África do Sul-volta-mundo (Custom)Um país de contrastes, cores intensas, múltiplos idiomas e idiossincrasias, a África do Sul é um território vasto de culturas. A sua gastronomia reflete a pluralidade deste povo multifacetado.

A gastronomia sul-africana possui a influência dos britânicos, holandeses e indianos. A base da culinária é a carne (vaca, frango e porco).

A carne é tão importante na sua cultura que existe um evento social tradicional, o “braai”, cujo mote é a comida. Num “braai”, espécie de churrasco, os homens assam e grelham as carnes, enquanto as mulheres cuidam das saladas e sobremesas. Durante este evento são grelhados diversos tipos de carnes e embutidos (salsichas, coxas de frango, costeletas, carne seca, rabo de boi, linguiça entre outros tipos). O “bitong” também é comum na África do Sul. Trata-se de um bife de carne seca que, tradicionalmente, é muito consumido enquanto se assiste a alguma atividade desportiva.

Um dosBandeira-África-Sul (Custom) pratos mais apreciados é o “mielie pap”, um puré de milho acompanhado de peixe e cordeiro. Destaque também para o “phutu”, uma espécie de papa feita com farelo de milho e vegetais e o “bobotie”, um rolo de carne enformado coberto com um preparado de ovo.

Mas a grande estrela da cozinha africana é o “shebu”, uma receita indiana que leva o tradicional ingrediente, feijão, batata e mais de duas dúzias de especiarias.

Nos doces, destaque para “melkert”, uma torta feita com leite, farinha, ovos e açúcar e ainda os “soetkoekies”, bolachas tradicionais deitas com banha de porco e especiarias.

O vinho também faz parte da gastronomia da África do Sul que é atualmente um importante produtor de vinho a nível mundial.


Gesmoorde vis (bacalhau e batatas em molho de tomate picante)

Gesmoorde-receitas-telculinaria-Vis_005 (Custom)Ver receita


Bobotie (rolo enformado de carne coberto com ovo)

Bobotie-receitas-telculinaria_005 (Custom)Ver receita


Soetkoekies (bolachas tradicionais)

Soetkoekies-receitas-telculinaria_004 (Custom)Ver receita

Comentários