8 dl do caldo de cozer o pato num tacho, acrescente 4 dl de água, leve ao lume e deixe aquecer bem. Descasque e pique a restante cebola finamente, deite num tacho, junte o resto do azeite e deixe refogar até ficar bem douradinho. Adicione o arroz, envolva durante 5 minutos, junte o caldo que aqueceu, rectifique os temperos, deixe ferver, reduza o lume, tape e deixe cozer durante 10 minutos. Desligue o lume, deixe repousar tapado por uns minutos, depois passe um garfo para soltar o arroz e, se necessário, acrescente-lhe um pouco mais do caldo da cozedura para humedecer.

4. Ligue o forno a 210 graus. Deite metade do arroz num tabuleiro de louça ou barro, espalhe por cima a mistura do pato, cubra com o restante arroz e pincele com o ovo previamente batido com um pouco de água. Disponha então por cima as rodelas de cenoura e as tiras de bacon, leve ao forno durante 10 minutos, retire e sirva.

8. Frango no forno com limão e cerveja

Se não lhe apetecer arroz de pato, tem sempre a nossa receita de frango no forno com limão e cerveja! O sabor do limão no frango dá-lhe mesmo um gosto único e guloso. Experimente a nossa receita fácil e económica.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de frango, aqueça o forno a 170° C. Descasque os dentes de alho e coloque-os na picadora, bem como o azeite, o pimentão-doce, o piripiri e a cerveja. Ligue para triturar bem.

2. Coloque o frango num tabuleiro, barre-o com o preparado anterior, tempere-o com sal e pimenta e regue com o sumo dos limões.

3. Espalhe por cima a margarina cortada em cubos e leve ao forno durante 25 minutos ou até o frango ficar bem assado e tostadinho, virando-o de vez em quando. Sirva decorado a gosto, por exemplo com gomos de limão.

 

9. Jardineira de carne com legumes e hortelã

Outro dos clássicos portugueses, já espreitou a nossa receita de jardineira de carne com legumes e hortelã? Dê um olhinho a esta receita simples e prática, com este bom aspecto desperta sempre a fome!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Tempere os cubos de carne com o pimentão-doce, o vinho branco, sal e pimenta e envolva. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho e pique-os finamente. Descasque e lave as cenouras e as batatas, corte as cenouras em rodelas e as batatas em cubos. Reserve. Corte o chouriço em rodelas.

2. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, os alhos, a folha de louro, a polpa de tomate e o caldo de carne e deixe refogar até que fique douradinho. Adicione depois a carne escorrida e deixe saltear até que fique douradinha. Junte a marinada, deixe ferver, acrescente 1 L de água, tape e deixe cozinhar durante 25 minutos ou até que a carne comece a ficar macia.

3. Adicione as rodelas de chouriço, a cenoura, a batata, as ervilhas e o ramo de hortelã, acrescente mais um pouco de água quente se necessário, rectifique os temperos, tape e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo de vez em quando, durante cerca de 35 minutos ou até que tudo fique cozido e o molho apuradinho. Retire do lume e sirva decorado a gosto.

10. Bacalhau assado com batatas a murro.

Se gosta mais de receitas de peixe, temos sempre esta sugestão deliciosa. O que acha de preparar este bacalhau assado com batatas a murro? Se adora bacalhau, não vai resistir a esta receita. Experimente e delicie-se com a nossa receita simples e económica!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave as batatas com a pele, coloque-as num tabuleiro, tempere-as com 2 dentes de alho esmagados e um fio do azeite e leve ao forno pré-aquecido a 170ºC até ficarem assadas.

2. Descasque a cebola e os restantes alhos, pique grosseiramente a cebola e finamente os alhos. Coloque as postas de bacalhau num pirex, tempere com pimenta, junte a cebola e o alho por cima e à volta do bacalhau, regue com o restante azeite e leve ao forno a 170ºC apenas cerca de 12 minutos.

3. Retire as batatas, pressione-as um pouco para abrirem, coloque-as à volta do bacalhau e leve novamente ao forno mais 10 minutos. Retire, rectifique os temperos e sirva.

 

Comentários