Sao-Tome-Principe-Volta-do-mundo-teleculinaria (Custom)Gastronomia inspirada pela natureza 

Situadas no Oceano Atlântico, bem no Golfo da Guiné sobre a linha imaginária do Equador, ficam as ilhas de São Tomé e Príncipe. Um país onde a natureza promove a imaginação gastronómica.

Com extensão marítima vasta, o pescado e o marisco são uma fonte de riqueza na alimentação dos são-tomenses. As suas terras férteis com frutas e vegetais em abundância, conferem um sabor especial à sua culinária. Por exemplo, a banana, é confeccionada de muitas formas, cozida, frita, assada.

Mas o prato tradicional é sem dúvida o calulu, um prato feito com peixe fumado ou com carne e acompanhando com ângu de banana (massa de banana prata ou banana pão), arroz, fuba e farinha de mandioca. O soô de matabala também está na lista dos preferidos. Trata-se de um prato feito à base de matabala, óleo de palma, peixe e diversas especiarias que pode ser acompanhado com farinha de mandioca. A matabala, é um tubérculo mais duro que a batata, de aspecto exterior parecido à batata-doce que é muito bom frito.

Bandeira São Tomé e PríncipeComo todos os povos que viveram, durante muito tempo, sobre a influência de outros, São Tomé não é excepção, e na sua gastronomia, existem raízes de inspiração portuguesa. A introdução das especiarias na alimentação e no tempero dos alimentos foi uma delas.

Da sua vasta gastronomia, destaque para os mais apreciados como o bolo de banana, o inhame frito, as papas de farinha de mandioca, o peixe refogado e o arroz doce, entre outras especialidades típicas deste país insular.


Inhame frito com molho picante

Inhame Frito com Molho Picante-TC_005 (Custom)Ver Receita


Calulu de Peixe

Calulu de Peixe-teleculinaria-receitas-TC_005 (Custom)Ver Receita


Bolo de banana de São Tomé

Bolo de Banana-teleculinaria-receitas-TC_006 (Custom)Ver receita