De gentes hospitaleiras, ruas, largos e vielas contornadas a azul e história, Évora é por excelência uma cidade de encantos. Uma região como muito que ver, provar e descobrir. Património Mundial da Humanidade, local de lendas e tradição, postal de um Alentejo único e especial.
Explore as águas tranquilas do Alqueva e usufrua a tranquilidade da paisagem, em embarcações confortáveis, num conceito de cruzeiro fluvial. Pode ainda experienciar mergulho, ver fauna e flora e até dormir, ou fazer pesca desportiva, um piquenique nas margens, enfim, diversas actividades lúdicas. Descubra tudo em www.alquevaline.com
Situada à entrada de Évora, o Kartódromo é um espaço ideal para a modalidade de karting e um excelente espaço para passar bons momentos em família ou com os amigos. 70 karts à disposição de quem gosta de aventura e alguma velocidade. Saiba mais em: www.kartevora.pt
Uma região rica em ofertas culturais e históricas, não pode deixar de ir a Évora e fazer a Rota dos Vinhos Alentejanos. A melhor maneira de conhecer a importância crescente dos magníficos vinhos do Alentejo, as belíssimas vinhas e alguns dos locais mais encantadores da paisagem da região, é seguindo as rotas vitivinícolas como a de São Mamede, a História e a do Guadiana, e conhecer museus e adegas, enquanto se experimentam aromas e paladares inesquecíveis.
Évora possui um belíssimo centro histórico classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, preserva vestígios de mais de dois mil anos de história sob influência celta, romana, visigoda e árabe. Da “Liberalias Júlia” resta o magnífico Templo Romano, datado dos séculos I,II,III d.c. que convive com a magnífica Sé Catedral iniciada em finais do século XIII. Se gosta de viagens ao passado há um destino imperdível para os amantes da arqueologia. O Alentejo reúne o maior conjunto de dólmenes e menires de toda Península Ibérica, especialmente nos distritos de Évora onde estão referenciados 150 monumentos megalíticos. Cromeleque dos Almendres um dos mais relevantes monumentos do género na Europa. E a Anta Grande do Zambujeiro o maior dólmen de Portugal.
Objectos de culto
O Alentejo foi classificado como um dos 21 melhores destinos mundiais de visita obrigatória, pela revista “National Geographic”. A gastronomia, o turismo rural, o rio, os monumentos, os vinhos, as gentes e o artesanato, são motivo de sobra para querer visitar e conhecer bem esta região. O artesanato do Alentejo é alma das gentes, retrato fiel da cultura e da história. Um bom local para descobrir a variedade do artesanato é a Praça do Giraldo. Já que são muitas as lojas que “enfeitam” a praça com imensas peças de barro, palha, madeira.
Créditos das imagens: Turismo do Alentejo-ERT