Clique nas setas

1. Bacalhau à chefe

bacalhau à chefe

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 60 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as migas de bacalhau em água de um dia para o outro. No dia, coza as ervilhas em água temperada de sal, escorra e reserve. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias luas e pique os alhos. Descasque as cenouras, lave-as e rale-as.

2. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, os alhos e a folha de louro e deixe refogar até que fique douradinho. Adicione depois o bacalhau, a cenoura e as ervilhas cozidas e deixe cozinhar durante 15 minutos, mexendo de vez em quando.

3. Retire do lume, coloque numa tigela, rejeite o louro, adicione a batata palha e os coentros picados e envolva. Junte depois o leite e o bechamel, envolva novamente muito suavemente e rectifique os temperos. Deite para um tabuleiro de louça ou pirex, polvilhe com o queijo ralado, leve ao forno pré-aquecido a 200ºc até ficar douradinho, retire e sirva de imediato.

2. Tarte de coco rapidinha

Tarte de coco rápida

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180 graus. Forre uma tarteira alta com a massa quebrada, apare e pique o fundo com um garfo.

2. Deite o leite condensado para uma tigela, junte os ovos e mexa bem. Adicione o iogurte e o açúcar baunilhado e mexa novamente. Junte então o coco ralado, misture bem, verta na tarteira e leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até ficar bem cozida e douradinha.

3. Retire, deixe arrefecer um pouco desenforme, deixe arrefecer totalmente e sirva decorado a gosto. Pode polvilhar com coco ralado ou açúcar em pó.

3. Bacalhau à padeiro

Bacalhau à padeiro

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 2 horas
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coza o bacalhau, escorra-o e lasque-o rejeitando peles e espinhas. Descasque as cebolas, as cenouras e os alhos, corte as cebolas e meias luas finas, rale as cenouras e pique os alhos. Corte as carcaças em pedaços, deite-os para uma tigela e regue com leite morno.

2. Deite os alhos para um tacho, junte o azeite, leve ao lume, deixe aquecer, adicione a cebola, mexa e deixe cozinhar até a cebola ficar transparente. Junte a cenoura ralada, mexa e deixe cozinhar, em lume brando, até a cenoura ficar cozida. Adicione depois o bacalhau, misture bem, junte o pão ligeiramente espremido, misture, rectifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta acabada de moer e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo de vez em quando.

3. Prepare o creme: leve um tacho ao lume com a margarina, deixe derreter, junte a farinha, mexa bem e junte o leite quente, aos poucos e mexendo sempre até ficar um creme liso. Tempere com sal, pimenta e a pitada de noz-moscada, retire do lume, junte as gemas e mexa bem. Adicione metade deste creme à mistura do bacalhau e mexa bem.

4. Deite a mistura anterior para um tabuleiro de louça ou pirex e espalhe. Bata as claras em castelo, junte-as ao resto do creme, envolva delicadamente, deite sobre o bacalhau e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc até ficar douradinho. Retire e sirva polvilhado com salsa picada.

4. Bolo de bolacha tradicional

Receita de bolo de bolacha tradicional

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Disponha numa tigela a manteiga, o açúcar em pó, 2 colheres (sopa) bem cheias de café bem forte e as gemas. Bata muito bem até ficar um creme fofo e bem ligado. Reserve.

2. Num prato de servir disponha camadas alternadas de bolachas demolhadas em café e creme de manteiga, sendo que a última camada deve ser de creme.

3. Leve ao frio até solidificar. Depois retire, polvilhe com a bolacha ralada e sirva decorada a gosto.

5. Bacalhau do pai

bacalhau do pai

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de demolhar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe atempadamente o bacalhau. No dia, leve-o a cozer em água com as folhas de louro, escorra-o, deixe-o amornar, retire-lhe as peles e as espinhas e lasque-o finamente. Passe 1 L do caldo pelo passador de rede e reserve.

2. Descasque e lave a cebola e corte-a em meias luas. Arranje e lave os alhos franceses e corte-os em rodelas finas. Descasque e lave as cenouras e rale-as. Aqueça o azeite num tacho ao lume, adicione a cebola e deixe refogar até que fique macia. Junte depois o alho francês e a cenoura e deixe saltear bem até que tudo fique macio. Deite numa tigela grande, adicione o bacalhau desfiado e a batata palha e envolva.

3. Deite metade do caldo de cozer o bacalhau que reservou num tacho e leve ao lume até ferver. Dissolva a farinha maisena no restante caldo, junte ao tacho e mexa sempre até engrossar. Tempere com pimenta e noz-moscada, retire do lume, adicione à tigela com a mistura do bacalhau, envolva e deite num tabuleiro. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até que fique douradinho. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

6. Delícia de iogurte e bolacha maria

Delícia de iogurte e bolacha maria

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume o leite a ferver. Coloque numa taça o açúcar com a farinha maisena, junte as gemas e mexa. Por fim, adicione o leite em fio e mexendo sempre para que não fique com grumos.

2. Verta novamente o preparado anterior para o tacho e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire, coloque numa taça e deixe arrefecer. Escorra o líquido dos iogurtes e junte ao preparado das gemas.

3. Por fim, bata as claras em castelo bem firme e envolva-as suavemente com o preparado anterior. Numa travessa, coloque camadas alternadas de creme e bolachas previamente passadas por café. A última camada deve ser de creme. Na hora de servir, polvilhe com canela em pó.

7. Pudim de iogurte

pudim de iogurte

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de arrefecer
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho grande e largo com água e deixe ferver. Barre uma forma de pudim com o caramelo.

2. Deite os ovos no copo do liquidificador, junte o leite condensado, os iogurtes e o leite, ligue e deixe bater bem. Verta depois na forma, tape bem, coloque dentro do tacho com a água ao lume e deixe cozer durante 50 minutos. Desligue o lume e deixe o pudim arrefecer dentro da água.

3. Depois leve ao frigorífico, desenforme e sirva bem fresco.

8. Sobremesa de maçã em três camadas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave as maçãs, retire-lhes o caroço, corte-as em pequenos pedaços, deite-os para um tacho, junte o pau de canela e um pouco de água, leve ao lume e deixe cozer mexendo de vez em quando até que fiquem totalmente cozidos. Retire do lume, coloque num pirex e disponha as bolachas por cima.

2. Deite o leite e o açúcar para um tacho, leve ao lume e deixe aquecer. Numa tigela, bata as gemas com a farinha maisena, junte o leite em fio e batendo sempre e leve novamente ao lume até engrossar. Verta por cima das bolachas e deixe arrefecer.

3. Na hora de servir, bata as claras em castelo e acrescente-lhe o açúcar aos poucos e batendo sempre. Coloque colheradas das claras por cima do creme, polvilhe com canela em pó a gosto, leve ao forno pré-aquecido a 200ºc apenas para corar ligeiramente, retire e sirva.

9. Brandade de bacalhau

Brandade de bacalhau

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe o bacalhau, lave as batatas e corte-as ao meio. De seguida, lave os ovos. Num tacho, leve a cozer o bacalhau, os ovos e as batatas. À medida que estiver cozido, retire da água e reserve.

2. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho. Leve uma frigideira ao lume e aqueça o azeite. Junte depois a cebola e os dentes de alho, deixando refogar até que fique douradinho.

3. De seguida, descasque as batatas e passe-as pelo passe-vite. Retire as peles e as espinhas ao bacalhau, desfie e junte à tigela da batata.

4. Descasque depois os ovos e pique-os com uma faca de cozinha. Corte as azeitonas em quartos e pique os coentros. Adicione todos estes ingredientes e o refogado à tigela das batatas. Regue com o leite morno e tempere com noz-moscada, sal e pimenta se necessário.

5. Mexa bem todo o preparado e verta para um pirex. Polvilhe com pão ralado e leve ao forno pré aquecido a 200º graus até que fique douradinho. Retire e sirva decorado a gosto com uma boa salada.

10. Doce lua cheia

Doce lua cheia

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de arrefecer
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Num tacho, coloque o leite condensado, o café e a manteiga. Leve ao lume, deixe ferver bem e junte a bolacha.

2. Mexa até se ver o fundo do tacho, retire do lume e coloque em taças. Deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.

11. Comentários