Clique nas setas

Com o calor à porta, cada vez mais se procuram por sobremesas com gelatina e leite condensado. Fresquinhas e saborosas, ninguém vai resistir. Prepare uma destas sobremesas e tenha um dia feliz 😉

1. Pudim de gelatinas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Comece por preparar as gelatinas de sabores, conforme indicado nas embalagens. Leve-as separadamente ao frigorífico até solidificarem. Depois, corte-as em cubos e reserve.

2. Bata as natas até ficarem bem firmes e misture-as com o leite condensado. Dissolva a gelatina incolor em 4 colheres (sopa) de água fria.

3. Leve ao lume um pouco da mistura de natas e leite condensado, deixe aquecer, junte a gelatina dissolvida e mexa bem. Adicione novamente à mistura de natas e leite condensado e deixe arrefecer completamente.

4. Disponha os cubos de gelatina dentro de uma forma para pudim e deite por cima a mistura de natas e leite condensado. Leve ao frigorífico por cerca de 5 horas ou de um dia para o outro.

2. Tarte de leite condensado com fruta

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Para a base:
Para o recheio:

Instruções:

1. Deite a farinha numa tigela, junte a margarina e misture bem até obter um género de areia grossa. Adicione depois o ovo previamente misturado com a água e amasse bem. Deixe repousar a massa.

2. Faça o recheio: leve um tacho ao lume com o leite e o leite condensado, mexendo de vez em quando até ferver. Numa tigela, bata as gemas com a farinha maisena e junte a mistura do leite, em fio e mexendo sempre. Verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo continuamente até engrossar. Deite numa tigela e reserve.

3. Estenda a massa numa bancada polvilhada com farinha, forre uma tarteira, apare os rebordos e pique o fundo com um garfo. Verta-lhe a mistura anterior e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 40 minutos. Verifique se está bem cozida, retire do forno e deixe arrefecer. Descasque os kiwis e a manga, lamine-os, disponha por cima da tarte como vê na foto e sirva decorada a gosto.

3. Tacinhas de gelatina em creme

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Prepare as gelatinas conforme as instruções da embalagem. Coloque em tabuleiros separados e leve ao frio até solidificar.

2. Quando estiverem firmes, corte-as em cubos, envolva todos os sabores e reserve.

3. Numa tigela bata as natas em chantilly e envolva com os iogurtes, de modo a formar um creme. Coloque em taças, intercalando com a gelatina e sirva com decoração a gosto.

4. Bolo pudim de leite condensado

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Para o caramelo:
Para o pudim:
Para o bolo:

Instruções:

1. Para o caramelo: Num tacho, coloque o açúcar salpicado com água e vá mexendo até ficar em caramelo. Coloque-o na forma, envolva-a toda com o caramelo e reserve.

2. Para o pudim: Num liquidificador junte o leite condensado, o leite e os ovos, bata bem, coloque na forma e reserve.

3. Para o Bolo: Separe as gemas das claras e reserve estas últimas. Numa tigela, junte o açúcar com as gemas e bata até que fique um creme fofo e esbranquiçado. Adicione o leite, o fermento e a farinha e bata tudo muito bem. À parte, bata as claras em castelo e envolva ao preparado anterior. Coloque tudo sobre o pudim, que já está na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, em banho-maria, durante 45 minutos. Espete um palito para verificar se está cozido, retire do forno e deixe amornar.

5. Gelatina com leite condensado

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Prepare 2 saquetas de gelatina, conforme as instruções da embalagem. Distribua por taças individuais e leve ao frigorífico por cerca de 2 horas ou até que a gelatina fique firme.

2. Leve ao lume um tacho com o leite condensado, a farinha maisena, a gema e o leite, mexendo sempre até obter um creme. Retire do lume, acrescente a baunilha e misture bem.

3. Divida o creme anterior em duas partes iguais, reserve uma delas e distribua a restante pelas taças, sobre a gelatina já solidificada. Leve ao frio por mais 15 minutos.

4. Entretanto, prepare as outras duas saquetas de gelatina e envolva com o creme que reservou. Deite com cuidado sobre o creme branco que colocou nas taças. Decore, se quiser, com frutos vermelhos e leve ao frigorífico até a sobremesa ficar bem gelada.

6. Bolo de chocolate e leite condensado

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este bolo de chocolate e leite condensado, aqueça o forno a 180 graus. Separe as gemas das claras. Verta as claras para uma tigela e bata em castelo firme. À parte bata as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Adicione o leite e envolva bem. Junte a farinha e o fermento peneirados, 50 g de cacau em pó e bata até a massa ficar bem ligada. Envolva as claras em castelo.

2. Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Verta a massa para a forma e leve ao forno durante cerca de 35 minutos. Verifique a cozedura, retire e desenforme. Deixe arrefecer e corte o bolo ao meio.

3. Numa tigela misture muito bem o leite condensado cozido. Bata as natas em chantilly bem firme, envolva no leite condensado e recheie o bolo.

4. Leve ao lume um tacho com o leite condensado e o restante cacau e deixe cozinhar uns minutos, mexendo sempre. Barre a parte de cima e as laterais do bolo como vê na foto. Sirva decorado a gosto.

7. Pudim de gelatina e ananás

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Prepare a gelatina utilizando metade da água referente na embalagem com a calda da lata de ananás.

2. Unte uma forma com óleo. Verta metade da gelatina na forma e leve ao frio a solidificar.

3. Disponha as rodelas de ananás por cima da gelatina, verta mais um pouco de gelatina e leve novamente ao frio até prender o ananás. Depois retire e verta a restante gelatina.

4. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. À parte bata as natas em chantilly bem firme, junte o leite condensado e envolva. Escorra as folhas de gelatina e derreta-as no micro-ondas sem ferver. Junte ao preparado anterior, envolva, verta na forma por cima da gelatina e leve ao frio. Sirva a gosto.

8. Cheesecake de leite condensado

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Triture as bolachas, deite numa tigela, junte a manteiga derretida e misture bem. Deite numa forma de abrir e pressione com uma colher de modo a cobrir o fundo com uma base homogénea.

2. Demolhe 3 folhas de gelatina em água fria. Deite as natas numa tigela, adicione o açúcar e o queijo mascarpone e misture bem. Escorra e derreta as folhas de gelatina, no microondas sem deixar ferver. Adicione à tigela e mexa. Deite na forma sobre a base de bolacha, alise e leve ao frio até solidificar.

3. Demolhe a restante folha de gelatina, escorra, leve a derreter, junte ao leite condensado cozido e mexa bem. Espalhe sobre o creme na forma e leve novamente ao frio até solidificar. Depois retire, desenforme e sirva decorado a gosto.

9. Tarte de iogurte com gelatina

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180 graus. Forre uma tarteira com a massa quebrada, apare, cubra com papel vegetal, encha com feijões secos e leve ao forno durante 30 minutos ou até fique cozida. Retire, deixe arrefecer, rejeite o papel e o feijão e desenforme com cuidado.

2. Faça as três gelatinas em separado de acordo com as instruções da embalagem mas utilizando apenas metade da água. Deite em tabuleiros rectangulares e leve ao frio até solidificarem. Depois retire, corte as gelatinas em cubos e espalhe-os dentro da tarte.

3. Demolhe as folhas de gelatina em água fria, depois escorra e leve a derreter no microondas, sem deixar ferver. Deite os iogurtes numa tigela, adicione a hortelã picada e a raspa de laranja, junte depois a gelatina derretida e mexa bem com umas varas. Verta para a base de massa sobre os cubos de gelatina e leve ao frio até solidificar. Retire e sirva a tarte decorada a gosto.

10. Creme flutuante de leite condensado

Veja aqui o video.

Comentários