O que a alimentação pode fazer pela sua pele.

Escolha alimentos ricos em betacaroteno, um pigmento carotenóide antioxidante, que deve ser consumido em maior quantidade nesta altura do ano. Estamos em pleno Verão, as idas à praia são mais constantes e, como tal, vamos ganhando aquela cor que nos dá um ar mais saudável. Para ajudarmos tanto na protecção como na manutenção da cor, deixamos aqui exemplos de alguns alimentos amigos da nossa pele.

O betacaroteno é também denominado de provitamina A, sendo uma forma indirecta do nosso organismo obter vitamina A, tendo como funções a manutenção da visão, principalmente a noturna; da imunidade; metabolismo das gorduras; fortalecimento das unhas; brilho do cabelo; e proteção contra o envelhecimento da pele. Quando transformado em vitamina A, o betacaroteno ajuda na formação da melanina – o pigmento existente na nossa pele que nos faculta não só a tonalidade do bronzeado, mas que é também responsável pela protecção contra os raios ultravioletas.

> Subscreva a newsletter da Teleculinária e tenha acesso a conteúdos de nutrição e bem-estar.

Young beautiflul smiling girl applying a cucumber beauty treatment on white

Os alimentos com maior teor de betacaroteno são o alperce, a cenoura, a papaia, a beterraba, a batata-doce e a abóbora. Também pode ser encontrado em algumas verduras como os espinafres, os brócolos, o agrião e o repolho. Para que o resultado seja o mais satisfatório possível no caso do bronzeamento, é necessário que haja a ingestão continuada destes alimentos antes da exposição solar. O consumo exagerado de betacaroteno não é prejudicial para a saúde, mas tem um efeito colateral bem visível. A pele adquire um tom amarelado que desaparece com a redução do seu consumo.

 Alguns estudos mostram também a importância que o betacaroteno tem para a redução do risco do cancro da mama. Investigadores da Harvard Medical School, nos EUA, demonstraram que as mulheres com maior consumo destes alimentos têm um menor risco de desenvolver este tipo de cancro.

> Veja mais informação da nutrição para ter uma pele saudável.

> Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui.

Comentários