“Não faço só os almoços e os jantares de casa, faço também bolos, bolachas de aniversário e sobremesas para oferecer.” – Carla Oliveira

Carla Oliveira não imagina a sua vida do dia-a-dia sem cozinhar. “A minha mãe tinha sempre um bolo ou uns biscoitos para as visitas. Aprendi isso com ela e mantive a tradição”. Na verdade, a nossa convidada aproveita todos os tempos livres que tem para se dedicar à culinária; “não faço só os almoços e os jantares de casa, faço também bolos, bolachas de aniversário e sobremesas para oferecer.”

Carla Oliveira (13)> Subscreva a newsletter da Teleculinária e tenha acesso a mais vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

“No Natal, os presentes da família são compotas e licores”, refere. A Carla adora experimentar coisas novas na cozinha, “as minha adaptações” como lhe chama, algumas delas acabam por ser partilhadas no Facebook. A sua vocação para a culinária é tal que muitas vezes dá uma ajuda na cozinha da grande superfície onde trabalha, mesmo não sendo essa a sua função. A Carla, que habita em Salreu (Estarreja), apresenta-nos uma das suas receitas preferidas, “simples mas deliciosa”, garante.

 


Chamuças de atum

Carla Oliveira (17)

Ingredientes

Carla Oliveira (7)1 embalagem de massa filo (aprox. 10 folhas)

3 latas de atum em óleo

1 cenoura

1 cebola

2 dentes de alho

150 g de manteiga derretida

2 colheres (sopa) de azeite

Sal e pimenta q.b.

 

Carla Oliveira (15) Descasque a cenoura, a cebola e os dentes de alho, rale a cenoura e pique a cebola e os alhos. Leve um tacho ao lume com o azeite, a cebola e os alhos e deixe refogar até ficar douradinho. Junte o atum escorrido e mexa.

Adicione também a cenoura ralada, tempere com sal e pimenta, envolva e deixe cozinhar um pouco.

Corte as folhas de massa filo em tiras e junte-as duas a duas untando com a manteiga derretida.

Coloque um pouco da mistura de atum junto da extremidade e embrulhe em forma de chamuça. Disponha no tabuleiro do forno, pincele com a restante manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 160ºC durante cerca de 20 minutos. Retire as chamuças, deixe-as amornar a sirva-as decoradas a gosto.

 

> Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

Não se esqueça de nos seguir no facebook.

Comentários