Milénios de história oriental contam a importância das algas como um ingrediente “mágico” repleto de propriedades extraordinárias imprescindíveis ao organismo. No Ocidente, é contudo um novo mundo em plena descoberta. Saiba que algas pode usar para garantir uma alimentação saudável e equilibrada, e desvende estes tesouros marinhos.

Existem mais de 10 mil variedades, e algumas, são uma excelente fonte de fibras que ao serem ingeridas auxiliam o metabolismo, criando sensação de saciedade ao mesmo tempo que aceleram a digestão. São muitas as algas alimentares existentes no mercado, mas antes de experimentar, informe-se. Quer saber mais? Aqui ficam algumas curiosidades:

Factores interessantes: Crescem em água salgada e tal como as plantas terrestres precisam da luz do sol para crescer. São conhecidas mais de 10 mil variedades de algas, mas só algumas são para consumo doméstico. Algumas algas são bastante ricas em proteínas e por conterem pouca quantidade de gordura, tornam-se um complemento excelente para uma dieta hipocalórica. Todas as algas podem ser consumidas, mas atenção, algumas variedades possuem um nível de sal e iodo elevado, pelo que é aconselhável verificar estes dados antes de as cozinhar, sobretudo se tiver problemas de hipertensão ou hipertiroidismo.

As Algas:

Nori  – Uma das mais conNorihecidas por ser também a mais usada para o sushi. Uma pequena porção de 8 gramas possui mais cálcio que um copo de leite e mais ferro que um bife de novilho. Uma excelente fonte de vitaminas C e A, magnésio, potássio, pode ser usada em sopas, cozidos, molhos.

 

KombukombuExistem muitas variedades desta alga. Na china é bastante apreciada na sopa “dashi”, rica em ferro, magnésio e vitamina B9, é também utilizada como elemento principal em alguns medicamentos.

 

 

Wakame – Saborosa e bastante apreciada, pode ser incorporada em sopas, deixando um sabor a peixe e em ensopados. Pesquisas recentes, referem que esta alga possui propriedades que ajudam a eliminar a gordura.

Dulse – Especialmente nutritiva e rica em proteínas, vitaminas e minerais, incluindo magnésio, ferro e betacaroteno.

Clorela – Com alta capacidade desintoxicante, esta alga microscópica tem uma grande percentagem de clorofila. Com capacidade de eliminar metais pesados e outras toxinas ambientais, como pesticidas, ajuda-nos a eliminar dessas substancias. Pode ser tomada em pó, juntamente com sumos ou água.

Propriedades e características – Por absorverem os minerais existentes nos mares, tornam-se alimentos muito ricos em minerais e oligoelementos. O ferro e o cálcio são predominantes em quase todo o tipo de algas.

Comentários