“[…]é possível fazer em casa um prato de assinatura à base de pasta fresca.” – Thyago Rocha

Thyago Rocha esteve durante um ano, juntamente com a esposa Luciana, em Perugia, Itália, na Università dei Sapori, onde se especializou em pastas e massas frescas. Um dos resultados deste seu estudo intensivo é a receita que nos apresenta, uma criação única “que demonstra que é possível fazer em casa um prato de assinatura à base de pasta fresca.”

Thyago Rocha ChefePorUmDia-16 (Mobile)> Subscreva a newsletter da Teleculinária e tenha acesso a mais vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

A massa suave e macia com recheio agridoce e o contraste crocante do bacon e da amêndoa tornam o prato muito colorido e apelativo”, salienta o nosso convidado. Thyago Rocha possui o site “O Alho Francês” e desenvolve em paralelo o conceito de “Private Chef” que consiste em ir ao domicílio preparar uma refeição com pratos exclusivos e personalizados. Este Chefe de Cozinha faz também workshops e show cookings para o público em geral. Profissionalmente, tem ainda o objetivo de se tornar num “Chefe Multimédia” com receitas filmadas através de plataformas digitais.

_______________________________________________________________________

Cappellaccio de açafrão recheado com doce de abóbora e requeijão de cabra

Thyago Rocha ChefePorUmDia-19 (Mobile)

1 hora + tempo de frio

Médio | Económico | 2 PESSOAS

INGREDIENTES PARA A MASSA:

200 g de farinha de trigo tipo 55

2 ovos

5 g de açafrão em pó

Sal q.b.

Farinha para polvilhar

Película aderenteThyago Rocha ChefePorUmDia-15 (Mobile)

PARA O RECHEIO:

160 g de requeijão de cabra ou queijo de cabra curado

80 g de doce de abóbora

PARA O MOLHO:

200 g de queijo parmesão ou grana padano

80 g de manteiga

60 g de bacon

40 g de amêndoa laminada

PREPARAÇÃO:

Faça a massa: numa tigela, misture a farinha com os ovos e o açafrão até ganhar consistência. Envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante pelo menos 35 minutos. O recheio: deite o requeijão (ou queijo de cabra) para uma tigela e desfaça-o com um garfo. Junte o doce de abóbora e misture até obter uma pasta homogénea.

Estenda a massa polvilhada de farinha com o rolo até ficar com uma espessura no mínimo de 2 mm. Com um o aro de metal redondo ou um copo, corte a massa em rodelas.

Coloque um pouco do recheio sobre as rodelas e dobre ao meio. Thyago Rocha ChefePorUmDia-18 (Mobile)

Enrole à volta do dedo e faça uma dobra como vê na foto para fazer os cappellaccios. Leve um tacho ao lume com água, deixe ferver, acrescente sal e a massa e deixe cozer durante 6 minutos. O molho: corte o bacon em tiras, frite-as em lume brando, retirando o óleo excessivo se for necessário. Toste a amêndoa laminada. Aqueça uma frigideira, adicione a massa cozida, a manteiga, 1 ou 2 colheres (sopa) da água de cozedura e o queijo parmesão e deixe saltear no máximo 2 minutos. Junte o bacon e a amêndoa, salteie mais um pouco e sirva decorado a gosto.

 

> Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

Não se esqueça de nos seguir no facebook.

Comentários