Berlenga (Custom)

Mar de histórias

Terra de pescadores, tradições e história. Terra de mar, crescida por um oceano fértil em peixes, ondas e turismo. Uma cidade plena de encantos com cheiro a maresia.

As Berlengas

O Arquipélago das Berlengas possui diversas características únicas e especiais, que proporcionam uma série de actividades nas suas ilhas. Banhadas por águas límpidas e transparentes, com um ambiente influenciado por dois tipos de climas, o atlântico e o mediterrânico, garantem um eco-clima ideal para a proliferação de espécies únicas na fauna e flora das ilhas. O mergulho, os passeios pelas ilhas e as suas praias convidam a uma visita com tempo.

Surf

Peniche tem o Atlântico como pano de fundo e por isso, possui praias excelentes. Dos 11 areais, 3 destacam-se por reunirem as condições ideais para a prática do surf. A Praia da Cova da Alfarroba, a Praia do Medão ou Supertubos ou a Praia do Baleal Norte, reúnem todas as características para surfistas de todo o mundo as escolherem diversas vezes por ano para esta prática.

Baleal

O recorte rochoso e único da península do Baleal, tornou-o num local de veraneio com um imenso potencial para desportos náuticos. A linha de areia que separa o Baleal de Peniche e a enseada ali existente, garantiram à paisagem o privilégio de ser cobiçada para o mergulho, para o bodyboard, para passear. A Capela de Santo Estevão, pequenina e caiada de branco, sobressai na paisagem, assim como a Casa das Marés, um local ideal para ficar uma ou mais noites a descansar o corpo e o olhar, já que a paisagem é deslumbrante.

Os navios que em séculos passados ali naufragaram, também são ponto de interesse para exploradores e mergulhadores de todo o mundo.

Fortaleza de Peniche

A fortaleza de Peniche, construída por D. Manuel I devido aos constantes ataques de corsários, é ainda hoje uma imponente estrutura militar que merece uma visita. Ali se encontra um museu (desde 1984) que ilustra a história de Peniche, com peças de arqueologia e de artesanato local, por exemplo. Neste forte que em tempos foi prisão política, encontra a história de um passado recente de resistência antifascista.

Cabo Carvoeiro

Situado no extremo da Península de Peniche, sobre o Oceano Atlântico, o Cabo Carvoeiro é um dos pontos mais emblemáticos da região. De grande valor natural e paisagístico, a sua envolvência rochosa, proporciona a nidificação de diversas espécies de aves. Como ponto de interesse, uma visita ao farol edificado no século XVIII por decreto Pombalino. Um cabo datado do Jurássico Inferior entre 200 e os 180 milhões de anos. Obrigatório conhecer.

 

Comentários