Mais um delicioso exemplar para o nosso cardápio de receitas do Alentejo! Perca-se pelos sabores característicos desta bela região de Portugal, e aprenda a fazer açorda de ovos, onde o tradicional bacalhau cozido deu lugar a uma suculenta e estaladiça tempura de bacalhau. Para mim, a conjugação perfeita, que em nada desvirtua este belo prato de origem Alentejana!
Tempo Cozedura | 40 minutos |
Doses |
pessoas
|
Ingredientes
Para a açorda
- 1/2 pimentão verde
- 4 dentes de alho
- 1 dl Azeite
- 1 posta de bacalhau dessalado
- 2 L de água
- 1 molhinho de coentros
- 1/2 pão alentejano de véspera
- Sal q.b.
- ovos Ovos 1 por pessoa
Para a tempura
- 2 lombos de bacalhau livres de peles e espinhas
- 1 embalagem de preparado para tempura
Ingredientes
Para a açorda
Para a tempura
|
Instruções de preparação
- Para a açorda: Comece por cozer o bacalhau. Depois de cozido, retire-o e escalfe os ovos durante cerca de 1 minuto. Reserve. Num almofariz pisa-se o pimento cortado em pequenos cubos, com os alhos, os coentros e o sal, até formar uma pasta. Deita-se esta mistura numa terrina de servir e junta-se o azeite. Na hora de servir, junta-se o pão, os ovos e a água da cozedura do bacalhau que deve estar bem quente. Rectifica-se de sal.
- Entretanto prepara-se a tempura de bacalhau: Prepare a tempura conforme as instruções da embalagem. Corte os lombos de bacalhau em pequenas tiras. Passe-as pela mistura da tempura e frite-as em azeite bem quente, até dourarem de ambos os lados. Escorra-as e coloque-as sobre papel absorvente. Sirva de imediato com a açorda.
- Para a salada de pimento vermelho: Corte meio pimento vermelho em cubos muito finos, junte 1 pedaço de cebola cortada muito finamente e tempere com azeite, vinagre, e salsa picada. Sirva sobre a tempura! Acompanhe com figos e paio de porco, se assim o desejar. Bom apetite