Aproveite ao máximo os seus nutrientes. Varie mais os métodos de confecção e aposte em refeições cozinhadas ao vapor. O resultado final é com certeza mais saudável.

Use o vapor de água para cozinhar os alimentos em vez da tradicional cozedura, mantendo as vitaminas e sais minerais que se perderiam se os alimentos fossem mergulhados na água. Os aromas ficam mais intensos, a cor e a textura ficam preservadas. Pode sempre intensificar a água do vapor com o uso de ervas aromáticas, diminuindo assim a adição de sal.RF Centros de Pescada ao Vapor com Vinagrete de Azeitonas SM-4

Use o vapor em vez da fritura. Ao fritar está a aumentar o valor calórico dos alimentos e a favorecer o aparecimento de substâncias nocivas à saúde. Quando cozinha a vapor não terá necessidade de adicionar nenhuma gordura. No mercado, já existem diversas panelas próprias para cozinhar a vapor, mas há alguns utensílios em aço inoxidável, em silicone ou em bambu que pode adaptar às panelas tradicionais. Basta encher a panela com água até atingir cerca 3 a 5 cm de água de altura, levar ao lume e colocar por cima o utensílio com os alimentos, de modo a que fique suspenso e apanhe apenas o vapor da água.

Comentários