Roteiro – Guimarães

A raiz lusitana

Conta a história que Guimarães foi o berço da nação lusitana. Aqui o primeiro Rei de Portugal pensou estratégias, plantou ideias e definiu o futuro. Mas esta cidade é muito mais que isso, é história escrita em pedra, mas é também modernidade e beleza nortenha.

D.Afonso.Pa+ºo (Medium)

Castelo – É o ex-libris da cidade e a sua origem remota ao século X. Mas antes de ser castelo, foi um Mosteiro mandado construir pela Condessa Mumadona Dias. Os permanentes ataques por parte dos mouros àquela região, levou à necessidade de construir muralhas. Mas são, D. Henrique e D. Teresa que realizam as grandes obras em pleno século XII, com a formação do Condado Portucalense. Diz-se que terá sido este o local de nascimento de D. Afonso Henriques. Visitar este espaço, para além da beleza natural e da paisagem, é sentir séculos de história em cada pedra.

Castelo Guimar+úes.Postal

Largo do Tourel – No século XVII era apenas um local extramuros, onde se realizava a feira de gado, hoje é considerado um dos pontos principais da cidade. O local sofreu muitas alterações ao longo dos tempos. A arquitectura circundante, o largo do chafariz renascentista de três taças, faz deste espaço, um postal ilustrado de Guimarães, ou não fosse a frase inscrita nas muralhas do castelo “Aqui Nasceu Portugal”, um convite à descoberta.

 

Plataforma de Arte Criativas – Moderno de linhas absolutamente contemporâneas o edifício que alberga a Plataforma das Artes e Criatividade não podia ser de outra forma. Um projecto infraestrutural de transformação do antigo Mercado de Guimarães, num espaço multifuncional, dedicado à actividade artística, cultural e económico-social. Um local onde a cultura marca presença permanente.

Largo da Oliveira e Padrão do Salado
Largo da Oliveira e Padrão do Salado

 

Esplanadas no Largo da Oliveira – Um ponto da cidade bem característico dada a traça arquitetónica do espaço. Reza a história que uma imagem da Virgem Santa Maria foi trazida para ali pelo apóstolo S. Tiago, e colocada num templo pagão ali no largo. Mais tarde, no século XVII construiu-se uma pequena capela em homenagem a Santiago. Hoje, a imponência da praça desenha-se nas pedras dos edifícios seculares. As esplanadas ali situadas, convidam ao descanso e à contemplação.

 

Feira Afonsina – Todos os anos a cidade serve de palco a este evento já popular em todas as redondezas. A Feira Afonsina, é um acontecimento diferente e único, uma viagem ao passado na máquina do tempo. São três dias de festividades alusivas ao tempo de D. Afonso Henriques, onde, em cada edição há um mote. Este ano o tema foi “Cerco a Guimarães”, qual ocorreu em 1127. São muitos os participantes a dar cor e corpo a esta feira, onde a gastronomia e os doces conventuais não faltam. Se gosta de eventos do género, agende no calendário do próximo ano, finais de Setembro..

Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

Siga-nos no FacebookYouTubeTwitterPinterest e no Instagram   

Já conhece os nossos livros e revistas em versão digital? Clique aqui para saber mais!