Alto Minho (Custom)Alto Minho – Doce verde do norte

Pinta-se de verde desde os primórdios dos tempos. Passeia-se por monte, vales, rios e lagoas. Esconde-se em património de pedra e arvoredo, para se deixar encontrar pelo olhar mais atento de quem o visita. Alto Minho, um poema esculpido pela natureza.

Arcos de Valdevez – Espigueiros do Soajo

No Alto Minho a paisagem é imensa e diversificada, os espigueiros da aldeia do Soajo, são ponto obrigFoto 3 (Custom)atório de visita. São vinte e quatro espigueiros do tipo galaico-minhoto. As suas fendas verticais no canastro, os telhados de duas águas e os pilares de sustentação, são algumas das características que os definem, por isso se encontram classificados como Imóvel de Interesse Público. Mais um ponto de interesse, a visitar durante todo o ano.


Rio Lima Peneda Gerês (Custom)Gerês – Parque Peneda Gerês

A área deste parque integrada no Maciço Ibérico e que constitui uma das unidades estruturais da península ibérica e um segmento da Cordilheira Varisca da Europa, é um dos mais belos de Portugal. A sua diversidade de fauna e flora, assim como de paisagem, atrai anualmente imensos visitantes. Com imensas espécies protegidas, como o Lince Ibérico, o Gato-bravo, Lobo, Cegonha-preta e Morcegos, com os seus acessos pedonais este parque é um paraíso. Sendo o único parque nacional do país, foi classificado como reserva Mundial da Biosfera, pela UNESCO. São 70 mil hectares de área a visitar sempre que possível.

QuintaPentieiros_JoseAntunes (Custom)Lagoa de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos

Esta zona encontra-se classificada como paisagem protegida e faz parte da reserva Ecológica Nacional, incluída na Rede Natura 2000. Com cerca de 350 hectares que se estendem pelas freguesias de Bertiandos, São Pedro de Arcos, Estorãos, Moreira do Lima, Sá e Fontão. Formada por vales, florestas e bacias de água vindas do Rio Estorão, possui uma biodiversidade grande. As características das lagoas, tornam-nas únicas e excelentes habitats para diversas espécies, tornando por isso num local de interesse para visitar.

Monte Santa Luzia-Minho (Custom)Monte de Santa Luzia

Considerado um doa mais belos miradouros do mundo, com uma vista única sobre o estuário do Lima, a cidade e o mar, a basílica de Santa Luzia foi construída no início do século XX e é uma réplica do Sacre Coeur, de Paris, dedicada ao sagrado Coração de Jesus. A sua arquitectura e paisagem envolvente convidam a subir os 650m metros que separam o cimo do monte do sopé da serra. Para os menos corajosos, o melhor é optar pelo elevador que em sete minutos o leva até ao cimo deste local de culto e beleza rara.

SONY DSCPonte de Lima – Festival Internacional de Jardins

Este ano o tema do festival é o Jardim dos Sentidos, e decorre até 31 de Outubro. Este festival, realizado na vila mais antiga de Portugal é uma referência nacional, com projecção além fronteiras. O desafio é sempre lançado a todos aqueles que queiram participar, desde arquitectos, paisagistas, pinFoto 1 (Custom)tores, carpinteiros ou outros criadores e todos podem concorrer a este evento único em Portugal. Para tal apenas é necessário que apresentem uma proposta criativa, original e inovadora.

Viana do Castelo – Museu do Traje de Viana  

Viana Castelo(Custom)Com Uma tradição de traje extremamente rica em bordados, rendas e peças de ouro em filigrana que ainda hoje são exibidas com orgulho no desfile da Mordomia na Romaria d’Agonia, altura ?????em que orgulhosamente as Mordomas exibem a sua herança cultural, de Viana e não do Minho. O traje à Vianense é embelezado pelos bordados nas peças. Não podendo assistir a esta festa anual, o melhor é dar um pulo até ao Museu do Traje de Viana – Praça da República, Viana do Castelo, aberto de terça a domingo das 10h às 13h e das 14h às 18h de Outubro a Maio.

Comentários