Frutos Secos (Custom)Com as exigências impostas por um quotidiano activo e repleto de tarefas para cumprir, torna-se fundamental repor as energias, de forma a garantir uma vida saudável e equilibrada. Independentemente da profissão que temos, e das responsabilidades inerentes, é essencial perceber quais os alimentos que podemos comer para ganhar energia e bem-estar ao longo do dia. Saiba que os frutos secos são um excelente aliado na alimentação.

Apesar dos frutos secos conterem aproximadamente 80% de gordura, são considerados um alimento completo em nutrientes, o que os torna num alimento saudável. O facto de a quantidade de gordura existentes nos frutos secos não ser saturada, faz deles, um alimento saudável e recomendável por parte dos nutricionistas.

Um “shot” de vitaminas e minerais, como vitamina B5, B9, B2, B1, B6, e zinco, ferro, magnésio, fósforo, cobre, selénio, são alguns dos componentes de determinados frutos secos. Uma mão cheia de frutos secos a meio do dia, repõem energia, sacia e alimenta o organismo. Desde sempre que se utiliza as propriedades dos frutos para fabricar alguns medicamentos e produtos de beleza, sobretudo os seus óleos essenciais.

Quais são os melhores frutos e os seus benefícios aqui ficam algumas dicas importantes:

Caju – Sementes da castanha-de-caju, uma árvore do noroeste brasileiro. Pertencem à mesma família das nozes de manga e pistachios. Fortalece o sistema imunológico e actua com antioxidante no corpo, por causa da vitamina C, cinco vezes mais rica do que a da laranja.

Amendoins – Pertencente à família das leguminosas, este fruto contém ácidos graxos monoinsaturados que ajuda a reduzir o colesterol, é rico em Omega-3, magnésio, cálcio, Vitamina E, Vitaminas do complexo B, Omega 6, selénio, fósforo e potássio.

Amêndoa – Ajuda a diminuir o colesterol, pode prevenir alterações cardíacas, assim como ajuda a prevenir cálculos reais, tonifica o sistema nervoso. Mas atenção, as amêndoas possuem bastantes calorias, como tal a dose diária não deve ultrapassar as 4 unidades.

Nozes – Uma verdadeira fonte de nutrientes, ricas em vitamina E, um excelente antioxidante, vitaminas do complexo B, proteínas, fibras, cálcio, cobre, magnésio. Por ser um alimento calórico também deve ingerir pouca quantidade por dia, 2 a 4 nozes, dose suficiente para repor energias. As nozes são um excelente aliado para combater a fadiga e o cansaço.

Sementes de abóbora – ou pevides são um alimento ideal para saciar a fome. Contém poucas calorias, facilita a digestão, é rica em potássio, vitaminas A e C, ácido fólico, fósforo, B-caroteno, ajuda a baixar o colesterol.

Semente de linhaça – Um aliado mais que perfeito para ajudar a retardar o envelhecimento das células. A sua riqueza nutricional melhora a prisão de ventre, controla o açúcar no sangue, diminuiu o colesterol, diminui o apetite, tem propriedades anti-inflamatórias. O consumo de 4 colheres de sopa de farinha de linhaça, ajuda a diminuir o colesterol e ajuda a perder peso.

Sementes de papoila – Fonte de ômega-3, com alto teor em fibra, proteínas e sódio. Ingeridas em pequenas doses diárias, na salada, iogurte, ajudam acalmar, e diminuem a ansiedade e nervosismo.

Bagas Godji – Usada há milhares de anos na alimentação oriental, estas pequenas bagas contém ácidos gordos, promove a energia e o bem-estar, previne problemas cardiovasculares, fortalece os ossos, aumenta a líbido, melhora os níveis de insulina nos diabéticos. Recomenda-se a ingestão de 15 g diárias, havendo uma especial atenção a quem toma anticoagulantes, pois podem potenciar o efeito do fármaco.

Pinhões – O seu ácido pinoli, funciona como um excelente inibidor de apetite, ajuda a manter uma boa circulação sanguínea. Rico em vitaminas E, K, cobre, ferro, ajuda a prevenir problemas cardíacos. Os seus antioxidantes retardam o envelhecimento, pois ajudam a remover os radicais livres do corpo e ainda aumenta a energia do organismo.

Avelãs – Ricas em gordura não saturadas, proteínas, vitamina E e hidratos de carbono, é um bom antioxidante e elimina os radicais livres do corpo. Ajuda à produção de glóbulos vermelhos. Possui vitamina B5, rico em gorduras monoinsaturadas, cálcio, ajuda a proteger o coração e a combater o mau colesterol.

Cacau – Este é o fruto matéria-prima do chocolate, também considerado um dos alimentos mais completos e ricos de todos. As vitaminas, sais minerais, flavonoides e magnésio existente na sua essência, ajudam o coração, assim como aumentam a boa disposição. Considerado o alimento dos deuses, dois dos seus nutrientes, a teobromina e anandamida ao serem ingeridos, acelera o metabolismo, sendo assim um bom aliado para perder peso. Combate o stress e dá energia suplementar.

Açai – Esta fruta de origem brasileira, ao ser ingerida, garante uma energia extra. Rico em vitaminas E,B1, B2, B3 e C, cálcio, ferro, fósforo, potássio e minerais, é ainda um bom antioxidante. O seu ácido oleico, protege o organismo de algumas doenças. Um fruto indicado para quem pratica desporto dado o seu valor energético.

 

Porque faz bem:

Resumindo, os muitos frutos secos são um excelente aliado numa alimentação equilibrada, que permitem combater e prevenir uma série de problemas e doenças. Desportistas, crianças, seniores devem obrigatoriamente consumir doses variadas destes elementos da natureza.