“(…) desde aí fui desenvolvendo e descobrindo ingredientes que não conhecia, mas continuo a preferir a culinária portuguesa.” – Ana Cristina Fonseca

Ana Cristina Fonseca ganhou a experiência e o gosto pela cozinha com a mãe e com a avó. Ainda muito jovem, ficava sozinha em casa com a irmã e cozinhava para ambas. Toda esta prática resultou na criação de um blog (www.salpicosdoces.com), há cerca de 3 anos; 

Chefe por um dia Ana Cristina Fonseca-2“desde aí fui desenvolvendo e descobrindo ingredientes que não conhecia, mas continuo a preferir a culinária portuguesa”, garante.

> Subscreva a newsletter da Teleculinária e tenha acesso a mais vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

A nossa convidada faz muitas adaptações, especialmente utilizando novos temperos e ervas e dedica muito do seu tempo a criar receitas com aproveitamentos e sobras. A receita que nos apresenta é muito comum em sua casa “e óptima para aproveitar sobras de champanhe ou espumante”. A Ana, que mora na zona de Odivelas, nos arredores de Lisboa, faz também cake design e tornou-se profissional há perto de 2 anos: “comercializo os bolos que faço”. Profissionalmente é administrativa numa clínica de análises e gosta de ler, escrever e pintar.


Lombinho festivo

INGREDIENTES:

2 lombinhos de porco

8 fatias de fiambreChefe por um dia Ana Cristina Fonseca-11

8 fatias de queijo (de preferência emmental)

3 dl de champanhe ou espumante

2 colheres (sopa) de mel

1 folha de louro

Margarina q.b.

Pickles q.b.

Sal e pimenta q.b.

Papel de alumínio

Fio de cozinha

PREPARAÇÃO:

Coloque os lombinhos de porco num tabuleiro de forno e tempere-os com o louro, sal, pimenta e 2 dl do champanhe (ou espumante). Deixar marinar durante pelo menos 1 hora.

Ligue o forno a 180 graus. Abra os lombinhos, recheie-os com as fatias de fiambre e de queijo, feche, ate com fio de cozinha e volte a colocar no tabuleiro.

Pincele com o mel, disponha umas “nozes” de margarina por cima e cubra com uma folha de papel de alumínio. Leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Chefe por um dia Ana Cristina Fonseca-17

A meio da assadura, refresque a carne com o resto do champanhe e volte a colocar o papel de alumínio para acabar de assar. Depois retire o papel de alumínio e deixe mais 10 minutos no forno. Sirva os lombinhos cortados em rodelas, decorados com pickles e com acompanhamento a gosto.

> Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

Não se esqueça de nos seguir no facebook.

Comentários