Pinta-se de verde desde os primórdios dos tempos. Passeia-se por monte, vales, rios e lagoas. Esconde-se em património de pedra e arvoredo, para se deixar encontrar pelo olhar mais atento de quem o visita. Alto Minho, um poema esculpido pela natureza.
Arcos de Valdevez – Espigueiros do Soajo
No Alto Minho a paisagem é imensa e diversificada, os espigueiros da aldeia do Soajo, são ponto obrig
A área deste parque integrada no Maciço Ibérico e que constitui uma das unidades estruturais da península ibérica e um segmento da Cordilheira Varisca da Europa, é um dos mais belos de Portugal. A sua diversidade de fauna e flora, assim como de paisagem, atrai anualmente imensos visitantes. Com imensas espécies protegidas, como o Lince Ibérico, o Gato-bravo, Lobo, Cegonha-preta e Morcegos, com os seus acessos pedonais este parque é um paraíso. Sendo o único parque nacional do país, foi classificado como reserva Mundial da Biosfera, pela UNESCO. São 70 mil hectares de área a visitar sempre que possível.
Esta zona encontra-se classificada como paisagem protegida e faz parte da reserva Ecológica Nacional, incluída na Rede Natura 2000. Com cerca de 350 hectares que se estendem pelas freguesias de Bertiandos, São Pedro de Arcos, Estorãos, Moreira do Lima, Sá e Fontão. Formada por vales, florestas e bacias de água vindas do Rio Estorão, possui uma biodiversidade grande. As características das lagoas, tornam-nas únicas e excelentes habitats para diversas espécies, tornando por isso num local de interesse para visitar.
Considerado um doa mais belos miradouros do mundo, com uma vista única sobre o estuário do Lima, a cidade e o mar, a basílica de Santa Luzia foi construída no início do século XX e é uma réplica do Sacre Coeur, de Paris, dedicada ao sagrado Coração de Jesus. A sua arquitectura e paisagem envolvente convidam a subir os 650m metros que separam o cimo do monte do sopé da serra. Para os menos corajosos, o melhor é optar pelo elevador que em sete minutos o leva até ao cimo deste local de culto e beleza rara.
Este ano o tema do festival é o Jardim dos Sentidos, e decorre até 31 de Outubro. Este festival, realizado na vila mais antiga de Portugal é uma referência nacional, com projecção além fronteiras. O desafio é sempre lançado a todos aqueles que queiram participar, desde arquitectos, paisagistas, pin
Viana do Castelo – Museu do Traje de Viana