Roteiro – Sintra e Mafra
Lendas de paixão
Monte da Lua, ou da serpente, Sintra é feita de lendas e poemas de pedra talhada por homens que sonharam o futuro. Uma vila de encantos, enfeitada por brumas de memórias edificada entre a serra e o mar.
Palácio da Pena
Conhecido como Palácio da Vila, poiso real, construído no século XV e de arquitectura medieval, gótica, manuelina, renascentista e romântica. Local de mil descobertas com os seus tectos trabalhados e pintados, a sala dos pratos, os seus azulejos mudéjares e as suas duas grandes chaminés, ex-líbris da vila, foi o local escolhido, por Luís Vaz de Camões para fazer a leitura dos Lusíadas ao rei D. Sebastião. A visitar. Mais informações em: http://www.parquesdesintra.pt/planear-a-sua-visita/horarios-e-precos/
O Castelo dos mouros
Imponente, distinto e evidente, assim se pode descrever este imponente, mas simples monumento. A sua construção remonta aos primórdios da ocupação peninsular pelos mouros, no século VIII. O Castelo dos Mouros é um local privilegiado para ver o pôr-do-sol e deixar a vista perder-se entre a serra e o mar.
Palácio Nacional da Pena
Inserido no Parque da Pena, este palácio de construção romântica, edificado no século XIX, foi eleito como uma das 7 maravilhas de Portugal. Um palácio que o rei D. Fernando II deu de presente à sua mulher, a rainha D. Maria II. São muitas as histórias que se contam sobre este local. Que as joias da rainha estão escondidas numa das paredes do palácio. Que a famosa janela de Neptuno guarda segredos cabalísticos e tantas outras histórias. Independentemente de tudo, o que é relevante é a beleza do espaço e toda a envolvência do local. Saiba tudo em: http://www.parquesdesintra.pt/planear-a-sua-visita
Jardins e Palácio de Monserrate
Os jardins do Palácio de Monserrate são indescritíveis, a variedade de flora ali existente, leva o visitante a viajar no tempo e no espaço. O microclima da serra permite que as cerca de 3000 espécies vivam e cresçam de uma forma única naquele jardim. O palácio, mandado construir por Sir Francis Cook, visconde de Monserrate, voltou agora a ter a beleza original, após anos de reconstrução. Ali esteve o escritor anglo-escocês, Lord Byron que cantou a sua beleza no “Childe Harold’s Pilgrimage”. Mais informações através do Tel.:219 237 373
Quinta da Regaleira
Se existe local que deve visitar, a Quinta da Regaleira é o indicado. Desenhado pelo arquitecto italiano Luigi Manini, esta quinta foi construída no final do século XIX, por António Augusto Carvalho Monteiro, um excêntrico milionário nascido no Brasil. Um espaço de uma beleza exclusiva, com uns jardins luxuriantes que ocultam o famoso poço iniciático e outras simbologias mais alquímicas. Ideal para visitar com guia ou assistir às peças de teatro que durante o Verão se fazem nos jardins. Saiba mais em:
www.cultursintra.pt
As queijadas de Sintra
A sua origem perde-se na história e no tempo, porém conta-se que terão surgido pelas mãos de uma senhora de nome Maria Sapa. A verdade, é que não se deve ir a passeio a Sintra, sem provar uma destas delícias. Vendem-se em todos os locais de restauração, sendo que o mais popular é o das Queijadas da Sapa ou na Fábrica das Verdadeiras Queijadas de Sintra.
Praias de rochedos e sal
Mas Sintra é muito mais que monumentos, é natureza e praia. A das Maçãs, a Grande. Um pouco mais longe no concelho de Mafra e na linha de mar, as Azenhas do Mar, Ribamar, são algumas das praias que pode eleger para visitar ou ir a banhos. Tudo por aqui, serve de pretexto para passear.