1. Bolo de S. Tomé

Estávamos a 4 de outubro de 1976, quando, pela primeira vez, saía aquela que é hoje a mais antiga revista de culinária portuguesa. Sob a direção técnica do Chefe Silva, a TeleCulinária chegava às bancas com o preço de  6$00 (escudos). Na capa, o Bolo de S. Tomé enchia o olho dos leitores, uma receita filmada e apresentada em televisão, seguida por outras como Sopa de tomate com ovos escalfados, Salada de fim de verão, Carne de porco frita à portuguesa e Pudim de fiambre.

Quarenta anos passaram e a TeleCulinária continua, ainda hoje, a ser uma referência no panorama gastronómico português e, acima de tudo, uma escola cheia de dicas e truques para os nossos leitores.

Como não poderia deixar de ser e porque é para si que trabalhamos todos os dias, queremos que comemore connosco esta data, por isso juntámos 10 receitas muito caseiras para que possa experimentar aí em casa. E começamos por uma receita muito especial, o Bolo de S. Tomé que há 40 anos fazia a capa da TeleCulinária.

Cacau, mel, canela são alguns dos ingredientes deste delicioso bolo coberto com chocolate, que poderá fazer em cerca de 1 hora. Não deixe de experimentar esta receita que o Chefe Silva apresentou há 40 anos e que ainda hoje é atual.

Ver receita

2. Chamuças

E do bolo de comemoração vamos dar início à refeição, nada melhor que umas entradas e estas que se seguem estamos certos que estão sempre na moda: Chamuças e Rissóis de pescada. Sejam como entrada, petisco ou até mesmo para uma refeição principal acompanhadas de arroz ou salada são uma perdição. Ora veja.

3. Rissóis de pescada

Ver receita

4. Polvo assado no forno

E das entradas passamos ao peixe, e que rico é Portugal nesta matéria. Sabemos que gosta de um bom polvo, seja em arroz, estufado ou no forno, por isso escolhemos este para si, acompanhado com fatias de broa de milho.

Ver receita

5. Bacalhau com natas

Segue-se um Bacalhau com natas, um prato rápido de fazer e que toda a família gosta. São 45 minutos que deverá dedicar à sua confeção e no final garantimos que não se vai arrepender.

Ver receita

6. Ovos escalfados com ervilhas

Sabe aqueles dias em que chega a casa e não há muitas coisas no frigorífico? Bom, não desespere. Veja se no congelador há umas ervilhas e um chouriço no frigorífico. Agora leia a receita, acrescente uns ovos e “voilá”, está pronto.

Ver receita

7. Lombinhos de porco com crosta de nozes

Para aqueles dias em que quer impressionar um casal amigo que convidou lá a casa ou até para o namorado ou namorada, sugerimos estes Lombinhos de porco com crosta de nozes. Simples de fazer e o resultado é excelente. Depois partilhe connosco como ficaram os seus.

Ver receita

8. Semifrio de frutos vermelhos

E voltamos aos doces, até porque festa que é festa tem de ter uns docinhos. Os semifrios são sempre uma ótima opção. Para além de serem rápidos a fazer, visualmente são muito apelativos. Este é de frutos vermelhos, mas no site da TeleCulinária temos muitos mais.

Ver receita

9. Bolo mousse de chocolate

É impossível não gostar deste bolo e para além de bonito é muito rápido de fazer. Neste vídeo, o Chef Miguel Mesquita explica-nos em pouco mais de dois minutos como deve fazer passo a passo. Não perca pitada, que o resultado é divinal.

Ver receita

10. Pudim de abóbora e batata-doce

E porque a batata-doce está na moda e é um dos alimentos mais completos e com baixas calorias, vamos dar-lhe a receita deste pudim. Uma boa forma de impressionar os amigos.

Ver receita

Esperamos que tenha gostado desta pequena viagem gastronómica, em 40 anos fizemos milhares e milhares de receitas, sempre a pensar em si. Esperamos que continue connosco mais 40 anos, pelo menos.

11. Comentários