Ribatejo-geral-2 (Custom)

Terra de tradição

Ribatejo, terra de lezírias, campos férteis, cavalos, touradas, campinos, bons vinhos, bons petiscos e património sem fim. Santarém, Tomar, Abrantes, Ourém, Póvoa de Santa iria, Cartaxo, Rio Maior e Almeirim, uma região de encantos.

Festa bravaRibatejo-campinos

Um pouco por todo o Ribatejo celebra-se a festa brava. Terra de touros, campinos e cavalos, os três combinam em harmonia, nos trabalhos e nas festas. Todos os anos, no Verão, Vila Franca de Xira, é palco da Festa do do Colete Encarnado e do Barrete Verde, onde o fandago não pode faltar. Agenda os dias 6, 7 e 8 de Julho, e vá até lá, sentir a emoção destas festas. Saiba mais em:  www.cm-vfxira.pt

Jardim-portas-sol-santarém (Custom) (Custom)Jardim das portas do sol

Santarém, conhecida como a capital do gótico, possui imensos pontos de interesse para visitar. Nos intervalos entre monumentos, faça um passeio pelo Jardim das Portas do Sol. Situado no local da antiga Alcáçova de Santarém é considerado um miradouro com uma vista convidativa, sobre o rio Tejo. Um excelente local, para fazer um piquenique e desfrutar as vistas.

Convento Cristo-Tomar-Ribatejo (Custom)Convento de Cristo

Se passar por Tomar, não deixe de visitar o famoso Convento de Cristo, um símbolo da história de Portugal, repleto de beleza e enigmas arquitetónicos. Mas por lá, existe muito mais: a Festa dos Tabuleiros, a Barragem do Castelo de Bode, ou a Mata Nacional dos 7 Montes. Uma cidade para conhecer devagarinho. Toda a informação sobre eventos e locais em: http://tomar.com.sapo.pt/

Torre Cabaças (Custom)Torre das cabaças

Situada na cidade de Santarém, este monumento, parte eventual da torre do recinto muralhado da Vila medieval ligada à porta do Alporão, alberga o Núcleo Museológico da região. A eleição do nome de Torre das Cabaças ou Cabeceiro, deriva das oito cabaças de barro colocadas na estrutura de ferro que suporta o sino de bronze ali existente desde o século XVII. No último piso a vista sobre a cidade é magnífica.

Igreja da GraçaIgreja-Graça-Santarém (Custom)

Este monumento, edificado entre dois séculos e por um período moroso (XIV/XV), é talvez o mais belo exemplo gótico de Santarém. A sua construção única, deve-se ao facto de ter apanhado dois períodos distintos: o gótico mendicante, marcado pela simplicidade decorativa e o gótico flamejante igual ao do Mosteiro da Batalha. Os seus capitéis vegetalistas e a singular rosácea, marcam a sua estrutura e convidam até, os menos aventureiros a conhece-lo ao pormenor. No seu interior, repousa em túmulo de pedra, Pedro Álvares Cabral, o grande descobridor do Brasil.

 

Comentários