Porto sentido
“Quem vem e atravessa o rio, junto à Serra do Pilar, vê um velho casario, que se estende até ao mar…”, descobre uma cidade de encantos, vestida de emoções. É alma e coração, um pronuncio do norte, é o Porto, pois então.
Património Mundial da Unesco, a Ribeira do Porto é um ex-libris da invicta. Mais que um ponto histórico da cidade, é uma tela de emoções. As suas vielas, becos e ruas que obrigatoriamente “desaguam” nas margens do Douro, contam histórias de outras eras, reinventam-se por dentro, cuidam-se por fora. Local obrigatório para ver ou redescobrir, a pé e sem tempo cronometrado. Impossível resistir à Ribeira e a toda a sua envolvência. Imprescindível visitar, sentir a alma do bairro, descobrir restaurantes, bares e esplanadas que ali se multiplicam.
Caves do vinho
O Porto é conhecido por muitas das suas características nortenhas. Mas o mundo inteiro já ouviu falar desta cidade, afinal o Vinho do Porto é uma das bebidas espirituosas mais apreciadas. O Douro é mais que um rio, é um fio condutor entre margens, é também um veículo de história, negócios e partilhas. É na margem de Vila Nova de Gaia que ficam as caves do famoso Vinho do Porto. Uma visita fundamental para descobrir o que se esconde na essência das tonalidades e cores deste néctar luso.
Subir e descer as ruas da cidade do Porto, pode ser uma aventura histórica bastante interessante. Existem muitos locais a visitar, como a Torre dos Clérigos, a Sé Catedral, o Paço Episcopal, a Igreja da Cedofeita, a Igreja de São Francisco. Se puder, não deixe de ir ao Bulhão, sentir e perceber a atmosfera do espaço. Ou ainda ao Oceanário, ao Mosteiro da Serra do Pilar, aos jardins do Palácio da Bolsa ou ainda ao Palácio de Cristal.
Casa da Música
Imponente e original é o edifício da Casa da Música, um espaço de arquitectura especial, palco de todas as músicas e concertos a norte. Nascido de um processo de intervenção urbana com o propósito de receber e dinamizar o meio musical nacional e internacional, cedo ganhou forma e hoje grandes nomes da música passam pelo seu palco. Ali pode assistir a concertos, recitais, performances e outros eventos similares durante todo o ano. A Casa da Música possui uma agenda própria, para mais informações vá a www.casadamusica.com
A norte, quando se fala de cultura é obrigatório apontar para Serralves. Um lugar abrangente onde o conceito de um todo se junta num pleno de arte e cultura. O museu, a casa e o parque, garantem ao longo de todo o ano uma agenda repleta para todos os gostos. Saiba mais em www.fundacaodeserralves.pt