paisagem-serra-estrela (Custom)

Esplendor branco

Por entre rochas e vales glaciares, cascatas de águas cristalinas e bosques centenários, sobressai majestosa a Serra da Estrela. Define-se na altura e na grandeza como um local fadado a acolher no seu colo, todos os que a visitam.

Parque Natural

Pela sua morfologia e posição latitudinal, assim como a pequenFoto Manteigas (Custom)a distância a que se encontra, em relação ao Oceano Atlântico, a região da Serra da Estrela é um lugar único com características muito específicas. Por estes e outros aspectos temporais e geológicos o Parque Natural da Serra é um espaço a visitar. As formações rochosas, a fauna e flora, assim como os extensos bosques de freixos, cativam para longas caminhadas na natureza em todo o seu esplendor.

Queijo-serra-estrela (Custom)O queijo

Um cartão de visita que já ultrapassou fronteiras, o queijo da Serra tem a sabedoria intrínseca do povo que sabe o que faz. Trata-se de um queijo produzido exclusivamente com leite de ovelha da raça Bordadeira, coalhado pela flor do cardo, característica da região, que permite coalhar a massa que dá origem ao Queijo da Serra. Um queijo delicioso, de sabor e textura inconfundível, feito da mesma forma desde sempre, por isso mantém até hoje características únicas que o destaca de todos os outros.  

Vales glaciáriospaisagem-serra-estrela (Custom)

Por entre vales e rochas desenha-se a cordilheira do Sistema Central incluída na zona da paisagem integrada do Parque Natural da Serra da Estrela, uma das maiores áreas protegidas de Portugal. Das muitas ofertas turísticas e culturais, esta região possui zonas de interesse histórico inegável como o vale glaciar do covão do urso, o vale glaciar do covão grande, ou o vale glaciar da Loriga. Se aprecia o género de paisagem, nada como seguir a Rota dos Vales Glaciários, uma rota que permite ver o local de origem de cada glaciar (a cúpula do cimo da montanha), os vales desenhados pelas várias línguas de gelo e os depósitos deixados por esta massa de gelo em movimento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPista de ski

Aberta de Novembro a Abril, incluindo feriados e épocas festivas, a Estância de Ski da Serra da Estrela, é uma dos atracões com maior destaque na região. As ofertas que ali encontra são variadas, desde aulas particulares de esqui, passando por a compra de um forfait (um passe que permite o acesso às pistas da Estância e à utilização dos meios mecânicos), até pernoitar num dos chalets de montanha. Das imensas ofertas que ali encontra, uma é garantida, a boa disposição e uns momentos bem passados na neve. Para mais informações: www.facebook.com/SkiSerraDaEstrela.

Museu do pão

Como dizem por aquelas bandas, que será de um bom convívio, sem o toque guloso de um bom amanteigado a barrar um naco de Pão de centeio do Sabugueiro? As suas características inconfundíveis de aroma e paladar, assim como a cor amarelada, satisfazem o paladar de qualquer um. A sua importância está bem retratada no Museu do Pão. Sediado em Seia na Quinta Fonte do Marrão, é um museu privado que pretende recolher, preservar e exibir os objectos e o património do pão português. Um espaço a visitar, sobretudo se quiser ver a criançada divertida a fazer pão.

Torre-Serra_da_Estrela (Custom)

Créditos de imagens: Centro de Portugal – Delegação Serra da Estrela

 

Comentários