Signo de CAPRICÓRNIO – 23/12 a 21/01

Capricórnio é um signo de terra, a terra do Inverno, cuja cor castanho-escuro confere o tom ao signo. Como a estação a que dá inicio, Capricórnio é muitas vezes reservado – podendo ser considerado, taciturno, precocemente amadurecido. O seu regente, o planeta Saturno, confere-lhe seriedade, sentido do real, do dever e da responsabilidade; é mestre na capacidade de lidar com as limitações da vida. Pode ser acusado de lento, mas não desiste: a sua ambição – sobretudo de poder que pensam conferir-lhes a tão almejada segurança – e tenacidade são das mais relevantes do zodíaco. Muitas vezes essa OLYMPUS DIGITAL CAMERAperseverança e trabalho árduo compensa-os mais tarde na vida.

São geralmente pais sem grande sentido de humor mas extremamente responsáveis e bons provedores e generosos. Arquetipicamente, é o signo que representa a mestria, o trabalho árduo necessário para se ser mestre em qualquer área e poder ser assim considerado de confiança e apto a liderar, ensinar e inspirar outros na comunidade humana.

A sua tendência a ocultar e reprimir emoções é uma causa importante de tensão, desarmonia e doença (como crises nervosas e doenças que restringem os movimentos). O seu sentido de dignidade e discrição inibem-no de expressar sentimentos; Capricórnio precisa de aprender a dignificar a autenticidade e recuperar a confiança na sua dimensão emotiva e afetiva. A atividade física é fundamental, assim como respiração profunda, atividades criativas para expressão emocional e massagens. Como gosta de tradição e requinte – mas com simplicidade – os pratos que se enquadrem nesta descrição são-lhe mais atrativos. Na culinária, como na vida, não é dado a experimentações e prefere sabores seguros –que lhe lembrem momentos felizes ou a estabilidade familiar – embora goste de ser surpreendido positivamente.

Num mês em que inicia um novo ciclo, questione-se se já assumiu as mudanças necessárias ao nível emocional, para que possa desbloquear a sua criatividade, aproveitar oportunidades novas e melhorar significativamente a sua vida afetiva. Confie na sua intuição e desenvolva o auto conhecimento e a harmonia interior; poderão surgir apoios quer na área sentimental, quer financeira.

 

Por: Vera Faria Leal – www.verafarialeal.com.pt

Ilustração: Ana Oliveira