Clique nas setas

Depois das merecidas férias, regressar ao trabalho pode não ser tarefa fácil.

Uma das grandes questões é a alimentação, pois a correria semanal deixa-nos com pouco tempo para cozinhar. Muitas vezes, o problema resolve-se almoçando fora (mas esta opção não é a mais económica).

A pensar em si, escolhemos 8 receitas para levar na lancheira, leves, descomplicadas, rentáveis e que se preparam rapidamente.

Para o almoço: quiche de fiambre, queijo e cogumelos; tarte de bacalhau com pimento; omelete de brócolos; salada de quinoa; lombo de porco com farinheira e ananás ou rolo de carne picada com queijo e fiambre.

Para que evite comprar snacks nas máquinas de venda automática, para o lanche ou para petiscar antes do almoço, quando a fome aperta, ensinamos a fazer umas bolachas de aveia com sultanas.

Texto por Daniela Torrinha

1. Quiche de fiambre, queijo e cogumelos

quiche de fiambre , queijo e cogumelos

Uma quiche sabe sempre bem, acompanhada com sopa ou salada, e é fácil de transportar. Esta sugestão, com ovos, queijo e fiambre, é muito nutritiva e saciante.

O melhor desta receita? É que pode aproveitar o tempo de forno para organizar outras coisas.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 55 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte o fiambre em cubinhos e envolva com o queijo e os cogumelos escorridos. Numa tigela, bata os ovos com o leite, noz-moscada, sal, pimenta e salsa e envolva com a mistura anterior. Reserve.

2. Desenrole a massa quebrada, forre com ela uma tarteira, apare os bordos e pique o fundo. Recheie com o preparado inicial e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, por cerca de 35 a 40 minutos. Retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e sirva.

2. Tarte de bacalhau com pimento

tarte de bacalhau com pimentos

O bacalhau é um daqueles ingredientes infalíveis e, nesta tarte salgada, o seu sabor destaca-se.

Se quer economizar tempo, utilize massa folhada ou quebrada de compra. Pode também confecioná-la com sobras de bacalhau cozido.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora e 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Para a massa:

Instruções:

1. Coza as postas de bacalhau, depois escorra a água e retire peles e espinhas. Desfie e reserve. Descasque as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias-luas e pique os dentes de alho. Arranje o pimento, retire peles brancas e pevides e corte em tiras. Numa frigideira aqueça o azeite, junte o bacalhau, a cebola, os dentes de alho e os pimentos e deixe refogar muito bem. Polvilhe com os coentros, mexa, retire e reserve.

2. Numa tigela bata o leite com os ovos e a noz-moscada, tempere com sal e pimenta e reserve. A massa: misture a farinha com a manteiga, a água e o ovo e amasse até ficar uma massa homogénea.

3. Estique-a numa bancada polvilhada com farinha e forre uma tarteira. Apare os bordos e pique o fundo da massa.

4. Disponha por cima o recheio e depois o preparado dos ovos. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºc durante 40 minutos. Retire, decore a gosto e sirva.

3. Omelete de brócolos

omelete de brócolos

Prepare esta omelete em apenas 20 minutos! Além de saborosa, e leve e pouco calórica. Se gostar, pode adicionar outros legumes ou até cogumelos.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 20 minutos
Doses: 2 porções

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com água e sal, quando ferver junte os raminhos de brócolos previamente lavados e escorridos e deixe cozer durante 5 minutos. Depois escorra e deixe arrefecer em cima de um pano ou papel de cozinha.

2. Pique grosseiramente os brócolos. Coloque os ovos numa tigela, junte o leite e bata bem, tempere com sal e pimenta. Leve ao lume uma frigideira antiaderente untada com azeite, deixe aquecer e junte a mistura dos ovos, em fio, e rodando sempre a frigideira. Espalhe em cima dos ovos os brócolos e o cebolinho picado, e com a ajuda de uma espátula, enrole a omelete e deixe-a cozinhar até ficar douradinha. Retire e sirva decorada a gosto.

4. Salada de quinoa

Salada de quinoa

Uma salada com elevado teor proteico, que fica pronta em menos de 35 minutos.

Com quinoa, tomates-cereja, pepino, cebola roxa e amêndoa laminada, é uma boa opção para quem quer fazer uma refeição mais “light”.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 35 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave a quinoa, deite-a num tacho, cubra com água, leve ao lume e deixe cozer, por cerca de 20 minutos, depois de levantar fervura. Retire, escorra e deixe arrefecer.

2. Depois, coloque a quinoa numa taça e tempere com sal, pimenta, o azeite e o sumo das limas.

3. Descasque e pique a cebola roxa. Lave o pepino, corte-o ao meio, elimine as sementes e corte-o em cubinhos. Corte a hortelã em tiras finas. Adicione estes ingredientes à quinoa e envolva. Acrescente os tomate-cerejas, cortados ao meio, e a amêndoa. Envolva cuidadosamente e sirva.

5. Lombo de porco com farinheira e ananás

lombo de porco com farinheira e ananás

Uma mistura cheia de sabor: carne de porco, ananás e farinheira. O segredo deste tipo de prato é ser bastante rentável.

Fatiado, ocupa pouco espaço no taparuere e dura para vários dias. Das sobras, pode fazer um empadão de batata ou arroz, picando a carne. Et voilá! Uma nova refeição para mais alguns dias.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 2 horas + tempo para marinar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Tempere o lombo de porco com o vinho banco, o brandy, os dentes de alho esmagados, o azeite, sal e pimenta. Deixe marinar durante 2 horas.

2. Descasque o ananás e corte-o em rodelas finas. Tire a pele à farinheira e desfaça-a. Coloque o lombo escorrido num tabuleiro, cubra-o com a farinheira e disponha o ananás por cima. Regue com a marinada e junte a manteiga em pedacinhos.

3. Leve ao forno pré-aquecido a 160ºC durante cerca de 1 hora e 45 minutos ou até ficar bem assado. Retire e sirva fatiado.

 

6. Receita de rolo de carne picada com queijo e fiambre

Receita de rolo de carne picada com queijo e fiambre

À semelhança da receita anterior, este rolo de carne picada, recheado com queijo e fiambre, é muito económico e dura para várias refeições.

Acompanhe-o com uma das seguintes sugestões: esparregado de grelos, salada de beterraba, batata-doce com laranja e coentros, arroz de passas e nozes ou esparguete de legumes e ervas.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque a cebola e os dentes de alho, pique-os finamente e junte-os à carne. Tempere com os cominhos, sal e pimenta e amasse tudo bem.

2. Forre uma tábua com papel de alumínio e espalhe por cima a carne. Cubra com as fatias de fiambre e de queijo, enrole com a ajuda do papel e polvilhe com pão ralado.

3. Coloque o rolo num tabuleiro e regue com o azeite. Leve ao forno, preaquecido a 180ºc, durante 40 minutos. Sirva com acompanhamento a gosto.

7. Bolachas de aveia com sultanas

Bolachas de aveia com sultanas

O prometido snack caseiro, para os intervalos das refeições ou lanche, confecionável em 20 minutos.

É, sem dúvida, mais saudável do que qualquer coisa que possa comprar durante o período laboral, pois inclui ingredientes como a aveia, mel, linhaça, noz e sultanas. Saciantes e deliciosas. Experimente-as!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 55 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque numa trituradora o miolo de noz e as sultanas e pique ligeiramente. Verta para uma taça.

2. Junte o bicarbonato de sódio, a farinha, o açúcar, o mel, a manteiga, a linhaça e a aveia e envolva tudo muito bem.

3. Molde pequenas bolachas com o preparado anterior e distribua-as por um tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, por cerca de 10 minutos ou até alourarem. Sirva polvilhadas com açúcar em pó.

Comentários