“Vejo todos os programas de culinária e leio tudo sobre este tema. Comecei muito novo a cozinhar.” – Carlos Branquinho

Carlos Branquinho coloca na culinária a mesma paixão que tem por diversas outras atividades que desenvolve, quer sejam de lazer ou profissionais.

Carlos Branquinho_ChefePorUmDia-9Cozinhar para os amigos é um dos seus hobbies de eleição. “Vejo todos os programas de culinária e leio tudo sobre este tema. Comecei muito novo a cozinhar”, revela. O prato que nos apresenta é uma criação sua, “gosto do contraste dos frutos vermelhos com a carne de perdiz, sendo que a caça é um dos meus ingredientes predilectos”.

> Subscreva a newsletter da Teleculinária e tenha acesso a mais vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

Orgulhosamente ribatejano, nascido e radicado em Santarém, prefere a cozinha de raiz portuguesa. “A nossa cozinha e as de origem mediterrânica são muito variadas e superam tudo”, afirma. Para além da culinária, Carlos Branquinho faz pintura, especialmente versando a temática da tauromaquia, restaura móveis antigos e está também ligado ao desporto porque possui o curso de treinador de futebol e de rugby. Profissionalmente, dá formação em segurança e higiene no trabalho.

 _______________________________________________________________

Perdiz com puré verde e frutos vermelhos

Carlos Branquinho_ChefePorUmDia-14 (Mobile)

35 minutos + tempo para marinar

Fácil |  Económico | 2 PESSOAS

INGREDIENTES

2 perdizes

200 g de brócolos

100 g de frutos vermelhos frescos (framboesa, morangos e outros)

2 batatas grandes para cozer

2 dentes de alho

2 dl de natas

0,5 dl de Vinho do Porto ou Madeira

1 fio de azeite

1 folha de louro

Vinho branco q.b.

Orégãos q.b.

Tomilho seco q.b.

Noz-moscada q.b.

Sal q.b.

PREPARAÇÃO

Arranje as perdizes, corte-as em pedaços, deite-os para uma Carlos Branquinho_ChefePorUmDia-8 (Mobile)tigela e tempere com sal, vinho branco, os dentes de alho picados, o louro partido, orégãos e tomilho. Deixe marinar de um dia para o outro. No dia, descasque as batatas e corte-as em pedaços. Arranje os brócolos e corte-os em raminhos. Coza estes legumes em água temperada com sal, escorra-os, passe-os no passe-vite e deite numa tigela.

Adicione metade das natas, tempere com noz-moscada e misture bem para obter um puré.

Leve uma frigideira ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a perdiz com os alhos e o louro da marinada e deixe saltear até ficar douradinha de ambos os lados. Retire e reserve a perdiz.

Carlos Branquinho_ChefePorUmDia-15 (Mobile)Esmague 20 ou 30 g dos frutos vermelhos, misture com as restantes natas e adicione à mesma frigideira de saltear a carne. Junte também o Vinho do Porto e deixe ferver, mexendo, até engrossar um pouco.

Sirva a perdiz com este molho e acompanhe com o puré de legumes e os restantes frutos vermelhos.

 

 

 

> Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

Não se esqueça de nos seguir no facebook.

Comentários