Chefe Por Um Dia_Carlos Santos TC_008 (Custom)“Hoje em dia está na moda um homem dizer que cozinha bem, mas no meu caso começou muito antes disso.” – Carlos Santos

As primeiras experiências culinárias de Carlos Santos foram na adolescência. “Tudo começou por brincadeira. Sempre fui guloso e, como a minha mãe não tinha tempo de fazer bolos, pensei que, se eu seguisse as receitas, também conseguia fazer. E assim foi!”, revela-nos o nosso convidado.

Daí a ganhar um gosto enorme pela culinária foi um passo, sendo que neste momento é, sem dúvida, o hobby principal. “Deixei de fazer apenas doces e comecei a fazer pratos principais, muitas vezes inventando e adaptando.

> Subscreva a newsletter da Teleculinária e tenha acesso a mais vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

Faço muitas experiências, gosto muito de usar ervas aromáticas. Sigo o instinto e normalmente sou bem-sucedido”, revela o Carlos. “Hoje em dia está na moda um homem dizer que cozinha bem, mas no meu caso começou muito antes disso. Não tenho o objectivo de ser Chefe porque é uma profissão muito trabalhosa. Gosto da cozinha como hobby e enquanto momento de criatividade e descontracção”.

Sobre a receita que nos apresenta, foi ensinada à mãe por uma amiga de nacionalidade alemã. “Adoro-a porque é fácil, fresca e pouco calórica. Faço-a muito na Primavera e no Verão para os amigos, nomeadamente quando eles fazem anos e festejam em casa”.


RECEITA – Tarte alemã de fruta

Tarte alemã de fruta_Chefe Por Um Dia_Carlos Santos TC_013 (Custom)

  • 1 hora + tempo de frio
  • Fácil
  • Económico
  • 6 PESSOAS 

Tarte alemã de fruta_preparação_Chefe Por Um Dia_Carlos Santos (Custom)Ingredientes para a massa:

  • 250 g de farinha
  • 150 g de açúcar
  • 150 g de manteiga
  • 1 ovo
  • Película aderente

Ingredientes para a cobertura:

  • 1 kg de morangos
  • 2 saquetas de gelatina de morango

Preparação:

Faça a massa: deite a farinha numa bancada, abra um buraco no meio, junte o ovo e a manteiga e amasse com as mãos até ficar uma massa uniforme. Adicione o açúcar aos poucos e amaTarte alemã de fruta_Carlos Santos TC_012 (Custom)ssando até o açúcar ficar dissolvido. Quando a massa descolar da bancada, faça uma bola, embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico durante 1 hora.

Barre uma tarteira de fundo amovível com manteiga, forre-a com a massa e pique toda a superfície com um garfo. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC entre 12 e 15 minutos ou até ficar dourada. Retire do forno e deixe arrefecer.

A cobertura: dissolva a gelatina em 5 dl de água a ferver, junte depois mais 5 dl de água fria, reserve no frigorífico até que fique com a consistência de geleia, sem deixar solidificar completamente e retire do frigorífico. Lave e arranje os morangos. Coloque 1 a 2 colheres (sopa) da gelatina sobre a massa e disponha os morangos por cima.

 

> Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

Não se esqueça de nos seguir no facebook.

Comentários